Márcio Lacerda (PSB) lidera com 42%

DE SÃO PAULO

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Terceira pesquisa realizada pelo Datafolha em Belo Horizonte revela que Márcio Lacerda (PSB) isolou-se na liderança com 42% das intenções de voto. Jô Moraes (PC do B) está agora em segundo lugar com 13%. Empatado com a candidata está Leonardo Quintão (PMDB), com 12%. Márcio Lacerda dobrou o seu índice de intenções de voto na comparação com o levantamento anterior, realizado nos dias 21 e 22 de agosto, quando ele apresentava 21% das menções. Levando-se em conta o primeiro levantamento, realizado nos dias 23 e 24 de julho, o candidato peessebista subiu trinta e seis pontos percentuais (de 6% para 21%, e de 21% para 42%). Jô Moraes teve uma oscilação negativa de quatro pontos (estava com 17% na pesquisa de agosto), quando já apresentava uma oscilação negativa em relação à pesquisa de julho (na qual ela tinha 20%).

O peemedebista Leonardo Quintão oscilou um ponto para baixo na atual pesquisa em comparação com a anterior (de 13% para 12%). Sérgio Miranda, do PDT, manteve 4% (tinha 5% na pesquisa de julho). Gustavo Valadares, do DEM, aparece com 3% (tinha 2% na pesquisa de agosto e 4% na de julho). Vanessa Portugal (PSTU) tem 2% das intenções de voto, uma oscilação negativa de dois pontos percentuais (tinha 4% em agosto e 6% em julho). André (PT do B), Jorge Periquito (PRTB) e Pepê (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto. Votariam em branco ou nulo 11% dos eleitores (percentual que era de 14% em agosto e de 22% em julho). Indecisos (que eram 24% em agosto e 26% em julho), agora somam 12%.

Foram ouvidos 845 eleitores nos dias 04 e 05 de setembro de 2008, na cidade de Belo Horizonte. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, Márcio Lacerda é lembrado por 22% dos eleitores, o dobro de menções da pesquisa de agosto (11%) que já apresentava um crescimento em relação à julho (2%). Jô Moraes é citada por 5% (mesmo índice nos dois levantamentos anteriores), mesmo percentual de Leonardo Quintão (que em agosto tinha 3% e em julho não atingia 1%). Sérgio Miranda tem 1%. Gustavo Valadares e Vanessa Portugal não atingiram 1%. Demais candidatos não foram mencionados. Deram outras respostas 4%, anulariam seu voto ou votariam em branco, 6% (era 7% nas duas pesquisas anteriores). Entre os indecisos houve uma queda de doze pontos percentuais (de 68% para 56%).

Márcio Lacerda melhora seu desempenho em todos os segmentos

Márcio Lacerda ganhou dezenove pontos percentuais entre os eleitores com idade entre 25 e 34 anos (de 26% para 45%), vinte e três pontos entre os que possuem ensino médio (de 24% para 47%), vinte e seis pontos entre aqueles com renda de mais de dois a cinco salários mínimos (de 21% para 47%), e dezenove pontos entre aqueles com renda de mais de cinco a 10 salários mínimos (de 27% para 46%). Teve também um crescimento entre os homens (de 26% para 42%) e entre os mais escolarizados (de 29% para 42%).

Jô Moraes mantém um bom desempenho entre os mais escolarizados (era 28% em julho, 23% em agosto e agora está com 22%). Houve também uma queda entre os eleitores com renda acima de 10 salários mínimos (eram 26% em julho, 22% em agosto e agora são 17%).

Entre os eleitores de Leonardo Quintão, os jovens de 16 a 24 anos, que antes se destacavam entre seus eleitores (eram 10% em julho e 19% em agosto), agora oscilaram seis pontos para baixo e são 13%.

Márcio Lacerda venceria se houvesse segundo turno

Se o segundo turno na capital mineira colocasse Márcio Lacerda de um lado e Jô Moraes de outro, o candidato do PSB venceria por 58% contra 25% da candidata do PC do B. No levantamento anterior, havia um empate entre os dois candidatos: 33% para Márcio Lacerda e 34% para Jô Moraes. Votariam em branco ou anulariam o voto são 9%, indecisos seriam 7%. Nessa situação, dos eleitores de Leonardo Quintão no primeiro turno, 53% votariam em Márcio Lacerda e 30% votariam em Jô Moraes.

Se ocorresse um segundo turno entre Márcio Lacerda e Leonardo Quintão, o peessebista teria 57% contra 24% do peemedebista. Votariam em branco ou anulariam o voto, 10%. Indecisos somam 9%. Nesse caso, dos eleitores de Jô Moraes, 45% votariam em Márcio Lacerda ante 32% que votariam em Leonardo Quintão.

Numa situação em que Jô Moraes disputasse o segundo turno contra Leonardo Quintão, ocorreria um empate na disputa: 37% para o candidato do PMDB e 36% para a candidata do PC do B. Na pesquisa de agosto, Jô Moraes venceria por 38% a 28%. Declararam votar em branco ou nulo, 16%. Indecisos são 11%.

Márcio Lacerda continua sendo o menos rejeitado

Pepê é rejeitado por 26% dos eleitores (antes eram 22%). Vanessa Portugal, que era rejeitada por 15%, agora está com 25%. Jorge Periquito é rejeitado por 24% dos eleitores, Jô Moraes por 18% e André por 17%. Em seguida aparecem Gustavo Valadares (16%), Leonardo Quintão e Sérgio Miranda (12% cada). O menos rejeitado é o atual líder da disputa, Márcio Lacerda, com 8% de rejeição. Votariam em qualquer dos candidatos ou não rejeitam nenhum deles, 13%. Rejeitam todos ou não votariam em nenhum soma 7%. Não souberam responder, 18%.

Acreditam que Márcio Lacerda vencerá as eleições em outubro 57% dos entrevistados (na pesquisa anterior, eram 23%). Jô Moraes e Leonardo Quintão obtêm 7%, cada (antes eram 20% e 8%, respectivamente). Apostam em Gustavo Valadares e Sérgio Miranda, 1%. André, Jorge Periquito e Pepê foram citados mas não atingiram 1% das menções. Não sabem dizer o vencedor das próximas eleições somam 27%, percentual que era de 43% no levantamento de agosto.

A maioria dos eleitores que têm candidato ou pretendem anular o voto continua não sabendo que número digitar na urna eletrônica para escolher seu candidato, apesar de uma queda de doze pontos percentuais em relação ao último levantamento (de 81% para 69%). O percentual dos que deram respostas corretas dobrou (de 12% para 24%) e os que responderam incorretamente o número do candidato oscilou de 6% para 7%.

Dos eleitores de Márcio Lacerda, 31% sabem o número do candidato, um aumento de seis pontos percentuais (eram 25%). Entre os eleitores de Jô Moraes, houve um crescimento de dezoito pontos percentuais entre aqueles que conhecem seu número (de 4% para 22%). Dos eleitores de Leonardo Quintão, 22% sabem o número de seu candidato (ante 11% da pesquisa anterior).

Belo Horizonte, 05 de setembro de 2008