Marcelo Crivella (PRB) lidera disputa pela prefeitura do Rio

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Na segunda pesquisa de intenção de voto realizada pelo Datafolha este ano no Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) aparece com 26% das intenções de voto para prefeito, abrindo vantagem sobre Jandira Feghali (PC do B), que alcança 17%. É a primeira pesquisa com os candidatos já definidos.

A aproximadamente três meses do primeiro turno em outubro, o Datafolha ouviu 812 eleitores da capital carioca com 16 anos ou mais, no dia 03 de julho de 2008. A margem de erro máxima para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Crivella revela distanciamento em relação a Feghali comparado ao levantamento anterior, realizado em março, ocasião em que os respectivos candidatos empataram com 19% e 16% de intenções declaradas. Vale lembrar, entretanto, que a pesquisa de março é apenas uma referência, uma vez que os candidatos ainda não estavam definidos e o cenário contava com nomes agora invalidados (Carlos Lessa, Marcos Aurélio Silva, Felipe Bornier e Coronel Jairo).

Os demais citados na pesquisa atual são, na ordem, Solange Amaral (DEM), com 10%, Eduardo Paes (PMDB) com 9%, e Fernando Gabeira (PV) com 7%. Chico Alencar (PSOL) e Alessandro Molon (PT) obtêm 3% das menções cada, Paulo Ramos (PDT) e Eduardo Serra (PCB) atingem 1%, enquanto Vinicius Cordeiro (PT do B) e Filipe Pereira, que substitui Coronel Jairo pelo PSC, não alcançam um dígito. Pretendem votar em branco, nulo ou nenhum 11% dos entrevistados (18% observado em março), enquanto 10% mostram-se ainda indecisos, taxa que era de 6% há três meses.

Na intenção de voto espontânea, Crivella também é o nome mais lembrado, com 9% (ganho de sete pontos percentuais desde novembro de 2007), enquanto Feghali é citada por 4%. Com 2% de lembrança cada, aparecem Fernando Gabeira, Solange Amaral e Eduardo Paes. Molon e Alencar atingem 1% cada. Afirmam que votarão em branco, em nenhum candidato ou anularão 3% dos entrevistados, enquanto 68% não lembraram espontaneamente de nenhum nome, principalmente as mulheres (75%, ante 59% dos homens).

Apesar da vantagem em relação aos demais candidatos, Marcelo Crivella ainda é o nome mais rejeitado hoje, por 29% dos entrevistados, seguido por Solange Amaral (19%), Fernando Gabeira (16%), Jandira Feghali e Eduardo Paes (13% de rejeição, cada), Chico Alencar (11%) e Paulo Ramos (10%). Os demais candidatos não atingem dois dígitos. Votariam em qualquer candidato, não rejeitam nenhum 9%, enquanto afirmam rejeitar todos,

Esta pesquisa é registrada no Tribuna Regional Eleitoral com o numero 015/2008-RPE

São Paulo, 04 de julho de 2008.