Jaques Wagner (PT) aumenta a vantagem e tem 64% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

54% dos eleitores de Jaques Wagner não sabem o número do petista na urna eletrônica

A menos de 20 dias das eleições, pesquisa realizada pelo Datafolha revela que o atual governador Jaques Wagner (PT) aumenta a vantagem para 37 pontos em relação ao ex-governador Paulo Souto (DEM). Wagner tem 53% das intenções de voto contra 16% de Souto. Wagner cresceu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de 09 de setembro, quando tinha 48%. Paulo Souto oscilou negativamente dois pontos percentuais e agora tem 16% das intenções de voto. O ex-ministro Geddel Vieira Lima oscilou negativamente e agora têm 11% das intenções de voto baianas para o governo estadual.

Marcos Mendes (PSOL) e Bassuma (PV) atingiram 1%, cada. Os candidatos Professor Carlos (PSTU) e Sandro Santa Bárbara (PCB) foram citados mas não alcançaram 1% das intenções de voto. Dos eleitores, 5% afirmam votar em branco ou anular o voto e 12% não sabem ainda em quem votar.

O levantamento ouviu 1100 eleitores baianos entre os dias 13 e 14 de setembro de 2010, em 43 cidades do estado da Bahia. A margem de erro desta pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

No cálculo de votos válidos, onde a taxa de votos brancos, nulos e indecisos é distribuída proporcionalmente segundo o percentual de intenção de voto de cada candidato, Jaques Wagner ganharia a eleição baiana no primeiro turno com 64% dos votos válidos, contra 20% de Paulo Souto e 13% de Geddel Vieira Lima. Na pesquisa anterior, do início de setembro, esses índices eram respectivamente: 58%, 22% e 17%

Jaques Wagner, melhorou seu desempenho em praticamente todos os segmentos, sendo que as maiores alterações ocorreram entre os que têm renda familiar entre dois e cinco salários mínimos (de 48% para 59%), entre os homens, (de 49% para 56%), entre os mais jovens (de 50% para 58%), e entre os baianos com faixa etária entre 35 e 44 anos (de 49% para 58%).

Sem a apresentação do cartão dos candidatos, na intenção de voto espontânea, Wagner tem 38% das citações, índice que cresceu sete pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Paulo Souto, aparece com 7%, oscilando negativamente um ponto percentual em relação à pesquisa do início de setembro. Geddel Vieira Lima chega a 6%. Bassuma aparece com 1% das citações e outros candidatos, assim como na pesquisa passada, não atingiram 1% das citações. Não souberam responder 39% (eram 42%). E 5% afirmam votar em branco ou nulo.

Paulo Souto alcança 37% de rejeição entre os baianos, seu maior índice desde o início das sondagens (29% em julho, 26% no início de agosto, 31% no final de agosto e 32% no início de setembro). Geddel Vieira Lima tem rejeição de 25% (eram 21% na pesquisa anterior). Jaques Wagner surge com 14% de rejeição, oscilando um ponto percentual em relação a pesquisa do início de setembro (era 15%). Entre os candidatos de partidos menores, aparece Bassuma (PV), com 26% de rejeição, Marcos Mendes (PSOL) com 23%, Professor Carlos (PSTU) com 22%, e Sandro Santa Bárbara, do PCB com 21%. Não rejeitam nenhum candidato somam 9%, e outros 4% rejeitam todos os candidatos apresentados. Não sabem, 12%.

A rejeição a Paulo Souto é maior entre os mais jovens (45%). Geddel Vieira Lima tem sua maior rejeição entre os mais escolarizados (33%).

Apresentado aos eleitores um cenário de segundo turno com Jaques Wagner e Paulo Souto, Wagner amplia a vantagem em relação a Paulo Souto e surge com 64% das citações contra 24% de Paulo Souto. Na pesquisa anterior esses índices eram 62% e 28% respectivamente.

A menos de 20 dias para o primeiro turno da eleição, 57% dos eleitores baianos que declaram ter um candidato ou que pretendem votar nulo ainda não sabem como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro. Respondem corretamente 37% e dão respostas incorretas 1%.

Os eleitores que têm intenção de votar em Paulo Souto são o que demonstram maior conhecimento do número de seu candidato (25): 75% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto no dia 3 de outubro.

O percentual dos que citam corretamente o número de Jaques Wagner (13) é de 54%. O ex-ministro Geddel Vieira Lima alcança taxa de conhecimento do seu número (15) de 63%, nove pontos maior do que o atual governador e líder nas pesquisas Datafolha de intenção de voto, Wagner.

São Paulo, 15 de setembro de 2010.