João da Costa continua líder na disputa, com 46% do total de votos; nos votos válidos, petista tem 52%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A cinco dias das eleições municipais, 46% dos eleitores recifenses declaram intenção de votar no candidato do PT, João da Costa (PT). O petista se mantém líder na corrida pela prefeitura, embora com oscilação de dois pontos percentuais para baixo em relação ao resultado obtido em 17 e 18 de setembro (48%). Mendonça (DEM) continua estável na segunda posição, com 22%, mesma taxa de menções do início do mês (04 e 05 de setembro), com oscilação de dois pontos percentuais para baixo em relação à pesquisa de 17 e 18 de setembro.

Raul (PMDB) oscilou dois pontos para cima em relação a 17 e 18 de setembro e está com 11%, empatado com Cadoca (PSC), que tem 8%. O empate entre os dois ocorre desde o início do mês, porém agora com vantagem do peemedebista sobre o candidato do PSC.

Os candidatos Edilson Silva (PSOL) e Kátia Telles (PSTU) alcançam 1% cada. Roberto Numeriano não teve seu nome citado.

Permanecem sem sabem em quem votar 3% dos eleitores, enquanto 8% afirmam intenção de anular o voto ou votar em branco.

Quando considerados apenas os votos válidos, João da Costa atinge 52% das intenções de voto. Na mesma projeção, Mendonça (DEM) tem 25%, Raul, 13%: e Cadoca, 9%. Katia Telles e Edilson Silva aparecem com 1% cada.

Considerando-se a margem de erro da pesquisa, não é possível afirmar que João da Costa será eleito no primeiro turno.

O cálculo por votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos, e é baseado nesse sistema que a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial da eleição. Para o cálculo destes votos, o Datafolha exclui da amostra, além dos votos brancos e nulos, os eleitores que se declaram indecisos.

O Datafolha ouviu 1007 eleitores da cidade do Recife com 16 anos ou mais, nos dias 29 e 30 de setembro de 2008. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em onze dias, a parcela dos que sabem o número correto a ser digitado na urna no dia 05 de outubro aumentou de 52% para 63%.

Os eleitores mais bem informados sobre o número de seu candidato são os de João da Costa (77%, ante 62% há 11 dias), taxa que é de 64% entre os que gostariam de eleger Mendonça (52% naquela ocasião), de 56% entre os eleitores de Raul (38% antes) e, por último, de 37% entre os de Cadoca (29% na pesquisa anterior).

Entre os que declaram voto em João da Costa, 88% dizem estar totalmente decididos sobre sua escolha. Os eleitores de Mendonça que afirmam estar totalmente decididos por seu nome são 78%; os de Raul, 73%; e de Cadoca, 67%.

Na simulação espontânea, quando os eleitores mencionam em quem pretendem votar sem a apresentação do cartão com os nomes dos candidatos, João da Costa fica à frente dos demais, com 37%, seguido de Mendonça, citado por 16% - menos da metade do candidato petista. Neste caso, 8% citam Raul e 3%, Cadoca.

Edilson Silva e Kátia Telles não alcançam 1% cada. Revelam-se indecisos 24% (era de 29% há onze dias), e 8% afirmam ter pretensão de anular ou votar em branco.

Inquiridos a indicar sua opção em uma provável disputa de segundo turno entre João da Costa e Mendonça, os eleitores da capital pernambucana elegeriam o primeiro, com 54% dos votos, ante 36% do segundo. Há onze dias, essas taxas eram, respectivamente, de 55% e 39%.
Já a intenção de votar branco ou nulo varia para cima, de 5% para 8% agora, enquanto somam 2% dos que ainda não têm posição.

Raul e João da Costa são os menos rejeitados

Cadoca, novamente o mais rejeitado dentre todos os candidatos, desde agosto, não seria votado hoje por 40% dos eleitores, taxa que é equivalente à observada há onze dias (41%).

Nesse período, o candidato do PSC superou a rejeição da candidata Kátia Telles, que alcança hoje 37% (38% antes).

Edilson Silva aparece rejeitado por 33%, e Mendonça, que está em segundo lugar da disputa, por 32%. Roberto Numeriano tem rejeição de 29%; João da Costa, de 26%; e Raul, de 24%.

Afirmaram rejeitar todos os candidatos 4%, enquanto 3% não rejeitam nenhum e 5% dos eleitores não souberam responder.

55% aprovam João Paulo; nota média atribuída ao prefeito de Recife é de 7,2

A maioria dos eleitores de Recife (55%) consideram ótimo ou bom o governo de João Paulo, embora essa aprovação revele-se hoje quatro pontos percentuais menor que a verificada em meados de setembro (dias 17 e 18), e nove pontos percentuais menor que à do início do mês, quando chegou a 64%.

Nesse mesmo período, subiu de 29%, há onze dias, para 33% agora, a parcela dos que avaliam sua gestão regular. Já a taxa de reprovação mantém-se a mesma: 11%.

Dentro de uma escala de zero a dez, os eleitores atribuem nota média 7,2 ao prefeito do PT, idêntica à da pesquisa anterior. 25% dos entrevistados lhe atribuem a nota dez, mesmo percentual da pesquisa anterior.

São Paulo, 30 de setembro de 2008.