Russomanno vai a 35% e mantém vantagem sobre adversários

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Haddad oscila para baixo e Serra tem vantagem sobre petista

O candidato do PRB, Celso Russomanno, voltou a oscila e agora tem 35% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Em levantamento realizado na semana passada, o candidato aparecia com 32%. Com isso, ele mantém a vantagem sobre José Serra (PSDB), que passou de 20% para 21% no mesmo período e se isolou na segunda colocação. Terceiro colocado, Fernando Haddad (PT) oscilou de 17% para 15% e viu o tucano abrir vantagem de 6 pontos, acima da margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos para mais ou para menos.

O petista é seguido por Chalita (PMDB), que tem 8%; Soninha (4%); e Carlos Gianazzi (PSOL), Paulinho da Força (PDT) e Ana Luiza (PSTU), que têm 1%, cada. Os candidatos Anaí Caproni, (PCO), Eymael (PSDC) e Miguel (PPL) foram citados mas não atingiram 1%, e os demais não foram citados. Uma fatia de 5% dos eleitores não soube responder, e 8% indicaram votar nulo, em branco ou em nenhum dos candidatos.

Foram ouvidos 1802 eleitores de São Paulo, com 16 anos ou mais, nos dias 18 e 19 de setembro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A recuperação de Russomanno se deu com mais intensidade entre os eleitores de 35 a 44 anos (14 pontos, de 29% para 43%); entre os homens (6 pontos, de 32% para 38%); entre os eleitores de ensino fundamental (7 pontos, de 35% para 42%) e entre os evangélicos, tanto pentecostais (6 pontos) quanto entre os não-pentecostais (10 pontos). Na região Leste 2, que abriga distritos da região Leste mais afastados do Centro, Russomanno subiu 11 pontos, de 35% para 46%.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Russomanno lidera com 25%, ante 22% do levantamento anterior. Em seguida aparecem Serra (14%), Haddad (11%), Chalita (5%), Soninha (2%) e Gianazzi (1%), entre outros candidatos mencionados que não atingiram 1%. Há ainda 31% que não souberam citar espontaneamente nenhum nome (na semana passada, 35%), e 9% que afirmam votar em branco, anular o voto ou em nenhum candidato.

Ficou estável o índice de eleitores que não sabem o número do candidato escolhido (51%, ante 50% no último levantamento), assim como a fatia dos que mencionam corretamente o número (42%, ante 40%). As menções incorretas somaram 3%, e outros 4% não souberam responder.

SOBE REJEIÇÃO A HADDAD E RUSSOMANNO

O candidato do PSDB, José Serra, segue como o mais rejeitado entre os candidatos a prefeito de São Paulo: 44% dos eleitores não votariam no tucano de jeito nenhum. Na comparação com levantamento anterior, no entanto, a rejeição ao nome do PSDB oscilou para baixo (46%), enquanto o índice de rejeição de seus principais adversários subiu.

Haddad, em quem 19% não votariam de jeito nenhum na semana passada, viu esse índice subir para 23% no atual levantamento. No caso de Russomanno, a taxa de rejeição passou de 16% para 19% no mesmo período (no início de setembro, a rejeição ao nome do PRB era de 12%).

Aparecem ainda, entre os mais rejeitados, Paulinho da Força (23%), Levy Fidelix (20%), Soninha (20%), Eymael (19%), Ana Luiza (14%), Miguel (13%), Anaí Caproni (12%), Chalita (12%) e Carlos Giannazi (11%).

O índice dos que não souberam responder é de 5%. Há ainda 5% que dizem rejeitar todos os candidatos apresentados, e outros 4% que não rejeitam nenhum deles.

Na fatia de eleitores mais jovens, a rejeição a Russomanno subiu 12 pontos, de 9% para 21% (nesse segmento, a intenção de voto no candidato do PRB caiu de 35% para 28%). Entre aqueles com renda mensal de 5 a 10 salários, o índice dos que rejeitam o candidato do PRB passou de 24% para 33%, e entre os que ganham acima disso, de 36% para 43%.

O crescimento da rejeição a Haddad se distribuiu entre vários estratos do eleitorado, com destaque para o segmento dos mais jovens (sete pontos, de 17% para 24%), das mulheres (de 18% para 23%), dos eleitores de 45 a 59 anos (de 15% para 20%) e dos mais velhos (de 22% para 28%).

A 17 DIAS DA ELEIÇÃO, 30% AINDA PODEM MUDAR VOTO

O índice de eleitores totalmente decididos sobre o voto para prefeito de São Paulo se manteve no mesmo patamar, em 66% (no levantamento anterior, 65%). Uma fatia de 30%, porém, ainda pode mudar o voto, e 3% não souberam responder.

Entre os eleitores de Haddad, o índice de decididos fica acima da média, em 74%. O mesmo acontece na fatia de eleitores que opta por Russomanno (70%). O inverso acontece com Chalita, no qual 47% dos eleitores ainda podem mudar o voto, e com Soninha (54%).

No grupo de eleitores que admitem mudar o voto, a indicação de Russomanno como segunda opção fica em 20%, ao lado de Haddad (18%). Também aparecem como opção de voto os nomes de Serra (15%), Chalita (13%), Soninha (6%), e Paulinho da Força (4%), entre outros.

Caso não votassem em Russomanno, 28% de seus eleitores optariam por Haddad, 27%, por Serra, e 13%, por Chalita. Os eleitores de Serra, se não escolhessem seu nome, dividiram-se entre Russomanno (36%), Chalita (20%) e Haddad (15%). No caso de Haddad, 44% têm Russomanno como segunda opção, e os demais ficam entre Chalita (14%), Serra (6%) e Soninha (6%), entre outros. Os votos de Chalita se disseminariam, principalmente, entre Russomanno (25%), Serra (20%) e Haddad (19%).

PARA 52%, RUSSOMANNO VENCERÁ ELEIÇÃO

A percepção de que Celso Russomanno será vencedor da disputa pela Prefeitura de São Paulo cresceu desde a semana passada e agora é compartilhada por 52% dos eleitores de São Paulo. No último levantamento, 44% viam o candidato do PRB como ganhador da eleição.

Os demais eleitores se dividem entre os que apontam Serra como vitorioso (15%), Haddad (11%), Chalita (2%) ou Soninha (1%), entre outros. Na contramão da tendência verificada para Russomanno, recuou o índice dos que apontam vitória em Serra (era 19%) e Haddad (14%). O índice de indecisos ficou em 18%, similar ao do último levantamento (19%).

RUSSOMANNO VENCERIA SERRA E HADDAD SE SEGUNDO TURNO FOSSE AGORA

Líder nas intenções de voto para o primeiro turno, Celso Russomanno também aparece à frente de seus principais adversários nas simulações de segundo turno.

Se a segunda etapa da corrida eleitoral fosse disputada agora e o adversário fosse Serra, o candidato do PRB teria 57% das intenções, ante 31% dos tucanos. Votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 10%, e 3% não souberam responder A maior parte (63%) dos eleitores de Haddad no primeiro turno, nesse cenário, optariam por Russomanno, e 18% votariam no tucano.

Tendo Haddad como adversário, Russomanno teria 55%, e o petista, 30%. Votos em branco, nulo ou em nenhum deles somariam 11%, e 3% disseram estar indecisos. Os eleitores de Serra, nesse caso, dividiram-se entre Russomanno (51%), Haddad (26%) e votos em branco, nulo ou nenhum deles (19%).

Caso a disputa ficasse entre Haddad e Serra, haveria empate técnico no limite da margem de erro, com vantagem numérica para o petista. Ele teria 44% da preferência dos eleitores, enquanto 40% optariam por Serra. Votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 14%, e 2% não souberam responder.