Na segunda pesquisa de intenção de voto realizada pelo Datafolha este ano no Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) aparece com 26% das intenções de voto para prefeito, abrindo vantagem sobre Jandira Feghali (PC do B), que alcança 17%. É a primeira pesquisa com os candidatos já definidos.
A aproximadamente três meses do primeiro turno em outubro, o Datafolha ouviu 812 eleitores da capital carioca com 16 anos ou mais, no dia 03 de julho de 2008. A margem de erro máxima para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Crivella revela distanciamento em relação a Feghali comparado ao levantamento anterior, realizado em março, ocasião em que os respectivos candidatos empataram com 19% e 16% de intenções declaradas. Vale lembrar, entretanto, que a pesquisa de março é apenas uma referência, uma vez que os candidatos ainda não estavam definidos e o cenário contava com nomes agora invalidados (Carlos Lessa, Marcos Aurélio Silva, Felipe Bornier e Coronel Jairo).
Os demais citados na pesquisa atual são, na ordem, Solange Amaral (DEM), com 10%, Eduardo Paes (PMDB) com 9%, e Fernando Gabeira (PV) com 7%. Chico Alencar (PSOL) e Alessandro Molon (PT) obtêm 3% das menções cada, Paulo Ramos (PDT) e Eduardo Serra (PCB) atingem 1%, enquanto Vinicius Cordeiro (PT do B) e Filipe Pereira, que substitui Coronel Jairo pelo PSC, não alcançam um dígito. Pretendem votar em branco, nulo ou nenhum 11% dos entrevistados (18% observado em março), enquanto 10% mostram-se ainda indecisos, taxa que era de 6% há três meses.
Na intenção de voto espontânea, Crivella também é o nome mais lembrado, com 9% (ganho de sete pontos percentuais desde novembro de 2007), enquanto Feghali é citada por 4%. Com 2% de lembrança cada, aparecem Fernando Gabeira, Solange Amaral e Eduardo Paes. Molon e Alencar atingem 1% cada. Afirmam que votarão em branco, em nenhum candidato ou anularão 3% dos entrevistados, enquanto 68% não lembraram espontaneamente de nenhum nome, principalmente as mulheres (75%, ante 59% dos homens).
Apesar da vantagem em relação aos demais candidatos, Marcelo Crivella ainda é o nome mais rejeitado hoje, por 29% dos entrevistados, seguido por Solange Amaral (19%), Fernando Gabeira (16%), Jandira Feghali e Eduardo Paes (13% de rejeição, cada), Chico Alencar (11%) e Paulo Ramos (10%). Os demais candidatos não atingem dois dígitos. Votariam em qualquer candidato, não rejeitam nenhum 9%, enquanto afirmam rejeitar todos,
Esta pesquisa é registrada no Tribuna Regional Eleitoral com o numero 015/2008-RPE
São Paulo, 04 de julho de 2008.