Descrição de chapéu 2010

Na véspera da eleição Eduardo campos (PSB) tem 79% dos votos válidos

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

64% dos eleitores de Campos conhecem seu número de urna

Às vésperas das eleições, Datafolha aponta reeleição de Eduardo Campos (PSB). O socialista tem 79% dos votos válidos e Jarbas tem 19%. Na pesquisa anterior, Campos aparecia com 78% enquanto que Jarbas tinha 20%. Os candidatos Edilson Silva (PSOL) e Sérgio Xavier (PV), têm 1% das citações, cada. Roberto Numeriano (PCB), Jair Pedro (PSTU) e Fernando Rodovalho (PRTB) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 02 de outubro de 2010, com 1597 eleitores do Estado do Pernambuco, em 43 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Considerando-se que a soma dos votos dos seus adversários totaliza 21% dos votos válidos, Eduardo Campos estaria eleito já no primeiro turno.

Quanto ao total de votos, o socialista lidera com 70%, seguido pelo peemedebista, com 17%. Os candidatos Edilson Silva (PSOL) e Sérgio Xavier (PV) receberam 1% de citações, cada. Roberto Numeriano (PCB), Fernando Rodovalho (PRTB) e Jair Pedro (PSTU) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Todos os candidatos com nomes oficialmente registrados no TSE estavam nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo 4% dos entrevistados e 7% ainda não sabem em quem votar.

Na véspera do primeiro turno da eleição para governador, 35% dos eleitores pernambucanos que declaram ter um candidato a governador ainda não sabem o número que digitará para confirmar o voto no escolhido. Respondem corretamente 59%, 4% dão respostas incorretas e 2% não sabem como anular o seu voto.

Os eleitores que têm intenção de votar no governador Eduardo Campos são os que demonstram maior conhecimento do número do seu candidato: 64% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto amanhã. Dos eleitores de Jarbas, 43% conhecem o número do candidato. Na pesquisa anterior esse índice era de 62% entre os eleitores do socialista e 33% entre os eleitores do peemedebista.

*Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB) venceriam disputa pelo senado
Apenas 29% dos eleitores sabem o número dos candidatos ao senado*

O ex-ministro Humberto Costa, do PT, e Armando Monteiro (PTB) venceriam a disputa para o senado se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Datafolha realizada na véspera. Costa tem 37% dos votos válidos e Monteiro aparece com 32%. Na pesquisa anterior o petista tinha 36% e o petebista tinha 30%.

O senador Marco Maciel (DEM) aparece em terceiro com 20%, seguido por Raul Jungmann (PPS) com 7%. Na pesquisa anterior eles tinham 22% e 8%, respectivamente. Os candidatos Renê Patriota (PV), Hélio Cabral (PSTU), Jerônimo Ribeiro (PSOL) e Simone Fontana (PSTU) aparecem, cada um com 1% das citações. Lairson Lucena (PRTB) e Danúbio Aguiar (PCB) foram citados mas não atingiram 1%.

Quanto ao total dos votos, Humberto Costa aparece com 50% das intenções, Armando Monteiro tem 43% das intenções e o senador Marco Maciel (DEM) aparece com 27%. Raul Jungmann, do PPS, aparece com 9%, Renê Patriota (PV) tem 2%. Hélio Cabral (PSTU), Jerônimo Ribeiro (PSOL), Simone Fontana (PSTU) e Danúbio Aguiar (PCB), aparecem com 1%, cada. Lairson Lucena (PRTB) foi citado mas não atingiu 1%. Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 8% dos entrevistados, para as duas vagas 6%, 31% não sabem em quem votar para uma das vagas e 21% para as duas vagas.

Na pesquisa anterior, Costa tinha 50% das intenções, Monteiro tinha 42% Maciel tinha 31% das intenções.

Na véspera da eleição que decidirá os nomes para as duas vagas de senador, 59% dos eleitores pernambucanos que declaram ter candidatos ao senado ainda não sabem o número que digitará para confirmar os seus votos. Respondem corretamente 29%, 7% dão respostas incorretas e 5% não sabem como anular.

Entre os eleitores de Humberto Costa 59% não sabem o seu número de urna e 32% mencionam corretamente. Entre os eleitores de Armando Monteiro 59% não sabem o seu número e 33% mencionam corretamente.

O Datafolha ouviu 1597 eleitores no estado do Pernambuco, nos dias 01 e 02 de outubro de 2010 e a margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo 02 de outubro de 2010