ACM Neto (DEM) e Antonio Imbassahy (PSDB) continuam dividindo a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa realizada pelo Datafolha, logo após o início do horário político gratuito eleitoral, revela que ACM Neto (DEM) e Antonio Imbassahy (PSDB) continuam dividindo a liderança, com 26% e 24% das intenções de voto, respectivamente. Em relação ao levantamento anterior, realizado nos dias 23 e 24 do mês passado, tanto o democrata como o tucano oscilaram um ponto percentual para baixo (estavam com 27% e 25%, respectivamente). O atual prefeito, João Henrique Carneiro (PMDB), segue em terceiro lugar e sua oscilação foi de dois pontos para baixo: tinha 19% em julho e agora tem 17%. Walter Pinheiro (PT), que estava com 7%, ganhou seis pontos percentuais, e agora está com 13%. Hilton Coelho, do PSOL, tem 2% das intenções de voto (antes tinha 1%). Votariam em branco ou nulo, 12% dos eleitores. Não sabem em quem votar, 6%.

O Datafolha ouviu 831 eleitores entre os dias 21 e 22 de agosto de 2008, na cidade de Salvador. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, ACM Neto é mencionado por 16% dos eleitores (antes eram 12%), Antonio Imbassahy oscilou três pontos para cima e agora tem 12% das menções (antes era 9%), João Henrique Carneiro tem 10% (no levantamento anterior era 7%). Walter Pinheiro que tinha 3%, está agora com 8%. Outras respostas somam 2%. Votariam em branco ou nulo, 8% (antes eram 9%); e estão indecisos 43%, uma oscilação de onze pontos percentuais para baixo.

ACM Neto se destaca entre os mais velhos e menos escolarizados; Antonio Imbassahy tem vantagem entre os mais jovens

ACM Neto ganhou cinco pontos percentuais entre os eleitores com nível superior (de 15% para 20%). Entre os que têm 60 anos ou mais, o democrata ganhou 20 pontos percentuais (de 19% para 39%).

Antonio Imbassahy perdeu 10 pontos entre os eleitores mais escolarizados (de 38% para 28%), e 18 pontos entre os que têm renda familiar entre cinco e 10 salários mínimos (de 40% para 22%). Entre os mais jovens o candidato tucano passou de 25% para 30%.

Em simulação de segundo turno, Imbassahy empata com ACM Neto

Em uma situação de segundo turno entre Antonio Imbassahy e ACM Neto, a vantagem do tucano é de quatro pontos percentuais em relação ao democrata: 43% contra 39%. Votariam em branco ou anulariam seu voto, 14%, e 4% são indecisos. Nessa situação, dos eleitores de João Henrique Carneiro no primeiro turno, 46% votariam em Antonio Imbassahy, enquanto 31% votariam em ACM Neto

Se o segundo turno fosse entre ACM Neto e João Henrique Carneiro, ACM Neto venceria a disputa por 47% a 37%. Nesse caso, votos brancos e nulos somariam 13% e indecisos, 3%.

Se o segundo turno se desse entre Antonio Imbassahy e João Henrique Carneiro, Antonio Imbassahy venceria João Henrique Carneiro por 52% a 31%. Votos em branco ou nulos somariam 14% e 4% seriam indecisos.

João Henrique carneiro é o mais rejeitado

João Henrique Carneiro continua sendo o candidato mais rejeitado: 38% (o mesmo percentual da pesquisa anterior). ACM Neto é rejeitado por 32% dos eleitores e Hilton Coelho, por 30%. No levantamento anterior, os percentuais eram 26% e 25%, respectivamente. Walter Pinheiro tem 22% e Antonio Imbassahy, 21% de rejeição, antes era de 20% e 19%, respectivamente. Rejeitam todos ou não votariam em nenhum dos candidatos 6%. Votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum, 3%. Indecisos somam 4%.

O percentual dos que acreditam que ACM Neto vencerá as eleições municipais é de 38%. Acreditam na vitória de Antonio Imbassahy, 20%. Apostam que João Henrique Carneiro sairá vitorioso, 13%. E 7% acreditam na vitória de Walter Pinheiro. Não sabem dizer o nome do vitorioso nessa eleição, 22%.

Do total de entrevistados, a maioria não sabe o número do candidato que deve digitar para confirmar seu voto: 65%. Deram respostas corretas 30%, e 5% responderam incorretamente o número do candidato.

Dos que responderam corretamente o número do candidato que vão digitar na urna eletrônica, 42% são eleitores de ACM Neto, 10% votariam em Antonio Imbassahy e 30% são eleitores de João Henrique Carneiro.

Dos eleitores de ACM Neto, 44% sabem seu número na urna. Entre os eleitores de Antonio Imbassahy esse percentual é de 11%. Dos eleitores de João Henrique Carneiro, 31% sabem o número do candidato.

60% têm algum tipo de interesse pelo horário eleitoral

A maioria dos eleitores entrevistados tem interesse no horário eleitoral gratuito na TV: 60%, sendo que 23% têm muito interesse e 37% têm um pouco de interesse. Disseram não ter nenhum interesse 39%.

Questionados se haviam assistido a estreia da propaganda eleitoral dos candidatos ao cargo de prefeito de Salvador, no dia 20, 62% afirmam não ter assistido o horário eleitoral, contra 38% que acompanharam a exibição na TV.

A maior parte dos eleitores soteropolitanos (40%) afirmam que o horário eleitoral gratuito é muito importante para ajudá-lo a definir o seu voto. Os que acham que não tem nenhuma importância somam 30%. E 29% acham um pouco importante.

45% consideram regular o desempenho de João Henrique Carneiro
Nota atribuída ao prefeito é de 5,0

Acerca do desempenho do governo do prefeito João Henrique Carneiro, que é candidato à reeleição, 45% o avalia como regular, percentual que se mantém praticamente estável em relação ao levantamento anterior (que era de 46%). O percentual dos que avaliam seu governo como ruim ou péssimo oscilou três pontos percentuais para baixo, e agora está em 32% (antes eram 35%). A percepção positiva de seu governo oscilou positivamente: eram 16% na pesquisa anterior e agora está em 21%. O percentual dos que não sabem se manteve o mesmo: 2%.

Dos que avaliam seu governo como regular, destacam-se os que possuem renda de mais de cinco a 10 salários mínimos (50%). Em relação aos que o avaliam negativamente, os destaques são os eleitores com idade acima de 60 anos (37%), com ensino superior (42%), e com renda acima dos 10 salários mínimos (41%).

A média atribuída ao prefeito João Henrique Carneiro é de 5,0, numa escala de 0 a 10. Essa nota subiu três décimos em relação ao levantamento de julho. Atribuem uma nota de cinco a dez, 62% dos entrevistados (mesmo percentual de julho).

Salvador, 22 de agosto de 2008