Jô Moraes (PC do B) lidera disputa em Belo Horizonte; 48% não têm candidato

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo Datafolha, na cidade de Belo Horizonte, depois de registrados os nomes dos candidatos no Tribunal Regional Eleitoral, Jô Moraes (PC do B) aparece em primeiro lugar, com 20% das intenções de votos. Há um tríplice empate na segunda colocação entre Leonardo Quintão (PMDB) com 9%, Vanessa Portugal (PSTU) e Márcio Lacerda (PSB), com 6% cada. Na seqüência, aparecem Sérgio Miranda (PDT), com 5%, Gustavo Valadares (DEM), com 4%, Jorge Periquito (PRTB) e André (PT do B) têm 1% cada. Pepê (PCO) não atingiu 1%.

Foram ouvidos 829 eleitores nos dias 23 e 24 de julho de 2008, na cidade de Belo Horizonte. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Cerca de 48% dos eleitores de Belo Horizonte não têm candidato: 22% votariam em branco ou nulo e 26% estão indecisos.

Jô Moraes tem melhor desempenho entre os entrevistados com idade de 45 a 59 anos (23%), entre os mais escolarizados (28%), e entre os que possuem renda acima de 10 salários mínimos (26%). O peemedebista Leonardo Quintão tem mais votos dos eleitores de 35 a 44 anos (14%), entre os que possuem ensino médio (10%), e entre os com renda de dois a cinco salários mínimos (12%). Vanessa Portugal tem mais votos entre os eleitores mais jovens (9%), com ensino médio (8%), que ganham de dois a cinco salários mínimos (8%). O peessebista Márcio Lacerda tem destaque principalmente entre os eleitores com ensino superior (12%), e que ganham mais de 10 salários mínimos (14%).

Na intenção de voto espontânea, Jô Moraes e Márcio Lacerda aparecem empatados em primeiro lugar, com 5% e 2%, respectivamente. Leonardo Quintão, Sérgio Miranda, Vanessa Portugal não atingem 1%. Nessa situação, votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos 7% dos eleitores. O percentual daqueles que não sabem soma 79%.

Dos entrevistados que afirmam votar em Jô Moraes, 52% dizem que seu voto ainda pode mudar e 48% estão totalmente decididos. Dos que afirmam votar em Leonardo Quintão, 60% ainda pode mudar de opinião e 39% estão totalmente decididos. Daqueles que pretendem votar em Vanessa Portugal, 72% ainda podem mudar de candidato, 33% estão decididos a votar na candidata e 6% não sabem. Entre os prováveis eleitores de Márcio Lacerda, 61% estão totalmente decididos a votar no candidato, 35% ainda podem mudar o seu voto e 4% declaram não saber.

Entre os que pretendem votar em Jô Moraes, 49% dizem que não há opção melhor, 46% acham que ela é a candidata ideal, 5% não sabem avaliar. Dos que afirmam votar em Leonardo Quintão, 61% afirmam que não há outra opção, 30% acham-no o candidato ideal e 9% não sabem. Para os entrevistados que dizem votar em Vanessa Portugal, 48% não há opção melhor, 35% afirmam que ela é a candidata ideal e 17% não souberam responder. Entre os que afirmam votar em Márcio Lacerda, 49% dizem que não há opção melhor que o candidato, 47% dizem que ele é o candidato ideal e 4% não sabem.

Em relação aos eleitores indecisos, 76% afirmam que sua indecisão existe porque ainda estão se informando a respeito dos candidatos e acham que ainda é cedo para decidir. Já 5%, dizem que estão indecisos porque nenhum dos candidatos está preparado para ser prefeito e por isso ainda não sabem como votar. Para 1%, há mais de um candidato preparado para ser prefeito e que poderia receber o seu voto, motivo que o leva à indecisão. Não sabem somam 12%.

Para aqueles que declararam que vão anular o voto ou que vão votar em branco, 43% afirmam que vão tomar essa atitude porque nenhum dos candidatos é suficientemente preparado para ser prefeito, e 20% adotarão essa atitude como forma de protesto. Deram outras respostas 15%, não sabem, 21%.

Acerca da rejeição aos candidatos, 16% afirmam que não votariam de jeito nenhum em Pepê, 11% não votariam em Vanessa Portugal e 10% não dariam seu voto a Jorge Periquito. André e Leonardo Quintão são rejeitados por 9% dos eleitores, Jô Moraes por 8%, Gustavo Valadares, Márcio Lacerda e Sérgio Miranda por 6% cada um. Votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum 16% dos entrevistados. Rejeitam todos ou não votariam em nenhum dos candidatos, 16%. Não sabem são 23%.

74% aprovam gestão de Fernando Pimentel
Nota atribuída ao prefeito é de 7,4

A pesquisa Datafolha mostra também que, a maioria dos eleitores de Belo Horizonte (74%), avalia o governo do prefeito Fernando Pimentel como ótimo ou bom. Consideram-no regular 20% e ruim ou péssimo, 5%.

Em relação a levantamentos anteriores, houve um crescimento de sua avaliação positiva. Na primeira pesquisa, realizada em maio de 2006, o governo de Fernando Pimentel era tido como ótimo ou bom para 64% dos entrevistados. Dois meses depois, em julho do mesmo ano, havia oscilado para 62%. Em março de 2007, a oscilação foi para cima, e seu governo foi considerado positivamente por 68% dos eleitores. Na pesquisa de novembro de 2007, 63% dos eleitores avaliaram de forma positiva seu governo. Houve um crescimento de onze pontos percentuais para a pesquisa atual (74%).

Dos que avaliam positivamente seu governo, destacam-se principalmente os mais velhos, de 60 anos ou mais (84%), os mais escolarizados (82%), aqueles com renda de cinco a 10 salários mínimos (87%), e os pertencentes às classes A e B (80%).

A nota média atribuída ao desempenho do prefeito foi de 7,4, numa escala de 0 a 10. Aqueles que atribuem uma nota entre sete e dez somam 72%.

Comparando com as notas anteriores, essa é a maior média obtida por Fernando Pimentel. Nas pesquisas de maio e julho de 2006, sua nota era 7,0. Em março de 2007 oscilou para 7,1. Em novembro do ano passado havia oscilado negativamente para 6,9. Ocorreu uma oscilação positiva, atingindo 7,4 na atual pesquisa.

São Paulo, 24 de julho de 2008