Serra mantém vantagem sobre Dilma

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

A vantagem de José Serra, candidato do PSDB à presidência, sobre Dilma Rousseff (PT) manteve-se estável em pesquisa de intenção de voto realizada pelo Datafolha. A vantagem do tucano sobre a petista, que era de nove pontos percentuais na sondagem do mês passado, agora é de dez pontos. Enquanto Serra oscilou positivamente dois pontos e chegou a 38% das intenções de voto, Dilma varia um ponto, e agora tem 28%.

Foi o primeiro levantamento do Datafolha desde que o tucano assumiu sua candidatura à presidência, no último dia 10. Na pesquisa, foram entrevistados 2600 brasileiros de 16 anos ou mais nos dias 15 e 16 de abril de 2010.

Os desempenhos dos outros candidatos mantiveram-se praticamente inalterados. Ciro Gomes (PSB), que tinha 11% no mês passado, agora tem 9%, e foi ultrapassado numericamente por Marina Silva (PV), que oscilou de 8% para 10%. Neste último mês, Marina tornou-se mais conhecida dos eleitores brasileiros. Passaram de 52% para 63% os entrevistados que disseram conhecer a ex-ministra do Meio Ambiente. A porcentagem da população que disse conhecer os outros candidatos não variou significativamente.

Pretendem anular ou voto ou votar em branco 7% dos entrevistados. Já os indecisos caíram de 11% para 8%.

Um outro cenário, sem o nome de Ciro Gomes, também foi testado. Neste, a diferença entre os dois principais candidatos é de 12 pontos. Serra, que tinha 40% de intenção de voto da pesquisa anterior, hoje tem 42%. Dilma manteve 30% das intenções de voto, e Marina Silva variou de 10% para 12%.

O Datafolha também avaliou a intenção de voto em candidatos "nanicos" em dois cenários. No primeiro deles, com o nome de Ciro, nenhum dos nanicos atinge 1% na pesquisa. Se a eleição fosse hoje, Serra teria 37%, e Dilma 28%. Sem o nome de Ciro, os candidatos Zé Maria (PSTU) e Mário de Oliveira (PT do B) têm 1% da preferência dos eleitores. Nesse caso, o candidato do PSDB teria 40% dos votos, e a petista 29%.

Serra ganha votos entre os que avaliam mal o governo Lula

Foi nas regiões Sul e Norte/Centro-Oeste que se deram as maiores variações nas intenções de voto entre os dois principais candidatos à presidência. No Sul, que havia sido a região responsável pela perda de intenções de voto de Dilma na última pesquisa em relação a fevereiro, a ex-ministra de Lula ganhou cinco pontos em detrimento de Serra. Em comparação com o levantamento de março, a petista subiu de 20% para 25%, enquanto o peessedebista variou de 48% para 45%.

Serra destacou-se nas regiões Norte/Centro Oeste, onde ganhou cinco pontos e chegou a 39% das intenções de voto, contra 30% de Dilma, que se manteve estável. Nessas regiões, a queda na taxa de indecisos (de 13% para 6%) foi determinante para o desempenho do tucano.

Nas demais regiões, o panorama não se alterou e os candidatos pouco variaram em comparação com a pesquisa anterior. No Sudeste, Serra venceria por 42% a 24% se a eleição fosse hoje, enquanto o Nordeste permanece como a única região onde a petista está na frente (33% a 27%).

Na análise por segmentos, Serra ganha entre os eleitores mais velhos. Na faixa etária de 45-59 anos foi de 32% para 40%, e entre os eleitores com mais de 60 anos, cresceu de 34% para 39%. Dilma, por sua vez, manteve-se estável.

Destaca-se ainda para o crescimento da intenção de voto em Serra entre os eleitores com escolaridade superior (31% para 35%) e entre os que ganham mais de dez salários mínimos (39% para 44%).

O peessedebista também melhorou seu desempenho entre os eleitores que consideram o governo de Lula ruim ou péssimo. Em março, 48% desses declararam votar no tucano, e hoje esse percentual subiu para 58%. Apenas 1% desses eleitores (contra 5% em março) declararam votar em Dilma.

Candidatos mantêm diferença em simulações de segundo turno

Se o segundo turno das eleições para presidente fosse hoje, Serra teria dez pontos de vantagem sobre Dilma. Na pesquisa anterior, essa diferença era de nove pontos. Hoje, Serra teria 50% dos votos, dois pontos a mais que fevereiro, e Dilma teria 40%, contra 39% no mês passado. Os índices de eleitores que votariam em branco ou anulariam e os indecisos variaram dentro da margem de erro da pesquisa.

Numa simulação de segundo turno contra Ciro, a vantagem do tucano é maior. O governador de São Paulo tem 56% das intenções de voto e Ciro tem 29%. Na última pesquisa, os índices eram de 52% e 29%, respectivamente.

O candidato do PSB também perderia para Dilma em um eventual segundo turno (47% a 36%). No mês passado, Dilma tinha 46% e Ciro 34%.

O Datafolha também pesquisou o índice de rejeição dos candidatos à presidência. Os principais têm índices de rejeição semelhantes.

Dos entrevistados, 27% afirmaram que não votariam em Ciro no primeiro turno das eleições, enquanto 24% afirmam não votar em Serra. Dilma tem o mesmo percentual de rejeição do tucano mas sua rejeição variou positivamente em três pontos desde o último levantamento. Já 20% dos entrevistados declararam que não votariam em Marina se a eleição fosse hoje.

Sem mostrar a lista de nomes dos candidatos, o Datafolha questionou os entrevistados em quem eles votariam para presidente. Apenas 46% dos entrevistados souberam apontar algum candidato. Os resultados mostram que a diferença entre Dilma e o candidato tucano caiu e está dentro da margem de erro da pesquisa. A ministra da Casa Civil tem 13% (12% em março), contra 12% de Serra (8% em março).

Mesmo sem ser candidato, Lula ainda aparece com 7% das menções espontâneas. Progressivamente, a população está percebendo que o presidente não concorrerá nas próximas eleições. Em novembro do ano passado, o presidente tinha 25% da preferência do eleitorado.

Respondendo à pergunta sobre a influência do apoio do presidente Lula a um candidato, 38% disseram que, com certeza, votariam no candidato apoiado por Lula, contra 40% da pesquisa anterior. Entretanto, 28% disseram não saber quem é o candidato do governo, enquanto 61% sabem que é a candidata Dilma (58% em março).

Grande parte da população também desconhece o partido dos candidatos. O maior grau de conhecimento está em relação à candidata petista, com 47% de entrevistados que souberam responder que ela é do PT (dentre seus eleitores, 71% souberam responder). Já 28% acertaram o partido de Serra (29% de seus eleitores acertaram), 20% o de Marina (41% entre seus eleitores), e apenas 7% o de Ciro (7% entre seus eleitores).

São Paulo, 16 de abril de 2010.