João da Costa (PT) mantém liderança, com 48%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Cerca de metade dos eleitores recifenses (48%) pretende eleger João da Costa (PT) o próximo prefeito da cidade. Em menos de um mês, o candidato do atual prefeito e do atual governador do Estado cresceu onze pontos percentuais (obteve 37% em 21 e 22 de agosto) e distanciou-se um pouco mais dos concorrentes. Mendonça (DEM) mantém-se estável em segundo lugar, com 24% (tinha 22% há quase duas semanas).

Na terceira posição figuram novamente empatados Raul (PMDB) com 9%, e Cadoca (PSC), com 8%, percentuais equivalentes aos da pesquisa anterior, ainda que com oscilação negativa de dois pontos percentuais do segundo.

Edilson Silva (PSOL) e Kátia Telles (PSTU) alcançam 1% cada, enquanto Roberto Numeriano (PCB) não chega à intenção de voto mínima.

Eleitores que ainda não têm candidato somam 9% (contra 12% na pesquisa passada), sendo 6% os que pretendem votar em branco ou anular, e 3% os indecisos.

O Datafolha ouviu 832 eleitores da cidade do Recife com 16 anos ou mais, nos dias 17 e 18 de setembro de 2008. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, João da Costa mantém-se também líder, com 34%, dois pontos percentuais acima do apresentado no início do mês (32%).

Na situação sem apresentação dos nomes dos candidatos aos entrevistados, Mendonça obtém 16% (13% anteriormente), seguido de Raul com 5% e Cadoca com 4%. Kátia Telles atinge 1%, enquanto Edilson Silva e Roberto Numeriano não alcançam 1%.

Sem os nomes dos concorrentes, mostram-se indecisos 29% dos eleitores, e 5% declaram que votariam nulo ou em branco.

João da Costa venceria concorrentes no segundo turno

Neste levantamento, foi apresentada apenas uma hipótese de segundo turno aos entrevistados, para que indicassem sua intenção de voto.

Se o segundo turno fosse disputado hoje entre João da Costa e Mendonça, o petista seria eleito com 55%, dezesseis pontos percentuais a mais que seu adversário, que obteria 39%. Na mesma situação apresentada no início do mês, as taxas de intenção de voto nos dois candidatos somaram 54% e 37%, na ordem.

Nessa hipótese, votariam em branco ou anulariam 5%, enquanto apenas 1% não soube posicionar-se.

João da Costa continua o menos rejeitado

Na pesquisa atual, Cadoca supera a rejeição de Kátia Telles, com 41% de eleitores que não optariam de jeito nenhum por seu nome, parcela que somava 37% há pouco mais de dez dias. A candidata do PSTU atinge 38%, contra 41% de antes.

Já 32% não votariam de jeito nenhum em Edilson Silva ou em Roberto Numeriano (cada). Mendonça, que é o segundo colocado na disputa pela prefeitura, é rejeitado por 26% dos eleitores, e Raul por 23%. João da Costa que é o menos rejeitado: encontra 21% de resistência a seu nome.

São Paulo, 18 de setembro de 2008