Descrição de chapéu Eleições

Na véspera da eleição, Sérgio Cabral chega a 68% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa realizada pelo Datafolha ontem, 27, e hoje, 28 de outubro, véspera do segundo turno da eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro, mostra que o candidato do PMDB, Sérgio Cabral, atinge 68% dos votos válidos. Se a eleição fosse hoje, o peemedebista estaria eleito, com percentual de votação 36 pontos maior do que a sua adversária, Denise Frossard, que obtém 32% dos votos válidos.

Sérgio Cabral ganhou cinco pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 23 e 24, quando obtinha 63% dos votos válidos. Denise Frossard perdeu cinco pontos, passando de 37% para 32% dos votos válidos.

O cálculo dos votos válidos excluí votos em branco, nulos, e eleitores que se declaram indecisos.

No que diz respeito ao total de votos, o candidato do PMDB subiu de 58% para 62% das intenções de voto, enquanto a candidata do PPS caiu de 33% para 30%. Na véspera da eleição, 5% dos eleitores do Estado do Rio de Janeiro afirmam que vão votar em branco ou anular o voto e 3% se dizem indecisos.

A taxa de eleitores que dizem, espontaneamente, que vão votar em Sérgio Cabral para governador chegou a 56%, cinco pontos maior do que a registrada na pesquisa anterior (51%).

Sérgio Cabral foi o candidato com melhor desempenho no debate entre os candidatos ao governo promovido pela TV Globo na noite de quinta-feira. Para 72% dos eleitores que declaram ter assistido ao programa, ele venceu o debate. Denise Frossard é apontada como a melhor por 20%.

A maioria (59%) afirma não ter assistido ao debate entre os candidatos ao governo promovido pela TV Globo na noite de quinta-feira. Dos que assistiram (41%), 17% dizem ter assistido ao debate inteiro e 25% em parte. A taxa dos que assistiram ao debate chega a 52% entre os eleitores com escolaridade superior, taxa que cai para 45% entre os que têm o ensino médio e para 34% entre os que têm escolaridade fundamental, percentual idêntico ao verificado entre os que têm renda familiar mensal até dois salários mínimos. Entre os que têm renda entre cinco e dez salários mínimos, 51% dizem ter visto o debate. Entre os que ganham mais de dez salários essa taxa é de 50%.

Entre os eleitores que têm intenção de votar em Sérgio Cabral, 77% respondem corretamente quando indagados sobre o número que devem digitar na urna eletrônica para confirmar seu voto para governador amanhã. A taxa dos que citam números incorretos é de 5% e afirmam não saber 18%. Entre os eleitores que pretendem votar em Denise Frossard, 64% respondem corretamente, 5% citam números diferentes do correto e 30% não sabem responder.

O Datafolha ouviu 2858 eleitores em 45 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.