ACM Neto e João Henrique Carneiro ficam estáveis; Walter Pinheiro cresce quatro pontos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições, acirra a disputa pela prefeitura em Salvador. O Datafolha revela que ACM Neto (DEM) oscilou um ponto para baixo (de 28% para 27%) em relação ao levantamento realizado nos dias 04 e 05 de setembro. O atual prefeito e candidato à reeleição, João Henrique Carneiro (PMDB), oscilou um ponto para cima (de 21% para 22%). Walter Pinheiro subiu quatro pontos (de 16% para 20%). Antonio Imbassahy perdeu quatro pontos (passou de 18% para 14%). Em relação ao primeiro levantamento realizado em julho, o tucano perdeu onze pontos percentuais (de 25% para 14%) e o petista subiu treze pontos (de 7% para 20%). Hilton Coelho (PSOL) oscilou um ponto para cima, de 2% para 3%. Votos em branco ou nulo somam 9%. Indecisos são 5%.

O Datafolha ouviu 830 eleitores em Salvador, nos dias 17 e 18 de setembro de 2008. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, ACM Neto manteve o mesmo percentual da última pesquisa: 19%. Walter Pinheiro oscilou de 11% para 14%, João Henrique Carneiro manteve 12%, Antonio Imbassahy, que já havia atingido 12% em agosto, agora tem 8% das menções espontâneas (eram 11% na pesquisa do início de setembro). Hilton Coelho oscilou de 1% para 2%. Outras respostas somam 5% (eram 3%). Votariam em branco ou nulo, 7%. O percentual de indecisos oscilou três pontos percentuais, de 36% para 33%.

Segundo turno em Salvador continua indefinido

Ocorre empate em todas as simulações de segundo turno em Salvador. Se o segundo turno acontecer entre ACM Neto e João Henrique Carneiro, os percentuais são de 43% e 42%, respectivamente. Votos em branco ou nulo somam 13%, indecisos, 1%. No levantamento anterior também ocorria um empate (46% para o democrata e 41% para o peemedebista).

Em simulação entre ACM Neto e Walter Pinheiro, os números são estão iguais: 43% para cada um. Votariam em branco ou anulariam seu voto, 12%, e 2% se declaram indecisos.

Se o segundo turno se desse entre ACM Neto e Antonio Imbassahy, o democrata teria 42% e o tucano, 40% (no levantamento do início de setembro, esses percentuais eram de 43% contra 40%, respectivamente). Votos em branco ou nulo 17%, indecisos, 1%.

ACM Neto e João Henrique Carneiro estão entre os mais rejeitados

ACM Neto e João Henrique Carneiro são os candidatos mais rejeitados de Salvador, com 36% e 33%, respectivamente. Destaque para o crescimento da rejeição de ACM Neto, que começou com 26% em julho, no levantamento anterior estava com 33%, e agora oscilou para 35%. João Henrique oscilou três pontos para baixo, de 36% passou para 33%. Hilton Coelho se mantém estável, (tinha 31% e agora está com 29%). Antonio Imbassahy aparece em seguida, com 27% (tinha 29%). Walter Pinheiro continua sendo o menos rejeitado, oscilou de 20% para 18%. Dizem rejeitar todos os candidatos ou não votar em nenhum, 4% (mesmo percentual da pesquisa anterior). Os que votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum também se manteve estável (2%). Indecisos continuam sendo 4%.

São Paulo, 18 de setembro de 2008