Marta, com 39%, mantém liderança; Alckmin tem 24%, e Kassab vai a 16%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Vantagem de tucano sobre democrata é de oito pontos

Após nove dias de horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, a candidata do PT, Marta Suplicy, continua líder isolada na disputa pela prefeitura de São Paulo, com 39% das intenções de voto, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha nesta sexta-feira, 29 de agosto. Geraldo Alckmin (PSDB), com 24%, se mantém em segundo lugar. Em relação à pesquisa anterior, concluída há uma semana, Marta oscilou dois pontos para baixo (tinha 41%) e Alckmin repetiu o índice que obtinha na ocasião.

Gilberto Kassab (DEM) oscilou de 14% para 16% e assume agora, de maneira isolada, o terceiro lugar na disputa, abrindo sete pontos de diferença sobre seu adversário direto pela posição, Paulo Maluf (PP), que oscilou de 9% para 7%. O empate entre Kassab e Maluf persistia desde julho.

A diferença do segundo colocado, Geraldo Alckmin, para Gilberto Kassab, que chegou a ser de 21 pontos no final de julho (32% a 11%), caiu para 10 pontos na pesquisa da semana passada e oscilou para oito pontos hoje.

Foram ouvidos 1082 eleitores da cidade de São Paulo, a partir dos 16 anos de idade, e a margem de erro máxima, para os resultados que se referem ao total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A conquista do terceiro lugar por Kassab coincide com aprovação recorde ao seu governo: o percentual dos que consideram que o democrata está tendo um desempenho ótimo ou bom chegou a 44%, quatro pontos maior do que a registrada há uma semana e maior índice obtido pelo prefeito em seu mandato. Esse aumento reflete a queda de cinco pontos percentuais (de 38% para 33%) na taxa dos que classificam a administração do prefeito como regular. A parcela dos que acham que ele vem sendo ruim ou péssimo oscilou de 20% para 21%.

A pesquisa também mostra que o percentual dos que dizem que não votariam de jeito nenhum em Kassab no primeiro turno da eleição para prefeito caiu seis pontos percentuais, e que o prefeito ganhou pontos nas simulações de segundo turno, tanto contra Marta, quanto contra Alckmin.

Soninha (PPS) oscilou de 2% para 3% das intenções de voto. Ciro (PTC) atinge 1% das preferências, taxa que não chegava a obter na pesquisa da semana passada. Edmilson Costa (PCB), Ivan Valente (PSOL) e e Levy Fidelix (PRTB), a exemplo do que ocorria no levantamento anterior, foram citados, mas não atingem 1%, mesma situação vivida por Renato Reichmann (PMN), que, semana passada, não foi lembrado por nenhum dos entrevistados. Anaí Caproni (PCO), mais uma vez, não foi mencionada por nenhum dos entrevistados, embora seu nome contasse do cartão apresentado a eles.

Se a eleição fosse hoje, 5% votariam em branco ou anulariam o voto. Não saberiam em quem votar 4%.

O percentual dos que dizem, de maneira espontânea, antes da apresentação dos cartões circulares com os nomes dos candidatos, que gostariam de votar em Marta para prefeita, oscilou de 30% na pesquisa anterior para 28% hoje. A taxa de menções espontâneas a Geraldo Alckmin oscilou de 14% para 15%; o tucano empata com Gilberto Kassab, que oscilou de 10% para 12% na intenção de voto espontânea. Paulo Maluf é citado espontaneamente por 4%.

O percentual dos que não sabem dizer espontaneamente em quem gostaria de votar para prefeito se manteve em 32%. A taxa dos que afirmam de maneira espontânea que pretendem votar em branco ou anular oscilou de 5% para 7%.

Kassab ganha 10 pontos entre eleitores de maior renda

No que diz respeito à evolução da intenção de voto por segmentos, a maior variação se deu entre os que têm renda familiar mensal acima de 10 salários mínimos. Geraldo Alckmin continua líder entre os eleitores de maior renda, com 41% (eram 39% na pesquisa anterior). Gilberto Kassab, por sua vez, ganhou 10 pontos percentuais, passando de 21% para 31%, assumindo o segundo lugar na preferência desses eleitores. Marta, que empatava com Kassab nesse estrato no levantamento anterior, variou de 20% para 16%.

No outro extremo da segmentação por renda, entre os que têm rendimentos até dois salários mínimos, Marta continua líder, mas perdeu cinco pontos percentuais, passando de 54% para 49%. Geraldo Alckmin perdeu quatro pontos (foi de 19% para 15%) e agora empata com Kassab, que passou de 9% para 13% das intenções de voto entre os eleitores de menor renda.

No segmento dos que têm rendimentos entre dois e cinco salários mínimos não houve variações significativas: Marta oscilou de 44% para 42%, Alckmin variou de 23% para 22% e Kassab passou de 14% para 13%.

Entre os que estão na faixa de cinco a dez salários mínimos, Marta passou de 27% para 31% e Alckmin foi de 28% para 32% das intenções de voto. Kassab oscilou de 20% para 19% nesse estrato.

Geraldo Alckmin teve ligeira recuperação entre os eleitores com nível superior de escolaridade, segmento no qual havia perdido sete pontos percentuais entre o final de julho e a pesquisa da semana passada (tinha passado de 39% para 32%). Com uma variação positiva de quatro pontos percentuais, o tucano obtém 36% das intenções de voto, 11 pontos à frente de Marta Suplicy, que variou de 28% para 25%. Kassab passou de 21% para 22% entre os mais escolarizados.

Entre os que têm escolaridade média, Marta perdeu cinco pontos (passou de 41% para 36%). Alckmin oscilou de 23% para 22% e Kassab de 14% para 16% nesse segmento.

Já entre os eleitores que têm escolaridade fundamental, Marta ampliou um pouco mais sua vantagem sobre Alckmin. No segmento dos menos escolarizados, a petista passou de 48% para 51% das intenções de voto, enquanto o tucano passou de 21% para 19%. Kassab oscilou de 10% para 12% nesse estrato.

No que diz respeito à idade dos entrevistados, Marta ganhou seis pontos entre os eleitores com 60 anos ou mais, passando de 28% para 34%. Alckmin oscilou de 29% para 28% nesse segmento. Kassab se manteve com 16%.

Kassab ganhou sete pontos entre os que têm de 45 a 59 anos, passando de 15% para 22%, mesmo percentual obtido por Alckmin. Marta tem 37% nesse estrato (obtinha 40% na pesquisa anterior).

Alckmin e Kassab empatam nas periferias das zonas sul e leste

A análise dos resultados da pesquisa levando-se em consideração a região da cidade onde o eleitor mora mostra que Marta Suplicy tem suas maiores taxas de intenção de voto nos bairros localizados nos extremos sul e leste da cidade. E, também, que nessas regiões, Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab têm índices semelhantes.

Entre os eleitores que moram na região Sul da cidade, Marta oscilou de 49% das intenções de voto na pesquisa da semana passada para 48% hoje. Geraldo Alckmin oscilou de 22% para 20% e Gilberto Kassab variou de 13% para 15% das preferências. A vantagem de Marta nessa região se dá graças a seu desempenho entre os moradores do extremo Sul, de distritos como Parelheiros e Jardim Ângela, segmento no qual atinge 58% das intenções de voto, seu maior índice na cidade. Entre esses eleitores, Alckmin, com 16%, empata com Kassab, que tem 12%.

Entre os que moram na região Norte, a intenção de voto em Marta oscilou três pontos para baixo, de 36% para 33%. Alckmin oscilou de 27% para 26% e Kassab variou de 16% para 18%. Na região Norte 1, de distritos como Santana e Mandaqui, o atual prefeito ganhou nove pontos percentuais : subiu de 16% para 25% das intenções de voto, e empata com Marta, que oscilou de 26% para 24%, e com Geraldo Alckmin, que variou de 29% para 27%. Essa é a região no qual o democrata tem seu melhor desempenho. Paulo Maluf, que tinha 16% na Norte 1, perdeu sete pontos, passando a ter 9% das preferências.

Na região leste, Marta oscilou de 41% para 39%, Alckmin se manteve com 22% e Kassab variou de 13% para 16%.

A exemplo do que ocorre na região Sul, a petista mantém sua liderança na região leste em razão de seu desempenho nos distritos mais periféricos, segmento no qual atinge 47% das intenções de voto. Kassab e Alckmin também empatam entre os moradores da periferia da zona leste: o democrata atinge 15% e o tucano tem 18% das preferências desses eleitores.

Entre os eleitores que moram na região Oeste, Alckmin ganhou cinco pontos, passando de 33% para 38%, e ampliando sua vantagem sobre Marta, que oscilou de 26% para 27%. Kassab variou de 16% para 13% entre os eleitores que moram na zona oeste.

Entre os que moram no centro, Geraldo Alckmin tem 32%, Marta 29%, e Kassab, 19% das intenções de voto. Como o número de entrevistas nesse segmento é muito reduzido (31 entrevistas) não é recomendável comparar o resultado desta pesquisa com o de pesquisas anteriores.

Foram ouvidos 1082 eleitores da cidade de São Paulo, a partir dos 16 anos de idade.

Em simulações de segundo turno, diminuiu diferença entre Kassab e adversários

Gilberto Kassab continua atrás nas simulações de segundo turno, mas ganhou pontos, tanto contra Marta quanto contra Alckmin. Se o atual prefeito disputasse o segundo turno com a candidata do PT, teria 41%, oito pontos percentuais a menos do que sua adversária, que obteria 49%. Na pesquisa da semana passada, a vantagem de Marta era de 20 pontos (55% a 35%).

Contra Geraldo Alckmin, o prefeito teria 34%, e o peessedebista ficaria com 52%. Na pesquisa da semana passada, o tucano batia o democrata por 57% a 28%. Ou seja: a diferença entre os dois, que era de 29 pontos percentuais, caiu para 18 pontos. Em julho, o peessedebista chegava a 62%, contra 24% do democrata (38 pontos de vantagem).

Marta continua empatando com Geraldo Alckmin na simulação de segundo turno. Se a disputa ocorresse hoje, 46% dos eleitores paulistanos votariam na petista, percentual idêntico ao dos que dariam seu voto ao peessedebista. Na pesquisa da semana passada, a ex-prefeita estava cinco pontos à frente (49% a 44%).

Se a disputa ficasse entre Alckmin e Marta, 70% dos que pretendem votar em Kassab no primeiro turno afirmam que votariam no candidato do PSDB no segundo; 24% votariam na petista.

No caso de um confronto entre Kassab e Marta, 67% dos que dizem ter intenção de votar em Alckmin no primeiro turno dariam seu voto ao democrata, e 21% votariam na ex-prefeita.

Em uma disputa entre Alckmin e Kassab, 51% dos eleitores que dizem votar na petista no primeiro turno optariam pelo tucano, e 31% dariam seu voto ao atual prefeito.

Taxa de rejeição a Kassab cai seis pontos

Gilberto Kassab obtém a menor taxa de rejeição ao seu nome desde o início de julho. O percentual de eleitores paulistanos que não votariam de jeito nenhum pela reeleição do atual prefeito caiu de 32% na semana passada para 26% hoje. Na pesquisa anterior, o democrata empatava no ranking de rejeição com a líder na disputa, Marta Suplicy, que era rejeitada por 31%; hoje, essa taxa é de 32%.

O segundo colocado, Geraldo Alckmin, continua com uma das menores taxas de rejeição: 18% dizem não votar de jeito nenhum no candidato do PSDB para prefeito no primeiro turno da eleição, taxa idêntica à registrada no levantamento da semana passada.

A taxa de rejeição a Paulo Maluf oscilou três pontos para baixo (de 61% para 58%), e continua sendo a maior entre os candidatos a prefeito.

Os demais candidatos têm taxas de rejeição em torno abaixo dos 20%: Levy Fidelix e Soninha são rejeitados por 17%, cada, e Ciro é descartado como candidato a prefeito por 15%. Vêm a seguir: Anaí Caproni, Ivan Valente e Renato Reichmann (12% de rejeição, cada) e Edmilson Costa (11%).

Votariam em qualquer um dos candidatos 2%, mesmo percentual dos que não votariam em nenhum deles.

Eleitores de Marta são os que demonstram maior conhecimento do número da candidata

Faltando 37 dias para o primeiro turno da eleição para prefeito, 55% dos eleitores paulistanos que declaram ter um candidato a prefeito ou que pretendem votar nulo não sabe como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro. Respondem corretamente 40% e dão respostas incorretas 5%.

Entre os eleitores que têm intenção de votar em Marta Suplicy, 55% citam o número correto (13) que devem digitar na urna eletrônica para confirmar seu voto. Entre os que têm intenção de votar em Geraldo Alckmin (número 45), essa taxa é de 40%, taxa dez pontos maior do que a registrada na pesquisa anterior (30%). O percentual de eleitores que pretendem votar em Gilberto Kassab (número 25), mas não sabem que número devem digitar para confirmar sua escolha, caiu sete pontos em relação ao levantamento anterior, mas ainda é de expressivos 81%. Paulo Maluf (número 11) obtém 47% de respostas corretas entre os eleitores que têm intenção de votar nele para prefeito.

São Paulo, 29 de agosto de 2008.