Descrição de chapéu 2010

Na véspera da eleição Cabral (PMDB) tem 67% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

51% dos eleitores fluminenses desconhecem o número do seu candidato

Realizada na véspera da eleição, pesquisa Datafolha aponta que Sérgio Cabral (PMDB) deverá ser reeleito em primeiro turno. O peemedebista tem 67% dos votos válidos enquanto que Gabeira (PV) aparece com 21%, mesmas taxas verificadas na pesquisa anterior, realizada na semana passada, Cabral tinha 67% e Gabeira tinha 21%. A seguir, Peregrino (PR) aparece com 7%, Jefferson Moura (PSOL) tem 2%, Cyro Garcia (PSTU) e Eduardo Serra (PCB) aparecem com 1%, cada.

A pesquisa foi realizada nos dias 01 e 02 de outubro de 2010, com 2020 eleitores do Estado do Rio de Janeiro, em 34 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando-se que a soma dos seus adversários atinge 32% dos votos válidos, Sérgio Cabral estaria reeleito já no primeiro turno.

Quanto ao total de votos, o governador lidera com 59% e Gabeira aparece em segundo, com 19% das intenções de voto seguido por Peregrino, com 6%. Jefferson Moura, Cyro Garcia e Eduardo Serra têm 1%, cada. No levantamento anterior, Cabral, Gabeira e Peregrino tinham 58%, 18% e 5%, respectivamente. Afirmaram votar em branco ou nulo 6% dos entrevistados, mesma taxa verificada entre aqueles que ainda não sabem em quem votar.

Na véspera do primeiro turno da eleição para governador, 51% dos eleitores fluminenses que declaram ter um candidato a governador ainda não sabem o número do seu candidato para digitar na urna eletrônica confirmando a escolha na eleição de domingo. Respondem corretamente 42%, dão respostas incorretas 4% e 3% não sabem como anular o seu voto. Na pesquisa anterior 56% dos entrevistados não sabiam o número do seu candidato e apenas 36% citaram corretamente.

Os eleitores que têm intenção de votar em Gabeira são os que demonstram maior conhecimento do número do seu candidato: 45% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto amanhã. O percentual dos que citam corretamente o número de Cabral é de 42%. Na pesquisa anterior a taxa de citações corretas era 38% para o peemedebista e 32% para o verde.

Lindberg (PT) e Crivella (PRB) venceriam disputa pelo Senado

O ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT) e o senador Marcelo Crivella (PRB) venceriam a disputa para o senado se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Datafolha realizada na véspera. Lindberg tem 27% dos votos válidos e Crivella aparece com 24%. Na pesquisa anterior o petista tinha 26% e o senador tinha 25%.

A seguir aparecem César Maia (DEM) com 17% e Jorge Picciani (PMDB) com 15% das intenções. (na pesquisa anterior eles tinham 16%, cada). Waguinho (PTdoB) aparece com 8%, Marcelo Cerqueira (PPS) e Milton Temer (PSOL) têm 3%, cada e Carlos Dias (PTdoB) atinge 1%. Heitor (PSTU), Claiton (PSTU) e Wladimir Mutt (PCB) são citados mas não atingem 1%.

Quanto ao total dos votos, Lindberg aparece com 43% das intenções, Crivella tem 37% das intenções e Maia aparece com 26%. Picciani tem 24%, Waguinho 13%. Marcelo Cerqueira e Milton Temer têm 5%. Carlos Dias (PTdoB) aparece com 2%, Heitor, Claiton e Wladimir Mutt (PCB) aparecem com 1% das citações. Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 11% dos entrevistados, para as duas vagas 7%, 18% não sabem em quem votar para uma das vagas e 8% para as duas vagas.

Na pesquisa anterior, Lindberg tinha 40% das intenções, Crivella tinha 38%. Maia e Picciani tinham 24% das intenções, cada.

Na véspera da eleição que decidirá os nomes para as duas vagas de senador, 58% dos eleitores fluminenses que declaram ter candidatos ao senado ainda não sabem o número que digitará para confirmar os seus votos. Respondem corretamente 32%, 5% dão respostas incorretas, mesma taxa verificada entre aqueles que não sabem como anular.

Entre os eleitores de Lindberg 60% não sabem o seu número de urna e 33% mencionam corretamente. Entre os eleitores de Crivella 57% não sabem o seu número e 40% mencionam corretamente.

O Datafolha ouviu 2020 eleitores no estado do Rio de Janeiro, nos dias 01 e 02 de outubro e a margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 02 de outubro de 2010