Beto Richa (PSDB) mantém liderança com 71%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa do Datafolha realizada em Curitiba revela que Beto Richa mantém liderança isolada (71%), e Gleisi (PT) continua em segundo lugar, com 15%. Na comparação com os levantamentos anteriores, de 21 e 22 de agosto, e de 23 e 24 de julho, o candidato tucano se mantém acima dos setenta por cento (foi de 72% para 71% e agora se manteve nesse percentual). A candidata petista, assim como seu adversário, mantém-se com percentuais próximos (tinha 12% em julho e oscilou para 15% em agosto, mesmo percentual que tem agora).

Fabio Camargo (PTB) mantém os mesmos 2%, Reitor Moreira (PMDB) e Ricardo Gomyde aparecem com 1%. Bruno Meirinho (PSOL) e Mauricio Furtado (PV) não atingiram 1%. Lauro Rodrigues (PT do B) não foi citado. Votos em branco ou nulo somam 4% (mesmo percentual nos três levantamentos), indecisos são 6% (mesmo índice da pesquisa de agosto).

O Datafolha ouviu 814 eleitores nos dias 04 e 05 de setembro de 2008, na cidade de Curitiba. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A intenção de voto espontânea, aquela onde não se apresenta o nome dos candidatos, revela um crescimento de sete pontos percentuais do atual prefeito Beto Richa: ele tinha 57% em agosto e agora tem 63% (tinha 45% em julho). Gleisi é mencionada por 10% dos eleitores (tinha 4% em julho e 8% em agosto). Fabio Camargo tem 1% das menções espontâneas. Deram outras respostas, 2%. Declaram votar em branco ou anular seu voto, 3%. Os indecisos são 22% (eram 27% na pesquisa de agosto e 46% na de julho).

Beto Richa se destaca entre as mulheres e os de maior renda

Beto Richa tem melhor desempenho entre as mulheres (75%) e entre os eleitores com renda acima de 10 salários mínimos (78%). Em comparação com os levantamentos anteriores, o candidato tucano oscilou de 72% em julho para 71% em agosto entre o voto feminino (agora está com 75%), e de 82% em julho para 76% em agosto, em relação aos de maior renda (agora está com 78%).

Gleisi melhorou seu desempenho entre os eleitores de 35 a 44 anos (14% em julho, 16% em agosto e 19% agora), e mantém seu bom desempenho entre os de escolaridade média (tinha 13% em julho e manteve os 18% de agosto).

Beto Richa vence em simulação de segundo turno

Em simulação de segundo turno entre Beto Richa e Gleisi, o candidato tucano venceria a petista por 74% a 20% (no levantamento anterior era 71% a 22%). Votos em branco ou nulo somam 3%. Indecisos, 4%.

Beto Richa continua sendo o menos rejeitado

Vem crescendo a rejeição à candidata Gleisi: eram 15% em julho, foi a 20% em agosto e agora está com 24%. Empatados com a candidata estão Bruno Meirinho e Fabio Camargo, que são rejeitados por 23% do eleitorado curitibano (destaque para o candidato do PTB era rejeitado por 26% em agosto e por 19% em julho). Em seguida aparecem Reitor Moreira (22%), Lauro Rodrigues (17%), Maurício Furtado (16%) e Ricardo Gomyde (14%). O líder das pesquisas, Beto Richa, é o menos rejeitado (7%). Votariam em qualquer um ou não rejeitam nenhum candidato, 14%. Rejeitam todos ou não votariam em nenhum, 3%. Não souberam responder, 13%.

Do total de entrevistados em Curitiba, 88% acreditam na vitória de Beto Richa nas eleições de outubro (percentual que era de 85% em agosto). Acreditam na vitória de Gleisi, 4% dos eleitores (eram 5%). Não sabem afirmar o vencedor das próximas eleições, 7% (eram 8% em agosto).

Entre os eleitores curitibanos, a maioria sabe que número digitar na urna eletrônica para escolher seu candidato: 67% (em agosto eram 55%). Já 30% não sabem o número do candidato (eram 42%), enquanto 3% deram respostas incorretas, mesmo percentual do levantamento anterior.

Dos eleitores de Beto Richa, 74% sabem o número de seu candidato (antes eram 61%), ante 59% dos eleitores de Gleisi, que afirmam conhecer o número da candidata (antes eram 47%).

Curitiba, 05 de setembro de 2008