Russomanno volta a subir e abre 14 pontos de vantagem sobre adversários

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Serra oscila para 21% e agora está em empate técnico com Haddad, que atingiu 16%

O candidato do PRB a prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, cresceu quatro pontos na preferência do eleitor em menos de uma semana e agora tem 35% das intenções de voto na capital paulista. Essa alta, aliada à oscilação negativa de José Serra (PSDB), de 22% nos dias 28 e 29 de agosto para os atuais 21%, amplia de nove para 14 pontos a vantagem de Russomanno sobre o tucano. O candidato do PSDB está agora em situação de empate técnico com Fernando Haddad (PT), que oscilou de 14% para 16% desde a última pesquisa Datafolha.

Os demais candidatos continuam no mesmo patamar de indicações de voto: Gabriel Chalita (PMDB) manteve 7%; Soninha (PPS) oscilou de 4% para 5%; Paulinho da Força (PDT) oscilou de 2% para 1%; Carlos Giannazi (PSol) e Ana Luiza, (PSTU) continuam com 1%, mesmo índice obtido por Eymanel (PSDC). Os candidatos Levy Fidelix (PRTB) e e Anaí Caproni (PCO) foram citados mas não atingiram 1%.

A fatia dos que não souberam se posicionar em relação a esses nomes oscilou de 7% para 4% desde o levantamento anterior. O mesmo ocorreu com o índice dos que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, que foi de 10% para 8%.

Foram ouvidos 1078 eleitores de São Paulo, com 16 anos ou mais, nos dias 3 e 4 de setembro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na comparação com a pesquisa concluída em 29 de agosto, Russomanno ganhou quatro pontos entre os homens (de 33% para 37%) e cinco pontos entre as mulheres (de 29% para 34%). A alta do candidato do PRB foi mais acentuada no eleitorado mais velho: entre os que têm de 45 a 59 anos, ele passou de 27% para 36%, e entre quem tem mais de 60 anos, de 30% para 37%. Nessa última fatia do eleitorado, Russomanno aparece à frente de Serra pela primeira vez. O candidato também ganhou oito pontos entre os eleitores de ensino fundamental (de 33% para 41%) e seis pontos entre aqueles com renda mensal familiar de 2 a 5 salários mínimos (de 36% para 42%).

Na fatia do eleitorado com renda familiar de 5 a 10 salários mínimos, o candidato do PT, Fernando Haddad, subiu de 11% para 20% e agora está empatado com José Serra, que recuou de 28% para 21% nesse segmento.

O levantamento mostra que Russomanno retomou a liderança, ao lado de Haddad, entre os eleitores que têm o PT como partido preferido. Na pesquisa concluída em 29 de agosto, o candidato do PRB tinha 29% das indicações nesse segmento, oscilação negativa de quatro pontos na comparação com pesquisa de 20 de agosto. O ex-ministro da Educação, no mesmo período, aparecia com 40%. No levantamento atual, no entanto, ele oscilou para 37% e está no mesmo patamar do adversário.

Entre os eleitores que avaliam como ótimo ou bom o governo Dilma Rousseff, 36% indicam votar em Russomanno, 22% em Haddad, e 17%, em Serra. O candidato do PRB também lidera entre os que consideram o governo da petista regular (35%) e ruim ou péssimo (32%). No caso dos eleitores que aprovam o governo de Geraldo Alckmin (PSDB), Russomanno e Serra dividem a preferência do eleitor, com 33% e 32% das intenções de voto, respectivamente. O quadro muda entre os que avaliam a gestão do tucano à frente do Estado como regular, quando Russomanno é novamente o preferido (38%) e Serra empata fica mais próximo de Haddad (14% e 20%, respectivamente).

Entre os eleitores que avaliam a gestão de Gilberto Kassab (PSD) como ótima ou boa, Russomanno (32%) e Serra (29%) dividem a preferência do eleitor. Na fatia dos que veem a atual administração de São Paulo como regular, o candidato do PRB fica com 32% das intenções de voto, ante 25% de Serra e 14% do candidato do PT. Entre os que desaprovam o governo Kassab, a vantagem de Russomanno é maior: tem 40%, ante 17% de Haddad e 14% do tucano.

O Datafolha também analisou a preferência dos eleitores em relação aos que aprovam e desaprovam os governos já encerrados de Lula (PT), no plano federal, de Marta Suplicy (PT), no plano municipal, e de Serra, como governador e como prefeito.

No caso de Lula, 39% dos que avaliam seu governo como ótimo ou bom dizem que irão votar em Russomanno, enquanto 16% optam por Serra, e 20%, por Haddad. Entre os que veem o governo do petista como regular, 22% pretendem votar em Russomanno, 32%, em Serra, e 9%, em Haddad. O candidato do PSDB lidera (34%) entre os que avaliam a administração Lula como ruim ou péssima, tendo Russomanno em segundo lugar (28%).

No eleitorado que vê a gestão Serra no governo estadual como ótima ou boa, 41% declaram intenção de voto no tucano para prefeito. Outros 28% optam por Russomanno, e 12%, por Haddad. Entre os que avaliam a mesma gestão como regular, 40% optam por Russomanno, 15%, por Serra, e 14%, por Haddad. Na fatia que desaprova o desempenho de Serra como governador, o candidato do PRB lidera, com 41%, seguido por Haddad (24%). A tendência é a mesma na avaliação da gestão de Serra como prefeito de São Paulo: ele lidera entre os que a aprovam, divide o segundo lugar com Haddad entre os que a veem como regular, e, entre os que a desaprovam, fica distante de Russomanno e Haddad.

Em relação à gestão de Marta Suplicy na prefeitura, Russomanno lidera tanto entre os que a aprovam quanto entre os eleitores que a desaprovam. No segmento que avalia o governo da petista como ótimo ou bom, o candidato do PRB aparece com 39% das intenções de voto, seguido por Haddad (21%) e Serra (14%). Entre os que veem o governo Marta como regular, Russomanno obtém 32%, Serra, 25%, e Haddad, 16%. Na fatia dos que analisam o governo de Marta como ruim ou péssimo, Russomanno tem 33%, ante 30% de Serra e 7% de Haddad.

Na pesquisa de voto espontânea, em que os nomes dos candidatos na disputa não são apresentados aos eleitores, Russomanno passou de 18% para 25%. É o dobro do índice obtido por Serra (13%, ante 15% na pesquisa anterior) e Haddad (11%, ante 9% na pesquisa anterior). Foram citados espontaneamente também os nomes de Gabriel Chalita (4%), Soninha (2%), e Paulinho da Força e Carlos Giannazi, que não atingiram 1%. "Candidato do PT" obteve 1% das menções. Na comparação com levantamento concluído no dia 29 de agosto, caiu dez pontos (de 42% para 32%) a taxa dos que dizem não saber em quem votar. A fatia dos que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos ficou em 8%, estável na comparação com os 9% registrados no último levantamento.

SE SEGUNDO TURNO FOSSE HOJE, RUSSOMANNO GANHARIA DE SERRA E HADDAD

À frente nas intenções de voto para o primeiro turno da disputa pela prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno aparece como favorito também em cenários de segundo turno, nos quais bateria tanto José Serra quanto Fernando Haddad. Se a disputa se desse entre o petista e o tucano, o favorito seria Haddad.

Em disputa envolvendo Russomanno e Serra, o primeiro teria 58% das intenções de voto, ante 30% do ex-governador. Votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 10%, e 2% não souberam responder. Serra só equilibra o embate no segmento dos mais ricos (no qual aparece com 44%, ante 40% do adversário); entre os que aprovam a gestão Kassab (Serra tem 46%, e Russomanno, 47%); e entre os que aprovam o governo Alckmin (Serra aparece com 44%, empatado dentro da margem de erro com o candidato do PRB, que obtém 50%).

Se os adversários no segundo turno fossem Russomanno e Haddad, o cenário seria parecido com o anterior: o candidato do PRB teria 56% dos votos, e o petista, 30%. Votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 9%, e 4% não souberam responder. Nessa simulação, o ex-ministro da Educação só consegue chegar ao empate técnico entre os mais jovens (42% para ele, 47% para Russomanno), e liderar entre os que dizem ter o PT como partido de preferência (Haddad tem 53%, ante 45% do candidato do PRB).

Em eventual disputa entre Serra e Haddad, o petista venceria com 46%, ante 37% de Serra. Votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 14%, e 3% não souberam responder.

REJEIÇÃO A SERRA SE MANTÉM ACIMA DE 40%

A rejeição a José Serra oscilou para baixo desde a semana passada e agora está em 42%, índice que o mantém como o mais indicado entre os candidatos que os paulistanos não votariam de jeito nenhum. Em alta nas indicações de voto, Russomanno viu sua taxa de rejeição oscilar de 15% para 12%, o que o coloca entre os menos rejeitados na disputa paulistana.

Em seguida, pelo critério de rejeição, aparecem Soninha (20% não votariam nela de jeito nenhum, ante 24% no levantamento anterior); Paulinho da Força (20%), Levy Fidelix (20%), Eymael (19%), Fernando Haddad (18%, ante 21% no levantamento anterior), Miguel (14%), Ana Luiza (12%), Anaí Caproni (11%), Russomanno, Gabriel Chalita (11%, ante 15% na última pesquisa), e Carlos Giannazi (9%). O índice dos que não souberam responder fica em 6%. Há ainda 5% que dizem rejeitar todos os candidatos apresentados, e outros 4% que não rejeitam nenhum deles.

62% AFIRMAM ESTAR TOTALMENTE DECIDIDOS

De forma geral, 62% dos eleitores dizem estar totalmente decididos a votar no candidato escolhido na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes que disputam a eleição e na qual Russomanno obtém 35%. Outros 33% declaram que ainda podem mudar o voto, e 5% não souberam responder. Entre os eleitores do candidato do PRB, o índice de certeza do voto fica acima da média, em 69%, mesmo patamar registrado entre os eleitores de Haddad (67%). No eleitorado que declara votar em José Serra, a convicção do voto é menor (59%).

Líder de intenções de voto, Russomanno é também o preferido como segunda opção dos eleitores. Caso não votassem no candidato indicado na pesquisa estimulada, 23% declaram que votariam no candidato do PRB. Outros 15% dizem que votariam em José Serra, 15%, em Haddad, 9%, em Soninha, e 8%, em Chalita, entre outros. Há também 16% que disseram não saber em quem votar caso não optassem pelo seu candidato preferido. Entre os que dizem ter a intenção de votar em Russomanno em primeiro lugar, 26% optariam por Serra e 19% escolheriam Haddad caso não votassem no candidato do PRB. Caso não pudessem votar em Serra, 36% de seus eleitores optariam por Russomanno, o dobro dos que migrariam para o candidato do PT (16%). No caso de Haddad, Russomanno ficaria com 43% de seus eleitores, e Serra, com 13%.

Para 44% dos eleitores paulistanos, Russomanno irá ganhar a eleição para prefeito de São Paulo em outubro. Outros 19% apontam Serra como vencedor, e 13%, Haddad. Os indecisos somam 22%.