Na véspera do segundo turno, Kassab tem 60% dos votos válidos, e está 20 pontos à frente de Marta, que atinge 40%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Pesquisa concluída pelo Datafolha na véspera do segundo turno da eleição para prefeito de São Paulo mostra que, se a eleição fosse hoje, Gilberto Kassab, do DEM, estaria reeleito, com 60% dos votos válidos. O atual prefeito tem uma vantagem de 20 pontos sobre Marta (PT) que teria, hoje, 40% dos votos válidos.

Para o cálculo dos votos válidos, o Datafolha exclui da amostra, além dos votos brancos e nulos, os eleitores que se declaram indecisos. A Justiça Eleitoral divulga os resultados oficiais da eleição com base nos votos válidos, excluindo brancos, nulos e abstenções.

Gilberto Kassab superou Marta no primeiro turno da eleição por uma diferença de 0,82% (33,61 a 32,79% dos votos válidos) e esteve à frente em todas as pesquisas realizadas pelo Datafolha ao longo da campanha para o segundo turno. No levantamento realizado nos dias 7 e 8 de outubro, Kassab atingia 59% dos votos válidos. Na pesquisa seguinte, realizada nos dias 16 e 17, manteve o percentual, e, no levantamento dos dias 21 e 22 oscilou para 60% dos votos válidos, taxa idêntica à que obtém na véspera do segundo turno da eleição.

Marta obteve 41% dos votos válidos nas duas primeiras pesquisas, e oscilou para 40% no levantamento realizado nos dias 21 e 22, mesmo percentual que obtém hoje.

Considerando o total de entrevistados, Kassab tinha 54% das intenções de voto na pesquisa dos dias 7 e 8, oscilou para 53% no levantamento seguinte r voltou a 54% no início desta semana, percentual que mantém na véspera da eleição. Marta tinha 37% na primeira pesquisa do segundo turno, manteve o percentual no levantamento seguinte, oscilou para 36% no levantamento do início da semana, taxa idêntica à que obtém hoje.

Na véspera do segundo turno da eleição, 9% dos eleitores da capital paulista não têm candidato a prefeito: 5% afirmam que vão votar em branco ou anular o voto e 4% dizem que ainda não sabem o que vão fazer quando estiverem diante da urna eletrônica amanhã.

O Datafolha ouviu 5086 eleitores a partir dos 16 anos de idade, nos dias 24 e 25 de outubro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O favoritismo de Gilberto Kassab reflete o apoio conquistado pelo candidato entre a maior parte dos eleitores que declaram ter votado, no primeiro turno, em Geraldo Alckmin, do PSDB, em Paulo Maluf, do PP e em Soninha, do PPS.

Entre os que votaram em Alckmin, terceiro colocado no primeiro turno (teve 22,48% dos válidos), 76% afirmam que vão votar pela reeleição do atual prefeito. Entre os que votaram em Maluf, quarto colocado no primeiro turno, com 5,91% dos votos válidos, essa taxa é de 68%. Entre os eleitores de Soninha, a diferença a favor de Kassab é menor: 43% pretendem votar no democrata, contra 37% que vão votar na petista. Os eleitores da candidata do PPS são os que mais declaram intenção de votar em branco ou anular (14%, nove pontos acima da média).

O percentual de eleitores que pretendem votar em Kassab e que sabem dizer o número a ser digitado na urna eletrônica para confirmação de sua intenção de voto é de 90%. Entre os eleitores que pretendem votar em Marta, a taxa dos que respondem corretamente o número da candidata chega a 95%.

Além da vantagem de 20 pontos sobre a adversária, outro dado da pesquisa mostra que Kassab tem grandes chances de ser reeleito amanhã: 94% dos eleitores dos eleitores paulistanos que têm intenção de votar em um candidato ou que pretendem votar em branco ou anular o voto afirmam que estão totalmente convictos de sua decisão. Apenas 6% dizem que seu voto ainda podem mudar.

Entre os que têm intenção de votar em Kassab e admitem mudar de idéia (5%), 3% afirmam que, caso isso ocorra, votarão em Marta. Entre os que pretendem votar em Marta e não estão totalmente decididos (6%), 3% dizem que, se não votarem na petista, darão seu voto ao atual prefeito.

Para 52% dos eleitores que assistiram último debate Gilberto Kassab se saiu melhor;
para 30%, Marta teve melhor desempenho

Gilberto Kassab foi considerado o candidato com melhor desempenho no debate transmitido pela TV Globo na sexta-feira por 52% dos eleitores que assistiram o programa. Marta Suplicy foi considerada a melhor por 30% desses entrevistados.

O debate foi acompanhado por 46% dos eleitores entrevistados: 15% dizem tê-lo assistido na íntegra e 31% afirmam que viram pelo menos parte do programa.

As perguntas sobre o debate, incluídas na última pesquisa de intenção de voto do Datafolha, realizada nos dias 24 e 25 de outubro, foram feitas aos entrevistados que foram abordados no sábado, dia 25. Foram entrevistados 2212 eleitores, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 25 de outubro de 2008.