Márcio Lacerda (PSB) mantém a liderança e Leonardo Quintão (PMDB) divide segunda colocação com Jô Moraes (PC do B)

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa realizada pelo Datafolha, na cidade de Belo Horizonte, revela que Márcio Lacerda (PSB) mantém a liderança, com 41% das intenções de voto. Leonardo Quintão (PMDB) está na segunda colocação, com 17%, ao lado de Jô Moraes (PC do B), que tem 12%. Em comparação com o levantamento realizado nos dias 04 e 05 de setembro, o candidato do PSB oscilou um ponto percentual para baixo (de 42% para 41%). Leonardo Quintão subiu cinco pontos (de 12% para 17%) e Jô Moraes oscilou negativamente de 13% para 12%.

Sérgio Miranda (PDT) oscilou de 4% para 3% e Gustavo Valadares (DEM) de 3% para 2%. Vanessa Portugal (PSTU), André (PT do B) e Jorge Periquito (PRTB) têm 1% cada. Pepê, do PCO, não atingiu 1%. Votos em branco ou nulo somam 10% (eram 11% no levantamento anterior). O percentual de indecisos se manteve em 12%.

O Datafolha ouviu 861 eleitores entre os dias 17 e 18 de setembro de 2008, na cidade de Belo Horizonte. A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, aquela em que não é apresentada a lista com os nomes dos candidatos, Márcio Lacerda é lembrado por 29% dos eleitores (era mencionado por 22% na pesquisa anterior). Em seguida aparecem Leonardo Quintão (que oscilou de 5% para 8%), Jô Moraes (oscilou de 5% para 6%) e Sérgio Miranda (manteve 1%). Vanessa Portugal e Gustavo Valadares são mencionados mas não atingem 1%. Afirmam votar em branco ou nulo, 6% (mesmo índice do levantamento passado). O percentual dos que deram outras respostas manteve-se em 4%. Os indecisos, que eram 56% no início de setembro, agora são 44%.

Márcio Lacerda lidera simulações de segundo turno

Em simulação de segundo turno entre Márcio Lacerda e Leonardo Quintão, o candidato do PSB venceria a disputa por 52% a 29%. Votariam em branco ou anulariam seu voto, 14%. Indecisos são 5%. Na pesquisa anterior Márcio Lacerda já vencia o candidato do PMDB por 57% a 24%. No atual cenário, entre os eleitores de Jô Moraes no primeiro turno, 31% votariam em Márcio Lacerda ante 39% que votariam em Leonardo Quintão.

Se o segundo turno envolvesse Márcio Lacerda e Jô Moraes, mais uma vez o candidato peessebista venceria a disputa: 57% para ele contra 25% para a candidata do PC do B. Votos em branco ou nulo somam 12%, indecisos, 6%. Na pesquisa do início de setembro, Márcio Lacerda vencia Jô Moraes por 57% a 25%. Dos eleitores de Leonardo Quintão, 50% dariam seu voto a Márcio Lacerda e 33% à candidata Jô Moraes.

Leonardo Quintão e Márcio Lacerda são os menos rejeitados

Pepê (25%), Vanessa Portugal (25%) e Jorge Periquito (24%) são os candidatos mais rejeitados pelo eleitorado de Belo Horizonte. Esses candidatos mantiveram praticamente os mesmos percentuais do levantamento anterior (25%, 26% e 24%, respectivamente). Jô Moraes (18%), André (17%), Gustavo Valadares (15%) e Sérgio Miranda (13%) aparecem em seguida. Márcio Lacerda oscilou quatro pontos para cima (rejeição de 8% para 12%), e Leonardo Quintão oscilou de 12% para 11%. Votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum dos candidatos, 8%. Rejeitam todos ou não votariam em nenhum, 7%. Não souberam responder, 15%.

São Paulo, 18 de setembro de 2008