João Henrique Carneiro (PMDB) tem 50% e Walter Pinheiro (PT), 40% do total de votos; João Henrique tem 56% dos votos válidos, Pinheiro está com 44%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Na segunda pesquisa de intenção de voto realizada em Salvador, o Datafolha mostra que o atual prefeito e candidato à reeleição, João Henrique Carneiro (PMDB) mantém sua vantagem em relação a Walter Pinheiro (PT): 50% contra 40% do total de votos. Na pesquisa realizada nos dias 16 e 17 de outubro, João Henrique já liderava a disputa por 48% a 41%. Votariam em branco ou nulo, 7%, e 3% se declaram indecisos.

Em relação aos votos válidos, quando se excluem os votos em branco, nulos e as abstenções, o peemedebista oscilou de 54% para 56%, enquanto o petista teve oscilação de 46% para 44%.

Foram ouvidos 972 eleitores, em Salvador, nos dias 21 e 22 de outubro de 2008. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

João Henrique se destaca entre os eleitores simpatizantes do DEM (58%), e melhora seu desempenho entre os simpatizantes do PMDB (de 89% para 94%), entre os que avaliam o governo de Jaques Wagner como ruim ou péssimo (de 55% para 62%), e entre aqueles que avaliam positivamente o seu governo (de 80% para 84%). Também se destaca entre os que avaliam o governo de Lula como regular (54%).

Walter Pinheiro tem melhor desempenho entre os eleitores mais jovens (44%), entre os que possuem ensino superior (50%), e entre os que possuem renda acima de 10 salários mínimos (oscilação de 48% para 50%). Mantém bom desempenho entre os simpatizantes do PT (oscilação de 68% para 65%), entre os que avaliam os governos de Lula e Wagner como ótimo ou bom (de 47% para 46% para o primeiro, e de 57% para 55% para o segundo), e entre os que avaliam o governo de João Henrique como regular (manteve 48%) ou como ruim ou péssimo (de 73% para 77%).

Entre os eleitores de ACM Neto, no primeiro turno, 57% afirmam que agora votarão no atual prefeito. Já 34% deles darão seu apoio ao petista. Esses percentuais eram de 51% e 31%, respectivamente, no levantamento anterior. Dos eleitores de Antonio Imbassahy, 56% (eram 30%) dizem votar em João Henrique, ante 27% (eram 60%) que dariam seu voto a Pinheiro.

Sobre o conhecimento do número de seu candidato, 90% dos eleitores dizem saber que número digitar na urna eletrônica. No levantamento anterior eram 87%. Entre os eleitores de João Henrique, esse percentual é de 93% (eram 92%), e dos eleitores de Pinheiro, a oscilação foi de 93% para 94%.

A respeito da decisão do voto, 90% dos eleitores soteropolitanos dizem estar totalmente decididos a votar em seu candidato, contra 10% que ainda podem mudar de opinião. Dos eleitores de João Henrique Carneiro, 90% não mudam mais o seu voto, ante 91% dos eleitores de Walter Pinheiro.

Entre o eleitorado de ACM Neto no primeiro turno, 11% ainda podem mudar seu voto, e entre os eleitores de Imbassahy, esse índice é de 14%.

68% dos eleitores de Salvador aprovam Lula

A maioria do eleitorado da capital baiana aprova o governo de Lula, 68%. No levantamento realizado há cinco dias, esse percentual era de 65%. A oscilação dos que consideram seu governo regular foi de 30% para 28%, e dos que o avaliam de forma negativa, manteve-se em 4%.

A média obtida pelo presidente é a mesma da pesquisa anterior (7,7), numa escala de 0 a 10. Os que atribuem uma nota entre sete e dez são os mesmos 78% do final de semana passado.

Entre os eleitores que pretendem votar em Walter Pinheiro, a média atribuída ao presidente é de 8,2, e entre os que aprovam o governo de Jaques Wagner, a nota média é de 8,4.

Para 48%, governo de Jaques Wagner é regular

Praticamente a metade dos eleitores em Salvador (48%) considera o governo de Jaques Wagner regular, mesmo percentual encontrado na pesquisa anterior. Os mesmos percentuais se repetem também para os que consideram seu governo ótimo ou bom (29%), e ruim ou péssimo (18%).

O governador obtém a nota média de 5,7, numa escala de 0 a 10. A nota anterior era de 5,8. Atribuem uma nota entre cinco e dez, 76%, percentual similar ao identificado no último levantamento (73%).

Wagner se destaca principalmente entre os que pretendem votar em Walter Pinheiro (nota 6,5) e entre os que aprovam o governo de Lula (nota 6,1).

41% aprovam o governo de João Henrique Carneiro

A maior parte dos eleitores soteropolitanos (41%) considera o governo de João Henrique Carneiro ótimo ou bom. No levantamento anterior, esse percentual era de 39%. É o maior percentual obtido pelo prefeito, nessa avaliação, pela segunda vez consecutiva.

Os que consideram seu governo regular, oscilaram de 39% para 37%, e os que avaliam seu governo como ruim ou péssimo, manteve-se em 21%, repetindo o menor percentual atingido dessa avaliação, desde que assumiu em 1º de janeiro de 2005.

A média atribuída ao desempenho do prefeito também é maior já registrada: 6,0, numa escala de 0 a 10. Em comparação com a identificada na última pesquisa, subiu um décimo (tinha 5,9). Oscilou para cima também o percentual dos que atribuem uma nota entre seis e dez, de 58% para 61%.

Salvador, 22 de outubro de 2008