Após início do horário eleitoral, Eduardo Paes (PMDB) mantém a liderança

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Marcelo Freixo (PSol) se isola na segunda posição

O prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, lidera a disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro na primeira pesquisa Datafolha realizada na capital fluminense após o início do horário eleitoral gratuito, no dia 21 deste mês. Com 53% das intenções de voto, o atual prefeito mantém o patamar atingido em levantamento feito em julho, na qual aparecia com 54%.

Seu adversário mais próximo, Marcelo Freixo (PSol), oscilou de 10% para 13% no mesmo período e agora aparece isolado na segunda colocação. Em seguida aparecem Rodrigo Maia (DEM), apontado por 5% (tinha 6% em julho); Otavio Leite (PSDB), com 3%; e Aspásia (PV), Antonio Carlos (PCO), Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Siqueira (PPL), que têm 1%, cada. Votos em branco ou nulo somam 13%, e 10% estão dizem não saber em quem votar.

Foram ouvidos 944 eleitores do Rio de Janeiro, com 16 anos ou mais, nos dias 28 e 29 de agosto de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A oscilação positiva de Marcelo Freixo se concentra nos grupos de eleitores mais jovens, mais escolarizados e mais ricos. No segmento de eleitores com nível superior, o candidato do PSol avançou de 24% em julho para 34%, e agora está empatado com o atual prefeito, que recuou de 45% para 36%. Entre os mais jovens, Freixo passou de 7% para 18%. Ele também viu a preferência por seu nome crescer entre aqueles com renda mensal superior a 10 salários mínimos, fatia no qual passou de 18% para 40% e agora empata com Paes (também 40%, ante 53% em julho).

Na intenção de voto espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Eduardo Paes lidera com 27% das intenções de voto (tinha 21% em julho).

É seguido novamente por Marcelo Freixo, que foi de 4% para 9%, e Rodrigo Maia (2%). Uma fatia de 3% cita espontaneamente o "atual prefeito" como candidato preferido. Pretendem votar em branco ou anular o voto 11%, e 44% estão indecisos (eram 55% no levantamento anterior)..

Rodrigo Maia é o candidato mais rejeitado

Um em cada três eleitores do Rio de Janeiro (31%) não votaria de jeito nenhum em Rodrigo Maia, que se mantém como o candidato mais rejeitado na capital fluminense. Em seguida aparecem Eduardo Paes e Aspásia (rejeitados por 17%, cada), Cyro Garcia (15%), Otavio Leite (12%), Antonio Carlos e Fernando Siqueira (11%, cada) e Marcelo Freixo (10%). Rejeitam todos ou não votariam em nenhum candidato 6%, enquanto 12% não rejeitam nenhum. Uma fatia de 13% não soube responder.

O líder da pesquisa, Eduardo Paes, é também o mais conhecido do eleitorado: 98% o conhecem, sendo que 60% afirmam conhecê-lo muito bem. Rodrigo Maia é conhecido por 82%, seguido por Otávio Leite (73%), Cyro Garcia (72%), Marcelo Freixo (62%, sendo que 14% dizem o conhecer muito bem, e 18%, um pouco), Aspásia (58%), Fernando Siqueira (50%) e Antonio Carlos (23%).