Na véspera da eleição, Dilma tem 50% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Com o resultado, é impossível afirmar com certeza se haverá ou não segundo turno

A última pesquisa nacional realizada pelo Datafolha antes da eleição para presidente da República aponta indefinição sobre a possibilidade de vitória antecipada da candidata do PT, Dilma Rousseff, já no primeiro turno. O levantamento feito nos dias 1 e 2 de outubro, véspera da eleição, mostra oscilação negativa de dois pontos percentuais na taxa de votos válidos obtida pela ex-ministra de Lula. Dilma que na pesquisa anterior conseguia 52% dos válidos, fica agora com 50%. Para vencer no primeiro turno, a petista tem que alcançar 50% mais um dos votos válidos. Como a margem de erro estudo é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, é impossível apontar com certeza a vitória antecipada da petista.

Se a disputa for para o segundo turno, o adversário de Dilma deve ser José Serra (PSDB). O tucano aparece na segunda colocação com 31% dos votos válidos, índice idêntico ao verificado no início da semana. Marina Silva (PV) chega a 17% dos votos válidos, oscilando positivamente dois pontos nos últimos quatro dias.

Considerando-se a as taxas totais de intenção de voto, Dilma tem 47% contra 29% de José Serra e 16% de Marina Silva. Na pesquisa anterior, essas taxas eram 47%, 28% e 14%, respectivamente. O índice de eleitores que não têm candidatos soma 6%. Na intenção de voto espontânea, Dilma chega a 39% das menções contra 23% de José Serra e 13% de Marina Silva. Há quatro dias, essas taxas correspondiam a 38%, 22% e 11%, respectivamente. O índice dos que ainda não sabem em quem votar na véspera das eleições é de 19% - era 23%.

*63% Sabem número do candidato; entre os eleitores de Marina, taxa é de 47%
Em simulações de segundo turno, Dilma tem 52% contra 40% de José Serra*

Na véspera da eleição, 63% dos entrevistados respondem corretamente o número do candidato a presidente que escolheram contra 33% que admitem desconhecê-lo e 3% que erram ao arriscar uma resposta.

Entre os eleitores de Dilma Rousseff, 72% citam corretamente o 13. Entre os que pretendem votar em José Serra, 62% acertam o 45. Já entre os eleitores de Marina, a taxa de acertos cai para 47%.

Sobre as simulações de segundo turno, nota-se queda na vantagem de Dilma Rousseff sobre José Serra. A petista oscilou negativamente um ponto percentual nos últimos quatro dias -de 53% para 52%. O tucano também oscilou positivamente um ponto - de 39% para 40%.

Com o crescimento contínuo de Marina, o Datafolha testou também a hipótese de um confronto entre Dilma e a candidata do PV em eventual segundo turno. Dilma obtém 52% das preferências contra 40% de Marina, caso o segundo turno fosse agora.

*37% assistiram pelo menos em parte o debate da TV Globo
Maioria dos eleitores não sabe qual candidato teve melhor desempenho*

Entre os eleitores brasileiros, 37% afirmam ter assistido pelo menos em parte o debate dos presidenciáveis na última quinta-feira pela TV Globo. Dentre esses, 12% afirmam ter assistido ao programa inteiro e 25% algumas partes. Assistiram ao debate inteiro especialmente os que têm maior renda familiar, os mais escolarizados e os mais velhos.

Sobre os candidatos com melhor desempenho no debate, a maioria dos brasileiros, mesmo que por imagem, não consegue responder. Acham que foi Dilma 16% dos entrevistados, enquanto 12% apostam em Marina e 10% em Serra. Plínio é citado por 5%.

Entre os que assistiram ao debate inteiro, 29% afirmam que Dilma se saiu melhor contra 28% que apontam Marina e 20% que escolhem Serra. Menções a Plínio chegam a 14% no estrato.

São Paulo, 02 de outubro de 2010