A dez dias da eleição municipal, disputa continua empatada Gabeira (PV) tem 51% dos votos válidos, e Paes, 49%, mesmo resultado de dez dias atrás

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Faltando dez dias para o segundo turno da eleição municipal, a disputa continua empatada no Rio de Janeiro. Gabeira (PV) tem 44% das intenções de voto, e Paes (PMDB) tem 42%, resultado que equivale a 51% e 49% dos votos válidos para cada um dos candidatos, respectivamente, e é idêntico à projeção de votos válidos observada na pesquisa anterior, em 07 e 08 de outubro. Naquela ocasião, há dez dias, Gabeira obteve 43% das menções e Paes, 41%.

Neste momento, reafirmam intenção de votar nulo ou em branco 7% dos eleitores, enquanto 7% ainda não se decidiram.

Vale lembrar que no primeiro turno Paes teve 31,98% dos votos válidos, e Gabeira, 25,61%.

Para calcular os votos válidos, o Datafolha exclui da amostra o percentual de eleitores que declaram intenção de anular o voto ou votar em branco, além dos indecisos, mesmo procedimento da Justiça Eleitoral que os votos brancos e nulos e as abstenções de eleitores para divulgar os resultados oficiais.

O Datafolha ouviu 1.311 eleitores cariocas com 16 anos ou mais, nos dias 16 e 17 de outubro. A margem de erro, para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Assim como na pesquisa do início do mês, declaram-se eleitores de Gabeira principalmente os mais jovens (56%), os mais ricos (63%) e os mais escolarizados (66%), bem como os críticos da gestão de Sérgio Cabral no governo do estado (51% entre os que a consideram ruim ou péssima) e os do presidente Lula (56%).

Também os homens, mais do que as mulheres (48% deles contra 40% delas) preferem o candidato do PV. Observando a afinidade partidária, preferem Gabeira 45% dos petistas, ante 39% dos simpatizantes do PDT e apenas 15% dos do PDMB.

Por sua vez, seu adversário, Eduardo Paes, destaca-se novamente entre os eleitores mais velhos (52%), entre os mais pobres (53%) e entre os que estudaram menos (55%), entre os que consideram ótimo, bom ou regular o governo de Lula (cerca de 45%) e entre os favoráveis ao governador Sérgio Cabral (56%), além de 48% de menções recebidas dos que simpatizam com o PDT e 77% dos simpatizantes de seu partido, o PMDB.

Também foi investigada a migração de votos do primeiro turno para os candidatos nesta segunda fase da disputa municipal.

Apesar da ex-candidata do PCdoB Jandira Feghali ter declarado apoio a Eduardo Paes, é Gabeira quem ainda recebe mais intenção de voto de seus eleitores no primeiro turno: 57%, contra 31% que preferem o candidato apoiado agora por ela. Essas taxas ficam acima das observadas há dez dias, quando 50% de seus ex-eleitores mencionaram preferência por Gabeira, e 35% por Paes, antes do apoio oficial dela a este.

O apoio de Crivella a Paes, entretanto, parece ter surtido efeito: 49% dos que votaram no ex-candidato do PRB em 05 de outubro pretendem dar seu voto a Paes no próximo dia 26 (era de 39% nos dias 07 e 08 de outubro), ante 27% que revelam preferência pelo candidato do PV.

Vale notar que, enquanto apenas 3% dos que votaram em Gabeira no primeiro turno mostram-se agora partidários de Paes, 13% dos que votaram no candidato do PMDB dizem-se agora eleitores de Gabeira.

Na véspera do primeiro turno, 63% dos eleitores de Paes mostravam conhecer o número do seu candidato, taxa que alcançou 74% três dias após a primeira fase da eleição, e agora é de 87%.

Como já observado, mantém-se um pouco menor o conhecimento do Gabeira, que era de 54% na véspera do primeiro turno, de 55% na pesquisa passada, mas sobe agora para 80%.

A maioria dos eleitores cariocas (60%) afirma ter decidido o voto no primeiro turno pelo menos um mês antes de 05 de outubro. A taxa dos que disseram ter se decidido no próprio dia da eleição ou na véspera, porém, não é desprezível: 17%, enquanto outros 12% dizem ter feito a escolha 15 dias antes da eleição, e 9%, uma semana antes. Entre os que se decidiram no próprio dia ou na véspera destacam-se os menos escolarizados (23%) e os eleitores mais pobres (25%).

A dez dias do segundo turno, 80% dos eleitores afirmam ter grande interesse pela eleição municipal para prefeito, sendo que 45% dizem-se muito interessados e 29% medianamente interessados. Não têm interesse, porém, 20% dos cariocas que votam, parcela que se destaca entre os que avaliam como ruim ou péssimo o governo de Sérgio Cabral (27%) e de Lula (28%), atinge 27% dos que votaram em Crivella no primeiro turno, e chega a 81% entre os que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto no próximo dia 26.

51% acham ótimo ou bom o governo de Lula

A aprovação ao governo Lula entre o eleitorado carioca atinge 51%, idêntica à aprovação observada no início deste mês e equivalente à pesquisa realizada nos dias 04 e 05 de setembro (50%).

Também continuam igual (36%) há dez dias a parcela dos que consideram seu governo regular (no início de setembro era de 37%), e dos que reprovam seu governo, avaliando-o como ruim ou péssimo: 12%.

A nota média obtida por Lula, dentro de uma escala de zero a dez, é de 6,8, tendo sido de 6,7 nas duas pesquisas anteriores. Também continua idêntica, e significativa, a parcela dos que o avaliam com nota oito ou superior.

Entre os eleitores de Eduardo Paes, Marcelo Crivella e Jandira Feghali no primeiro turno, além de entre os simpatizantes do PMDB, a nota média atribuída a Lula é de 7,3, chega a 7,6 entre os menos escolarizados, e atinge 8,1 entre os simpatizantes do PT.

Para 44%, governo de Sérgio Cabral é regular

A maior parte dos eleitores cariocas (44%) considera regular a atuação de Sérgio Cabral frente ao governo do estado, resultado equivalente ao observado nos dias 07 e 08 de outubro, e quatro pontos percentuais acima do verificado no início de setembro (41%).

Com um ano e nove meses de gestão, somam 26% os que o avaliam como ótimo ou bom, mas vale observar queda de cinco pontos percentuais na aprovação a ele, em relação ao início de setembro, enquanto os que o reprovam mantêm-se no mesmo patamar, agora de 28% (ante 25% obtido em 07 e 08 de outubro).

Na capital do estado, Cabral alcança média de 5,3, quase a mesma das duas pesquisas anteriores (5,4). Entre os eleitores que também aprovam o governo de César Maia na prefeitura, Cabral tem nota média 6,1, além de 6,6 entre os simpatizantes do PMDB.

Avaliação de Maia permanece estável

Com taxas de avaliação ruim ou péssima oscilando entre 36% e 40% entre o final de julho deste ano e a última pesquisada, realizada nos dias 07 e 08 de outubro, César Maia agora é reprovado por 45% dos eleitores cariocas, a dez dias do segundo turno.

A parcela dos que o consideram regular mantém-se no mesmo patamar anterior, hoje em 32%, ante 34% no início deste mês, e sete pontos percentuais menor do que no início de setembro (39%).

Tendo alcançado 26% de aprovação há dez dias, é agora de 23% a parcela dos que consideram seu governo ótimo ou bom.

A nota média também oscilou ligeiramente para baixo: de 4,6 na pesquisa anterior para 4,2 hoje. Os que aprovam a gestão de Sérgio Cabral lhes são um pouco mais favoráveis, atribuindo-lhe média ligeiramente maior, de 5.1.

Porém, ainda destaca-se os que lhe dão nota zero: no presente levantamento, 24% dos eleitores.

São Paulo, 17 de outubro de 2008.