Eduardo Paes (PMDB) assume a liderança pela prefeitura, com 26%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A menos de um mês das eleições municipais em outubro, com 26% das intenções de voto para prefeito, Eduardo Paes (PMDB) desponta na liderança da disputa pelo cargo executivo. Empatado com Paes na pesquisa anterior, de 04 e 05 de setembro, Marcelo Crivella (PRB) posiciona-se em segundo após alcançar 18% na intenção estimulada de voto. O desempate ocorre após oscilação positiva de um ponto percentual do candidato peemedebista (de 25% para 26%), e de oscilação negativa de três pontos percentuais de seu adversário, em relação ao início do mês (de 21% para 18%).

Na terceira posição continuam empatados Jandira Feghali (PCdoB), com 13%, e Gabeira (PV), com 11%. A candidata recebe intenção de voto equivalente à do levantamento anterior, enquanto Gabeira tem oscilação positiva de três pontos percentuais (de 8% para 11%).

Considerando a margem de erro, os demais candidatos continuam estáveis na disputa: Solange (DEM) obtém 5%, Molon (PT) alcança 4%, Chico Alencar (PSOL) tem 3%, Paulo Ramos (PDT) consegue 2%, Filipe Pereira (PSC) e Eduardo Serra (PCB) atingem 1%, cada, enquanto Antonio Carlos (PCO) e Vinicius Cordeiro não chegam a um dígito.

Somam 17% os eleitores sem candidato, sendo que 11% mantêm a pretensão de votar em branco ou anular, e 6% continuam indecisos.

O Datafolha ouviu 930 eleitores cariocas de 16 anos ou mais, nos dias 17 e 18 de setembro de 2008. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Já, na intenção de voto espontânea, Paes permanece empatado tecnicamente com Crivella, com 15% e 12% das menções, respectivamente, repetindo o quadro do começo do mês, oscilando positivamente três pontos percentuais, enquanto Crivella oscila dois pontos percentuais para baixo.

Gabeira e Jandira recebem o mesmo número de menções (7%, cada), Molon e Solange 2% (cada), Chico Alencar 1%, e os demais não alcançam 1%.

Os indecisos perfazem agora 39% (era de 47% há pouco mais de dez dias), e 10% pretendem votar em branco ou anular (ante 11% na pesquisa

Paes venceria Crivella e Jandira em simulações de segundo turno

Desde agosto, os eleitores do Rio de Janeiro são inquiridos a posicionar-se sobre suas intenções de voto em um suposto segundo turno.

Nas três situações apresentadas neste levantamento, Paes venceria nas duas hipóteses e Jandira em uma delas. Crivella não superaria nenhum dos dois.

Se competisse hoje com Crivella, Paes venceria com 53%, contra 32% do adversário, aumentando a distância observada no início de setembro (quando obtiveram 50% e 35%, respectivamente) e em agosto (quando alcançaram 47% e 33%). Votariam em branco ou anulariam 13%, 2% não souberam responder.

Paes (48%) também venceria se disputasse o segundo turno hoje contra Jandira Feghali (37%). Esta situação ainda não havia sido apresentada aos entrevistados. Neste caso, 12% anulariam ou votariam em branco e os mesmo 2% não tomaram posição.

Já, na hipótese Jandira contra Crivella, a candidata teria a vitória com 47%, ante 36% do candidato, percentuais equivalentes aos apresentados no início do mês. Votariam em branco ou anulariam 14%, revelam-se indecisos 2%.

Crivella ainda é o mais rejeitado

Crivella continua sendo o candidato mais rejeitado, com 34% de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum, taxa que era de 33% há pouco mais de dez dias, e de 28% em março.

Solange e Gabeira continuam como segundos candidatos mais rejeitados: 26% e 22%, respectivamente, não votariam neles de jeito nenhum. Seguem: Molon (18% de rejeição), Eduardo Paes e com 15%, Filipe Pereira rejeitado por 14%, Chico Alencar, por 13%, Vinicius Cordeiro e Paulo Ramos com 12%, cada, Eduardo Serra com 10% de resistência a seu nome e, com a menor taxa de rejeição, Antonio Carlos (6%).

Afirmam que rejeitam todos e não votariam em nenhum 7%, enquanto declaram que não rejeitam nenhum candidato e poderiam votar em qualquer 6% dos entrevistados. Não souberam dizer se rejeitam algum candidato ou não, 8%.

São Paulo, 18 de setembro de 2008