A nove dias do segundo turno, Kassab tem 53% das intenções de voto, 16 pontos à frente de Marta, que tem 37% Democrata tem 59% dos votos válidos; Marta, 41%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Gilberto Kassab, do DEM, atual prefeito de São Paulo, segue com grande chance de ser reeleito no próximo dia 26 de outubro, mostra pesquisa concluída pelo Datafolha a nove dias do segundo turno da eleição. Se a eleição fosse hoje, 53% dos eleitores paulistanos votariam no candidato democrata, taxa 16 pontos maior do que a dos que votariam em sua adversária, Marta Suplicy, do PT (37%).

Em comparação com a pesquisa anterior, realizada nos dias 7 e 8 de outubro, a taxa de intenção de voto em Kassab oscilou um ponto para baixo (era de 54%) e a dos que pretendem votar em Marta se manteve inalterada.

O percentual dos que votariam em branco ou anulariam o voto oscilou de 5% para 6% e a taxa dos que se declaram indecisos oscilou de 3% para 4%.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluídos votos nulos, em branco e os eleitores indecisos, Gilberto Kassab tem 59% e Marta 41%, percentuais idênticos aos registrados no levantamento anterior.

Kassab superou Marta no primeiro turno da eleição por uma diferença de 0,82%: 33,61 a 32,79% dos votos válidos.

Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Datafolha sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo no segundo turno, e a primeira após o início do horário eleitoral gratuito, que começou a ser transmitido no último domingo, dia 12 de outubro. Foram ouvidos 1979 eleitores, nos dias 16 e 17 de outubro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Gilberto Kassab conta com o apoio da maior parte dos eleitores que declaram ter votado, no primeiro turno, em Geraldo Alckmin, do PSDB, em Paulo Maluf, do PP, e em Soninha, do PPS.

Entre os que votaram em Alckmin, terceiro colocado no primeiro turno (teve 22,48% dos válidos), 76% afirmam que vão votar pela reeleição do atual prefeito. Essa taxa é de 66% entre os que votaram em Maluf, quarto colocado no primeiro turno, com 5,91% dos votos válidos, e de 47% entre os que votaram em Soninha, quinta colocada, com 4,19% dos válidos.

Kassab chega a 77% das intenções de voto entre os eleitores que aprovam seu governo. Entre os que consideram o desempenho do governador

José Serra ótimo ou bom, 69% pretendem votar pela reeleição do atual prefeito. Entre os eleitores que aprovam o governo Lula, do mesmo partido de Marta, 50% têm intenção de votar na candidata do PT, ante 42% que pretendem reeleger o democrata.

O percentual de eleitores que pretendem votar em Kassab e que sabem dizer o número a ser digitado na urna eletrônica para confirmação de sua vontade no dia da eleição é de 78%. Entre os eleitores que pretendem votar em Marta, a taxa dos que respondem corretamente o número da candidata chega a 91%.

A maioria (66%) dos eleitores que declaram ter votado no primeiro turno da eleição afirmam que decidiram seu voto para prefeito pelo menos um mês antes da eleição. Dizem ter decidido 15 dias antes da eleição 9%, mesmo percentual dos que afirmam ter tomado sua decisão no próprio dia em que se dirigiram ao seu local de votação. Segundo 6%, sua decisão foi tomada uma semana antes da eleição e 3% afirmam que se decidiram na véspera do primeiro turno.

Entre os eleitores que declaram ter votado em Gilberto Kassab, 11% dizem ter decidido seu voto 15 dias antes da eleição. Entre os que afirmam ter votado em Marta essa taxa é de 7%. O percentual dos que declaram ter decidido seu voto pelo democrata uma semana antes do primeiro turno é de 8%; entre os eleitores de Marta essa taxa é de 5%.

São Paulo, 17 de outubro de 2008.