João Henrique Carneiro (PMDB), ACM Neto (DEM) e Walter Pinheiro (PT) dividem a liderança; João Henrique tem 28%, ACM Neto tem 27% e Walter Pinheiro tem 25% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Faltando cinco dias para o primeiro turno das eleições, continua indefinida a disputa pela prefeitura de Salvador. O candidato à reeleição pelo PMDB, João Henrique Carneiro, está com 25% das intenções de voto, ao lado de ACM Neto (DEM), com 24% e de Walter Pinheiro (PT), com 22%. Em comparação com o levantamento anterior, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, o peemedebista oscilou dois pontos para cima (de 23% para 25%), o democrata oscilou dois pontos para baixo (de 26% para 24%) e o petista oscilou de 21% para 22%. Antonio Imbassahy, do PSDB, oscilou um ponto para baixo (de 15% para 14%). Hilton Coelho, do PSOL, manteve 4%. Votos em branco ou nulo totalizam 7%. Indecisos, 3%.

Considerando-se os votos válidos, João Henrique Carneiro tem 28% das intenções de voto. ACM Neto está com 27%, Walter Pinheiro, com 25%, Antonio Imbassahy tem 16% e Hilton Coelho está com 4%. Os votos válidos são aqueles utilizados nos resultados oficiais da Justiça Eleitoral, onde se excluem os brancos, os nulos e as abstenções. Para efeito de cálculo destes votos, o Datafolha exclui da amostra, além dos votos brancos e nulos, os eleitores que se declaram indecisos.

O Datafolha ouviu 992 eleitores na cidade de Salvador, nos dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, também ocorre empate entre os três candidatos: ACM Neto foi de 17% para 18%, João Henrique Carneiro manteve os mesmos 16% da pesquisa anterior, e Walter Pinheiro passou de 16% para 15%. Antonio Imbassahy oscilou de 11% para 9%, Hilton Coelho teve uma oscilação de 2% para 1%. Outras respostas somam 5%, mesmo percentual dos que votariam em branco ou anulariam seu voto. O percentual de indecisos oscilou de 31% para 29%.

Número de Walter Pinheiro é o mais conhecido; 29% dos eleitores de Imbassahy podem mudar seu voto; ACM Neto seria o mais beneficiado

Do total de entrevistados em Salvador, 81% estão totalmente decididos em relação ao seu voto, contra 18% que ainda podem mudá-lo. No levantamento da semana passada, esses percentuais eram de 78% e 20%, respectivamente. Dos eleitores de ACM Neto, 86% não mudam mais o seu voto, percentual este que é de 84% entre os eleitores de Walter Pinheiro. No levantamento anterior esses índices eram de 79% e 81%, respectivamente. Entre os eleitores de João Henrique Carneiro, manteve-se o índice de 80%, e entre o eleitorado de Antonio Imbassahy, esse índice foi de 77% para 71%.

Entre os 19% dos eleitores de João Henrique Carneiro que ainda podem mudar o seu voto, 10% votariam em Walter Pinheiro. Entre os eleitores de Antonio Imbassahy que não estão totalmente decididos a votar no candidato (29%), 16% podem votar em ACM Neto. Dos eleitores de ACM Neto, 14% ainda podem mudar seu voto, percentual que é de 16% entre os eleitores de Walter Pinheiro.

O índice de eleitores soteropolitanos que sabem o número de seu candidato oscilou de 56% para 59%. Já 31% (eram 35%) não sabem ainda o número do candidato escolhido e 10% (eram 9%) responderam incorretamente.

O percentual dos eleitores de Walter Pinheiro que afirma conhecer seu número subiu de 70% para 78%, e dos eleitores de ACM Neto subiu de 62% para 67%. Já entre os eleitores de João Henrique Carneiro, o índice teve uma oscilação de 61% para 63%. Entre os eleitores de Antonio Imbassahy, caiu de 49% para 43% os que têm conhecimento de seu número.

Segundo turno indefinido em Salvador

Se houver uma situação de segundo turno entre João Henrique Carneiro e ACM Neto, os percentuais são de 46% para o candidato do PMDB, ante 41% do candidato do DEM. Votos brancos ou nulos somam 11%, indecisos são 2%. Na pesquisa de três dias atrás, os índices eram de 44% e 42%, respectivamente. Dos eleitores de Walter Pinheiro, 60% votariam em João Henrique Carneiro, contra 24% que votariam em ACM Neto. Entre os eleitores de Antonio Imbassahy, 33% dariam seu voto ao atual prefeito e 55% escolheriam o democrata.

Em simulação de segundo turno entre Walter Pinheiro e João Henrique ocorre empate: 42% para o petista e 41% para o peemedebista. Votariam em branco ou anulariam seu voto, 15%. Indecisos, 2%. Entre os eleitores de ACM Neto, 37% votariam em Walter Pinheiro, enquanto 35% votariam em João Henrique Carneiro. Dos eleitores de Antonio Imbassahy, 51% dariam seu voto ao candidato do PT, contra 33% que votariam no candidato do PMDB.

Numa terceira situação, entre Walter Pinheiro e ACM Neto, o petista venceria o democrata por 48% a 40%. Votos em branco ou nulos somam 11%, e 2% estão indecisos. No levantamento anterior os dois candidatos empatavam: 46% para o primeiro e 43% para o segundo. Do eleitorado de João Henrique Carneiro, 61% estariam com Walter Pinheiro no segundo turno, ante 25% que dariam seu voto a ACM Neto. Entre os eleitores de Antonio Imbassahy, esses percentuais são de 42% para o petista e de 47% para o democrata.

Ainda num outro cenário, que envolvesse ACM Neto e Antonio Imbassahy, os percentuais seriam de 40% para o candidato do DEM e de 39% para o candidato do PSDB. Votos brancos ou nulos totalizam 18%. Indecisos, 2%. Em relação à pesquisa anterior, houve uma oscilação dos dois candidatos: o democrata tinha 42% e o tucano, 38%. Nessa situação, dos eleitores de João Henrique Carneiro, 33% escolheriam ACM Neto no segundo turno, contra 41% que escolheriam Antonio Imbassahy. Já, entre os eleitores de Walter Pinheiro, 22% dariam seu voto a ACM Neto e 52% votariam em Antonio Imbassahy.

ACM Neto é o mais rejeitado; Walter Pinheiro, o menos rejeitado

O índice de rejeição de ACM Neto passou de 40% para 41%. Em seguida, aparecem três candidatos empatados: Antonio Imbassahy (foi de 30% para 33%), Hilton Coelho (de 36% para 32%) e João Henrique Carneiro (de 37% para 32%). Walter Pinheiro segue sendo o menos rejeitado (manteve 22%). Rejeitam todos os candidatos o mesmo índice dos últimos levantamentos (4%). O percentual dos que não rejeitam nenhum oscilou de 2% para 3%. Indecisos se mantiveram em 2%.

49% avaliam o governo de João Henrique Carneiro como regular; nota atribuída ao prefeito é de 5,4

O desempenho do prefeito de Salvador é considerado regular para metade do eleitorado: 49% (eram 46% na pesquisa anterior). Avaliam seu governo como ótimo ou bom, 24%, enquanto 25% o avaliam como ruim ou péssimo. No levantamento anterior, esses percentuais eram de 22% e 30%, respectivamente.

A nota média atribuída ao desempenho de João Henrique Carneiro oscilou de 5,1 para 5,4, numa escala de 0 a 10. Atribuem uma nota de cinco a dez, 73% (eram 69%).

Salvador, 30 de setembro de 2008