Russomanno (PRB) lidera na região Leste, e Serra (PSDB), na Oeste

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Crescimento de candidato do PRB é alavancado por desempenho nas regiões Sul e Leste

Nos últimos 30 dias, Celso Russomanno (PRB) viu sua candidatura a prefeito avançar, principalmente, nas regiões Sul e Leste de São Paulo, o que contribuiu para ultrapassar numericamente à frente de Jose Serra (PSDB) pela primeira vez na disputa eleitoral.

Na região Leste, a mais populosa de São Paulo, a intenção de voto no candidato do PRB subiu de 32% para 40%. Esse crescimento foi mais acentuado na região Leste 1, com distritos concentrados em volta do Centro, entre eles Tatuapé, Mooca e Arthur Alvim, na qual tinha 29% e foi a 42%. Na região Leste 2, onde estão Cidade Tiradentes, Itaquera e São Mateus, entre outros, Russomanno oscilou seis pontos, de 33% para 39%.

Nos distritos da região Sul, o avanço do candidato do PRB foi de 10 pontos, de 21% para 31%. Considerando somente a região Sul 2, que engloba distritos como Parelheiros, Campo Limpo e Cidade Adhemar, entre outros, Russomanno passou de 20% para 35%. Na região Sul 1, onde estão Vila Mariana e Saúde, entre outros distritos, oscilou somente dois pontos, de 22% para 24%. Ainda nesta região, Serra caiu de 12 pontos na região Sul 2 (de 30% para 18%) e manteve 34% na região Sul 1, onde ainda lidera.

O candidato do PSDB, José Serra, enfrenta suas maiores taxas de rejeição nas regiões Sul 2 (48%) e Leste 2 (49%), áreas em que Russomanno e Fernando Haddad (PT), respectivamente, mais avançaram entre julho e agosto. Em ambas o tucano tem também seus piores índices de intenção de voto (18% e 14%, respectivamente). Russomanno tem taxa de rejeição acima da média nas regiões Sul 1 (21%), Oeste (19%) e Centro (19%), locais em que Serra lidera com folga de pelo menos 10 pontos sobre seu principal adversário.

A propaganda eleitoral na TV que começa amanhã, 21 de agosto, terá influência maior do que a média nos distritos da região Norte 2, que inclui Brasilândia, Freguesia do Ó, Pirituba, entre outros. Nessa região, 43% dizem que o horário eleitoral terá grande importância no voto (considerando a região Norte como um todo, esse índice fica em 41%, também acima da média). Na região Oeste, ocorre o inverso, com somente 24% dos eleitores indicando que terá o horário eleitoral terá grande influência na decisão de voto.

É também na região Norte 2 que 62% dos eleitores, taxa acima da média, dizem que o julgamento do mensalão terá influência sobre seu voto.