José Serra mantém a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Após apoio de Maluf, Haddad oscila de 8% para 6%

Pesquisa realizada pelo Datafolha nos dias 25 e 26 de junho após o anúncio do apoio do ex-prefeito Paulo Maluf a Fernando Haddad e antes da desistência de Netinho de Paula que também declarou apoio ao petista, revela que o ex-ministro da educação oscilou de 8% para 6% das intenções de voto em relação ao levantamento realizado nos dias 13 e 14 desse mês. José Serra mantém a liderança com 31%, tinha 30% na pesquisa anterior. Celso Russomanno (PRB) mantém a segunda posição com 24% das intenções de voto, oscilação positiva de três pontos sobre o último levantamento. A seguir aparecem, empatados com 6% cada: Fernando Haddad, Soninha (PPS) (ante 8% na última pesquisa), Netinho de Paula (PC do B) (tinha 7% no levantamento anterior) e Gabriel Chalita (manteve o mesmo índice). Paulinho da Força (PDT), tem 3% e Carlos Gianazzi (PSOL) 1%. Os pré-candidatos Luiz Flávio Borges D'Urso (PTB) e Levy Fidelix (PRTB), não atingiram 1%. Os que dizem votar em branco, anular ou não optam por nenhum desses nomes somam 11% e 5% estão indecisos. Foram ouvidos 1081 eleitores, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

José Serra lidera a intenção de voto espontânea, quando nenhum nome é mostrado aos eleitores, o peessedebista tinha 12% em março, oscilou para 9% no levantamento anterior e na atual pesquisa chega a 13% das citações. Celso Russomanno foi citado espontaneamente por 7% (eram 4% no último levantamento). Marta Suplicy oscilou negativamente de 6% para 3%, Fernando Haddad passou de 4% para 3%, e Gabriel Chalita oscilou de 1% para 2%. Não souberam citar espontaneamente nenhum nome 53%, índice próximo ao verificado na pesquisa anterior (52%).

A rejeição ao candidato José Serra (PSDB) atinge 35%, eram 32% no levantamento realizado nos dias 13 e 14. Netinho de Paula (PC do B) é rejeitado por 36% (eram 39%). Não votariam de jeito nenhum em Paulinho da Força (PDT) 20% e em Soninha (PPS) 19%. Rejeitam Levy Fidelix (PRTB) 16%, Fernando Haddad (PT) 12% (mesmo índice da pesquisa anterior), Celso Russomanno (PRB) 11% (mesmo índice do levantamento anterior), e Luiz Flávio Borges D'Urso (PTB) 9% (eram 12%). A taxa de rejeição a Gabriel Chalita (PMDB) passou de 10% para 9%, e de Carlos Giannazi (PSOL) de 10% para 7%. Rejeitam todos os candidatos 6% (o dobro do levantamento anterior), 4% votariam em qualquer um (eram 6%).

Serra, Netinho e Russomanno são os mais conhecidos pelos eleitores. Afirmam conhecer José Serra 99% dos eleitores paulistanos, sendo que 76% dizem conhecê-lo muito bem, 18% só um pouco e 5% só de ouvir falar. Já Netinho é conhecido por 97%, sendo que 53% declaram conhecê-lo muito bem, 33% um pouco e 12% só de ouvir falar. O índice de conhecimento de Celso Russomanno é de 92%, desses, 39% dizem conhecê-lo muito bem, um terço (32%) afirma conhecer um pouco e 21% só de ouvir falar. Paulinho da Força é conhecido por 85% (42% o conhecem muito bem, 26% um pouco e 16% só de ouvir falar), dizem conhecer Soninha 80%, sendo que 30% a conhecem muito bem, 28% um pouco e 23% só de ouvir falar. A maioria (59%) afirma conhecer Gabriel Chalita, sendo que a maior parte desses (25%) só de ouvir falar, Levy Fidelix é conhecido por 56% (25% só de ouvir falar, 18% um pouco e 13% o conhecem muito bem), Fernando Haddad é conhecido por 52%, sendo que 11% dizem conhecê-lo muito bem, 18%, um pouco, e outros 23%, só de ouvir falar. A taxa de conhecimento de Luiz Flávio Borges D'Urso e Carlos Giannazi é de 22% (cada), assim como os que afirmam conhecê-los muito bem, um pouco ou só de ouvir falar (5%, 6% e 11%, respectivamente cada um).

59% não votariam em um candidato apoiado por Paulo Maluf

Maioria apoia a decisão de Luiza Erundina

Lula segue como maior cabo eleitoral dentre os nomes pesquisados, porém o índice dos que afirmam que poderiam votar em um candidato apoiado pelo ex-presidente vem caindo gradativamente, era de 49% em janeiro deste ano, passou para 44% em março, 39% na pesquisa realizada nos dias 13 e 14 deste mês e no atual levantamento é de 36%. Já, a taxa dos que dizem não votar em um candidato apoiado por Lula, passou de 16% em janeiro para 21% em março, 19% no primeiro levantamento de junho atingindo 25% no atual levantamento. Votariam em um candidato a prefeito de São Paulo indiferente do apoio de Lula 37%.

A maioria (59%) afirma que não votaria em um candidato apoiado pelo ex-prefeito Paulo Maluf, contra 12% que poderiam escolher um candidato apoiado por ele. Para 26% o apoio de Maluf a um candidato seria indiferente.

Entre os que declaram a intenção de votar em Fernando Haddad nas eleições deste ano, o índice dos que dizem não votar em um candidato apoiado por Maluf fica oito pontos acima da média (67%).

A taxa dos que dizem que não votariam em um candidato apoiado pela deputada Luiza Erundina é de 33%, mas 23% dizem que poderiam votar em um candidato apoiado pela deputada. São indiferentes ao apoio de Erundina 41%.

O Datafolha também investigou o conhecimento dos nomes dos candidatos apoiados por Lula, Erundina e Maluf, e revela que a maioria ainda não sabe quem é apoiado por eles. Reconhecem Haddad como candidato apoiado por Lula 21% dos entrevistados, (19% no levantamento anterior), porém, 59% não sabem qual candidato que o ex-presidente está apoiando (eram 65% em março e 63% do levantamento anterior).
A maioria (70%) não sabe quem é o candidato apoiado por Paulo Maluf e 78% não sabem quem recebe o apoio da deputada Luiza Erundina. Fernando Haddad do PT é citado por 17% como sendo apoiado por Maluf (56% entre os eleitores do petista) e 7% como sendo candidato apoiado por Erundina.

Para 39% dos entrevistados, o apoio do ex-prefeito Paulo Maluf traz mais prejuízos do que benefícios ao candidato do PT (taxa que sobe para 43% entre os eleitores de Haddad), contra 14% que têm opinião contrária. Já para 36%, a aliança não traz nem benefícios e nem prejuízos à candidatura do petista, e 11% não souberam opinar.
A maioria (62%) acha que o PT agiu mal em buscar o apoio de Paulo Maluf para as eleições municipais deste ano, enquanto 23% consideram que o PT agiu bem (32% entre os eleitores de Haddad e 24% entre os simpatizantes do PT) e 15% não opinaram.

Quanto à posição de Maluf, os entrevistados ficam divididos, 40% acham que ele agiu bem em apoiar o petista e 37% dizem que ele agiu mal, não souberam responder 23%. Entre os que dizem votar em Fernando Haddad, 68% acham que Maluf agiu bem em apoiá-lo.

Metade dos eleitores (52%) tomou conhecimento da desistência da deputada Luiza Erundina de ser vice na chapa de Fernando Haddad, desses, 18% se dizem bem informados a respeito, 24% mais ou menos informados e 10% mal informados. A maioria (67%) apoia a decisão da deputada, contra 17% que dizem que ela agiu mal e 16% que não souberam responder. Entre os eleitores de Fernando Haddad, 70% consideram que a deputada agiu bem em desistir de ser vice na chapa do petista.