Descrição de chapéu 2010

Na véspera da eleição Anastasia (PSDB) tem 55% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

43% dos eleitores de Anastasia e 27% dos eleitores de Costa conhecem os números de seus candidatos

Pesquisa Datafolha realizada na véspera da eleição revela que o atual governador de Minas Gerais venceria a eleição com 55% dos votos válidos se a eleição fosse hoje. O ex-ministro Hélio Costa (PMDB) tem 42%.

Os candidatos Zé Fernando Aparecido (PV), Vanessa Portugal (PSTU), Professor Luiz Carlos (PSOL) têm 1%, cada dos votos válidos e os candidatos Adilson Rosa (PCO), Fabinho (PCB) e Edilson Nascimento (PT do B) foram citados porém não alcançaram 1% dos votos válidos.

Levando-se em conta que a soma dos adversários do tucano, atinge 45%, Anastasia estaria eleito no primeiro turno, se a eleição fosse hoje.

Em relação ao total de votos, Anastasia lidera com 47% das intenções de voto, e seu principal oponente, Hélio Costa, 36%. Zé Fernando Aparecido, Vanessa Portugal e Professor Luiz Carlos têm 1%, cada. Fabinho, Adilson Rosa e Edilson Nascimento foram citados, porém não atingiram 1% das intenções de voto. Votam em branco ou anulam o voto, 4%, e 10% ainda estão indecisos.

O levantamento ouviu 3007 eleitores em 90 cidades do estado de Minas Gerais, e a margem de erro máxima para essa amostra é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Apresentados aos eleitores um cenário de segundo turno com Anastasia e Hélio Costa, o atual governador oscilou positivamente três pontos e agora tem 51% contra 39% de Hélio Costa, que oscilou negativamente um ponto percentual em relação à pesquisa do dia 28 de setembro.

Subiu de 29% para 35% o índice de eleitores que conhecem o número de seu candidato a governador, na véspera da eleição. Afirmam não saber o número, 59% (eram 65%). Dos eleitores de Anastasia, 43% mencionam corretamente o seu número, enquanto que esse índice para Hélio Costa é de 27%. Respectivamente, o índice de conhecimento do número de cada candidato era 35% e 21%.

*Na véspera de eleição, Aécio Neves (PSDB) mantém a liderança
Número de Pimentel é mais conhecido do que número de Itamar*

Pesquisa Datafolha realizada na véspera das eleições revela que Aécio mantém a liderança na corrida para o senado e tem 43% dos votos válidos, mesmo índice da pesquisa anterior, de 28 de setembro. O ex-presidente Itamar Franco (PPS) tem 27%. Pimentel (PT), ex-prefeito da capital mineira alcança 23% das intenções de voto. Os dois candidatos estão empatados no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, os índices eram 28% para Itamar Franco e 22% para Pimentel.
Aparecem ainda Zito Vieira (PC do B), com 3% e com 1% dos votos válidos, cada, surgem Miguel Martini (PHS), Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e José João da Silva (PSTU). Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU) e Mineirinho (PSOL) foram citados mas não alcançaram 1% cada dos votos válidos.

Em relação ao total de votos, Aécio Neves tem, na véspera da eleição, 69% das intenções de voto, Itamar Franco, 42%, e Pimentel, 37%. Zito Vieira aparece com 4% das citações e com 2%, Miguel Martini. Com 1% de citações, cada, os candidatos Marilda Ribeiro, Rafael Pimenta, José João da Silva, Betão e Efraim Moura. Mineirinho foi citado porém não alcançou 1%. Afirmam votar em branco ou anular para uma das vagas, 7% e para as duas vagas, 4%. Não sabem em quem votar para uma das vagas, 20% e 10% para as duas vagas.

O levantamento ocorreu entre os dias 01 e 02 de outubro e ouviu 3007 eleitores mineiros em 90 cidades do estado. A margem de erro máxima para essa pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na escolha dos senadores, 66% ainda não sabem o número do seu candidato e somente 22% mencionam corretamente o número. Dos eleitores, 8% citam números errados. Entre os eleitores de Pimentel observa-se o melhor índice de conhecimento do número na urna: 27% de seus eleitores citam-no corretamente, enquanto que as citações corretas entre os eleitores de Itamar Franco são de 16% e entre os eleitores de Aécio, 22%. O conhecimento do número do candidato é fator decisivo, especialmente quando se observa que Itamar e Pimentel estão empatados no limites da margem de erro. Não sabem o número de seus candidatos, 75% dos eleitores de Itamar, 68% dos eleitores de Pimentel e 68% dos eleitores de Aécio Neves.

São Paulo, 02 de outubro de 2010