Após horário eleitoral, Russomanno lidera, Serra cai e Haddad cresce

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Tucano perde cinco pontos e petista sobe seis

O candidato do PRB, Celso Russomanno (PRB) alcançou a liderança isolada na primeira pesquisa Datafolha realizada na cidade de São Paulo após o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que teve início no dia 21 deste mês. Isso aconteceu após manter seu índice de intenção de voto em 31%, o mesmo atingido em levantamento realizado no dia 20 deste mês, e seu adversário mais próximo, José Serra (PSDB), recuar de 27% para 22% no mesmo período. O tucano agora está a 9 pontos de Russomanno, com quem estava empatado tecnicamente na semana passada. É uma vantagem menor do que a que tem sobre Fernando Haddad (PT), que tinha 8% no levantamento anterior e agora aparece com 14%.

Esta é também a primeira vez que o petista consegue se descolar do pelotão intermediário da disputa e se isolar na terceira colocação. Ele é seguido por Gabriel Chalita (PMDB), que oscilou de 6% para 7%; Soninha (PPS), que foi de 5% para 4%; Paulinho da Força (PDT), que tinha 4% e agora aparece com 2%; e Carlos Giannazi (PSol) e Ana Luiza, (PSTU), que têm 1%, cada. Os candidatos Levy Fidelix (PRTB), Miguel (PPL), Anaí Caproni (PCO) e Eymael (PSDC) foram citados mas não atingiram 1%.

A fatia dos que não souberam se posicionar em relação a esses nomes ficou em 7%, enquanto 10% declararam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados.

Foram ouvidos 1069 eleitores de São Paulo, com 16 anos ou mais, no dia 28 e 29 de agosto de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na análise de acordo com a idade do entrevistado, Serra viu seus índices de intenção de voto recuarem, comparação com levantamento anterior, entre os eleitores de 25 a 34 anos (de 22% para 13%) e entre aqueles que têm de 45 a 59 anos (de 30% para 22%). Na fatia de eleitores com nível superior. Serra passou de 32% para 26%. Entre os eleitores com renda familiar mensal de até 2 salários mínimos, a preferência pelo tucano passou de 27% para 20%.

O crescimento de Haddad se deu em parte dos segmentos do eleitorado que Serra perdeu preferência. Entre os mais jovens, o petista cresceu de 7% para 20% desde 20 de agosto. No grupo de eleitores com idade entre 25 a 34 anos, suas indicações de voto passaram de 6% para 15%. Na faixa de 45 a 59 anos, o petista subiu de 7% para 15%. Na fatia de eleitores com renda mensal familiar de até 2 mínimos, Haddad passou de 7% para 16%. Crescimento idêntico foi obtido por ele entre aqueles que possuem renda de 2 a 5 salários. O petista também viu a preferência por seu nome aumentar de 7% para 15% entre os eleitores com nível médio de ensino. No segmento do eleitorado que se declara evangélico pentecostal, Haddad foi de 6% para 13%.

Desde o início do horário eleitoral, a intenção de voto em Haddad subiu de 21% para 40% entre os eleitores que têm o PT como partido preferido. É a primeira vez, desde o início da campanha, que o petista supera Russomanno nessa fatia do eleitorado (na pesquisa anterior, o candidato do PRB era o escolhido por 33% dos que preferem o PT, índice que agora é de 29%). Russomanno, porém, ganhou terreno no eleitorado de outro partido, o PSDB: entre os que dizem ter a legenda como a preferida, ele saltou de 7% para 23%, enquanto Serra recuou de 76% para 61%.

Na pesquisa de voto espontânea, em que os nomes dos candidatos na disputa não são apresentados aos eleitores, Russomanno tem 18% (tinha 15% em 20 de agosto), Serra mantém os 13% na pesquisa anterior e Haddad aparece com 9% (ante 4% em 20 de agosto). Foram citados espontaneamente também os nomes de Gabriel Chalita (4%), Soninha (1%) e Paulinho da Força, Carlos Giannazi e Levy Fidelix (não atingiram 1%). São 42% os eleitores que dizem não saber em quem votar (ante 48% em 20 de agosto), e 9% declaram votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

SERRA TEM A MAIOR REJEIÇÃO DESDE O INÍCIO DA CAMPANHA PARA PREFEITO

A rejeição a José Serra subiu 5 pontos desde o dia 20 de agosto e, no atual momento da corrida eleitoral, 43% dos eleitores dizem não votar de jeito nenhum no tucano. É maior taxa de rejeição a Serra desde o período de pré-campanha eleitoral, quando seu nome ainda era cogitado mas ele ainda não havia assumido ser candidato a prefeito. Líder isolado na disputa, Russomanno tem um dos menores índices de rejeição entre os postulantes à prefeitura (15%, ante 12% na pesquisa de 20 de agosto).

Depois de Serra, os nomes mais rejeitados em São Paulo são o de Paulinho (25%, ante 19% na pesquisa anterior) e o de Soninha (24%, que também tinha 19%). Em seguida aparecem Levy Fidelix (21%), Fernando Haddad (21%, ante 15% no levantamento anterior), Eymael (21%), Miguel (16%), Anaí Caproni (16%), Russomanno, Gabriel Chalita (15%, ante 11% na última pesquisa), Ana Luiza (15%) e Carlos Giannazi (12%). O índice dos que não souberam responder fica em 6%. Há ainda 5% que dizem rejeitar todos os candidatos apresentados, e outros 4% que não rejeitam nenhum deles.

Serra também é o mais conhecido pelos eleitores paulistanos: 99% dizem conhecer o tucano, sendo que 71% afirmam conhecê-lo muito bem, e 20%, um pouco. Conhecido por 96%, Russomanno é o segundo candidato mais conhecido na capital paulista (42% dizem conhecê-lo muito bem, 34%, um pouco, e 20%, só de ouvir falar).

Entre os mais conhecidos do eleitorado aparecem ainda Paulinho (88%), Soninha (81%), Eymael (76%), Fernando Haddad (75% dizem conhecê-lo, ante 64% há nove dias), Gabriel Chalita (75%), Levy Fidelix (61%).

Com taxas de conhecimento abaixo de 50% aparecem ainda Carlos Giannazi (32%) Ana Luiza (27%), Anaí Caproni (21%) e Miguel (19%).