João Henrique Carneiro lidera com 48%, Walter Pinheiro tem 41%. João Henrique (PMDB) tem 54% dos votos válidos, Pinheiro (PT), 46%.

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Primeira pesquisa de intenção de voto no segundo turno em Salvador, mostra que João Henrique Carneiro (PMDB) tem 48% das intenções de voto, contra 41% de Walter Pinheiro (PT). Votos brancos e nulos somam 8%, e 4% estão indecisos.

Dos votos válidos, aqueles onde se excluem os votos brancos, nulos e as abstenções, o atual prefeito tem 54%, ante 46% de Pinheiro.

No primeiro turno, João Henrique teve 30,97% dos votos válidos, e Pinheiro, 30,06%.

Para calcular os votos válidos, o Datafolha exclui da amostra o percentual de votos brancos, nulos e os eleitores indecisos, procedimento este que é adotado pela Justiça Eleitoral na divulgação dos resultados oficiais, em que são excluídos os percentuais de intenção de voto em branco, os nulos e as abstenções.

O Datafolha entrevistou 960 eleitores nos dias 16 e 17 de outubro, na cidade de Salvador. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

João Henrique tem melhor desempenho entre os eleitores com idade acima de 60 anos (53%), entre os que consideram os governos de Lula e de Jaques Wagner como ruim ou péssimo (53% e 55%, respectivamente), e entre aqueles que aprovam (consideram ótimo ou bom) seu governo (80%). Destaca-se também entre os simpatizantes do PMDB (89%).

Já Walter Pinheiro tem destaque entre os eleitores que possuem renda de mais de cinco a 10 salários mínimos (47%), e acima de 10 salários (48%). Também tem bom desempenho entre os que aprovam os governos de Lula e de Jaques Wagner (47% e 57%, respectivamente), entre os que consideram o governo de João Henrique Carneiro como regular (48%) ou como ruim ou péssimo (73%), e entre os simpatizantes do PT (68%).

Em relação ao primeiro turno, dos que declararam ter votado em ACM Neto no dia 05, 51% dizem agora que votarão em João Henrique Carneiro, ante 31% que afirmam votar em Walter Pinheiro. Já 10% dizem que anularão ou votarão em branco, e 7% não sabem em quem irão votar. Vale lembrar que o ex-candidato ACM Neto declarou seu apoio ao atual prefeito, João Henrique.

Entre os que disseram ter votado em Antonio Imbassahy, 30% darão seu voto ao candidato do PMDB, contra 60% que afirmam votar no candidato do PT. Nesse caso, 6% têm intenção de votar em branco ou nulo, e 3% ainda não decidiram a quem darão seu apoio. Também destaca-se que o tucano Antonio Imbassahy declarou que está apoiando o petista Walter Pinheiro.

O Datafolha também perguntou se os eleitores têm conhecimento a respeito do número de seu candidato, e 87% afirmam que sim. Dos eleitores de João Henrique Carneiro, 92% sabem que número digitar na urna eletrônica para votar no candidato, entre os eleitores de Walter Pinheiro, esse percentual é de 93%.

Indagados em que momento decidiram seu voto no primeiro turno, 55% os eleitores soteropolitanos disseram tê-lo feito pelo menos um mês antes da eleição. Decidiram no próprio dia da eleição, 12%, e 11% afirmam ter decidido 15 dias antes. Já 9% tomaram a decisão uma semana antes, e 4%, na véspera da eleição. Deram outras respostas, 9%.

65% dos eleitores de salvador aprovam Lula

Consideram o governo de Lula como ótimo ou bom, 65% dos eleitores da capital baiana. Em pesquisa realizada há quase um mês e meio (dias 04 e 05 de setembro), esse percentual era de 63%. Os que consideram seu governo regular, oscilou de 29% para 30%, e o percentual dos que o avaliam como ruim péssimo, praticamente manteve-se o mesmo (de 6% para 4%).

A nota média atribuída ao desempenho do presidente é de 7,7, dois décimos acima da nota anterior (7,5), numa escala de 0 a 10. Atribuem uma nota de sete a dez, 78% dos eleitores (eram 72% no levantamento do início de setembro).

Entre os que pretendem votar em Walter Pinheiro, a média obtida pelo presidente Lula é de 8,1, e entre os que aprovam o governador Jaques Wagner a média é de 8,5.

Para 48%, governo de Jaques Wagner é regular

A maior parte do eleitorado soteropolitano (48%), considera o governo de Jaques Wagner como regular. Esse percentual manteve-se estável em relação ao levantamento do início de setembro (47%). Estáveis também se mantiveram os percentuais dos que o avaliam como ótimo ou bom (de 31% para 29%), e como ruim ou péssimo (de 17% para 18%).

A média obtida pelo governador baiano é de 5,8, um décimo acima a identificada na pesquisa anterior (5,7), numa escala de 0 a 10. Os que atribuem uma nota entre cinco e dez oscilaram de 74% para 73%.

Jaques Wagner se destaca entre os que pretendem votar em Walter Pinheiro no segundo turno (nota 6,5), e obtém média de 6,4 entre os que aprovam o governo de Lula.

39% aprovam o governo de João Henrique Carneiro; 38% consideram-no regular

Para 39% do eleitorado da capital baiana, o governo de João Henrique Carneiro é considerado ótimo ou bom. É o maior percentual obtido pelo prefeito, desde quando o Datafolha começou a fazer essa avaliação (tinha 16% em julho, e nos últimos dois levantamentos realizados em setembro, obteve 24% e 22%, respectivamente).

Já 38% consideram seu governo regular, uma queda de onze pontos percentuais em relação ao levantamento anterior (de 49% para 38%). Esse índice sempre se manteve acima dos 40% nos levantamentos anteriores (49% na pesquisa de 29 e 30 do mês passado, e 46% na pesquisa de 25 e 26 de setembro, mesmo percentual obtido na primeira pesquisa, realizada em julho).

Para 21%, seu desempenho é ruim ou péssimo. Esse percentual já foi de 25% e 30% nas duas pesquisas do final de setembro, e havia sido de 35% na pesquisa de julho.

A nota média obtida pelo prefeito subiu de 4,7 para 5,9, numa escala de 0 a 10. Os que atribuem uma nota entre seis e dez somam 58%.

São Paulo, 17 de outubro de 2008