Geraldo Júlio (PSB) lidera a disputa com 34%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Geraldo Julio cresceu seis pontos percentuais e Humberto Costa perdeu seis pontos em relação à pesquisa realizada em agosto

Faltando um mês para as eleições, o candidato do PSB, Geraldo Julio, assume a liderança na disputa pela prefeitura de Recife. Na pesquisa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto, Geraldo Julio e Humberto Costa estavam empatados com 29% das intenções de voto cada um. No atual levantamento, Geraldo Julio cresceu cinco pontos e isola-se na liderança com 34%. O senador Humberto Costa (PT) perdeu seis pontos no mesmo período e tem 23% das intenções de voto (era 29%). Daniel Coelho (PSDB) ganhou sete pontos percentuais e atinge 19% das menções, (tinha 12% na pesquisa anterior). Mendonça (DEM) permanece igual com 8%. Edna Costa (PPL), Esteves Jacinto (PRTB) e Roberto Numeriano (PCB), têm 1% de intenção de voto cada. Jair Pedro (PSTU) foi citado, porém não alcançou 1% das menções. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 6% (era 10%) e 7% estão indecisos (era 9%).

Foram ouvidos 959 eleitores de Recife, com 16 anos ou mais, nos dias 10 e 11 de setembro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Observa-se que Geraldo Julio cresceu em praticamente todos os segmentos pesquisados com destaque entre os mais ricos (19 pontos - de 36% para 55%), entre os mais jovens (14 pontos - de 26% para 40%) e entre os mais escolarizados (nove pontos - de 32% para 41%).

A pesquisa espontânea, na qual os eleitores respondem em quem votariam sem o auxílio de um cartão com o nome dos candidatos, mostra que Geraldo Júlio segue como o mais citado com 25% (crescimento de quatro pontos percentuais), Humberto Costa é citado por 14% (era 15%) e Daniel Coelho é lembrado por 12%.

Sobre o conhecimento do número do candidato a prefeito, que deverão digitar na urna eletrônica para confirmar o voto, 40% dos eleitores declaram ainda não saber. Em contrapartida, metade (52%), mencionou corretamente o número de seu candidato. 4% citaram o número incorretamente.

Entre os eleitores de Mendonça, o desconhecimento do seu número fica acima da média : 71%. Os eleitores de Geraldo Júlio são os mais bem informados sobre o número de seu candidato (64% responderam corretamente seu número). Entre os eleitores de Daniel Coelho, 58% sabem o número que deverão digitar na urna, entre os eleitores do petista Humberto Costa esse índice é de 45%.

Os candidatos mais rejeitados pelos eleitores da capital pernambucana são Humberto Costa (38%) e Mendonça (36%) (ambos tinham 29%). Seguidos por Jair Pedro (PSTU) com 33% (era 23%), Edna Costa (PPL) com 31% (era 26%), Esteves Jacinto (28%), Roberto Numeriano (PCB), 26% (era 19%), e Daniel Coelho (PSDB) com 18 (oscilação de 2 pontos percentuais, era 16%). Não votariam em Geraldo Júlio (PSB) de jeito nenhum 17% dos eleitores recifenses (contra 12% da pesquisa de agosto). Não souberam opinar, 7%, 3% rejeitam todos os candidatos e 5% não rejeitam nenhum.

70% DOS ELEITORES AFIRMAM TER DECIDIDO QUEM SERÁ SEU CANDIDATO

A maioria dos eleitores de Recife (70%) está totalmente decidida a votar no candidato escolhido, contra 27% que alegaram que ainda podem mudar o voto e 3% não souberam se posicionar.

Os eleitores de Geraldo Julio são os mais decididos em relação ao seu voto: 78%. Entre os eleitores de Humberto Costa, 70% estão totalmente decididos, entre os que pretendem eleger Daniel Coelho esse índice é de 62%.

O líder da disputa, Geraldo Júlio (29%), é o preferido como segunda opção dos eleitores que ainda não estão totalmente decididos. Humberto Costa e Daniel Coelho seguem tecnicamente empatados (15% e 17% respectivamente). Mendonça é a segunda opção de 12%.

Entre os eleitores de Geraldo Julio que ainda podem mudar seu voto, 37% optariam por Humberto Costa e 35% por Daniel Coelho. Entre os eleitores do petista, 38% optariam por Geraldo Julio.
Metade dos eleitores acredita que Geraldo Júlio (50%) será o candidato vencedor para prefeitura de Recife contra 25% que apostam na vitória de Humberto Costa.

SE SEGUNDO TURNO FOSSE HOJE GERALDO JULIO TERIA 55% DAS INTENÇÕES DE VOTO

O Datafolha simulou o segundo turno entre os candidatos Geraldo Julio e Humberto Costa. Questionados em quem votariam se o segundo turno das eleições fosse hoje, 55% dos eleitores recifenses votariam em Geraldo Júlio enquanto 34% votariam em Humberto Costa. Outros 7% votariam em branco ou nulo e 4% estão indecisos.

Nessa simulação de segundo turno, Geraldo Julio teria 63% dos votos dos eleitores de Daniel Coelho e 51% dos eleitores de Mendonça. O candidato do PSB se destaca também entre os que têm maior renda (75%) e entre os mais escolarizados (61%).

46% ACHAM QUE GERALDO JÚLIO ESTÁ SE SAINDO MELHOR NO HORÁRIO ELEITORAL

Aproximadamente metade dos eleitores (53%) já assistiu a pelo menos um dos programas de TV dos candidatos a prefeito no horário eleitoral gratuito (eram 45% no final de agosto). Questionados sobre qual dos candidatos está se saindo melhor no horário eleitoral da TV, Geraldo Julio é apontado como melhor por 46% dos que assistiram a algum programa. Em outro patamar Daniel Coelho obteve 26% de preferência. Humberto Costa segue em terceiro com 14%.Não souberam opinar qual candidato está se saindo melhor 8% e para 1% nenhum candidato está melhor no horário eleitoral.