Ratinho Junior (PSC) mantém a liderança na disputa

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Ratinho Junior tem 36% dos votos válidos; Luciano Ducci tem 29%

A menos de duas semanas das eleições, a disputa na cidade de Curitiba permanece estável. Ratinho Junior (PSC) mantém a liderança com 32% das intenções de voto, mesmo índice observado no levantamento realizado no início de setembro. Luciano Ducci (PSB) passou de 26% para 25% e se mantém na segunda posição, seguido por Gustavo Fruet (PDT) com 17% (tinha 16%). Rafael Greca foi único candidato que obteve aumento na intenção de voto: cresceu quatro pontos percentuais, hoje tem 11% e tinha 7% no levantamento anterior. Bruno Meirinho (PSOL) e Alzimara (PPL) tem 1% cada e Avanilson não chegou a 1%.

Declaram que pretendem votar em branco ou nulo 6% dos eleitores e outros 6% não souberam responder.

Levando em conta somente os votos válidos, Ratinho Junior tem 36%, Luciano Ducci 29%, Gustavo Fruet 20%, Rafael Greca 12%. Bruno Meirinho e Alzimara, 1% cada e Avanilson não atingiu 1%.

Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Foram ouvidos 1201 eleitores de Curitiba, com 16 anos ou mais, nos dias 25 e 26 de setembro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, na qual os eleitores respondem em quem votariam sem o auxílio de um cartão com o nome dos candidatos, Ratinho Junior cresceu quatro pontos percentuais, passou de 23% para 27%. Luciano Ducci é citado espontaneamente por 21% dos eleitores (tinha 17%) e Gustavo Fruet é lembrado por 13% (era 12%).

O Datafolha verificou entre os Curitibanos o conhecimento do número que devem digitar na urna eletrônica para confirmar seu voto para prefeito, 62% declararam corretamente o número de seu candidato, 3% erraram e 31% não sabem qual número digitar no momento do voto.

Entre os eleitores de Ratinho Júnior, 73% acertaram o seu número (era 51%), 2% erraram e 25% não sabem qual número deve ser digitado. Já entre os eleitores de Luciano Ducci o índice dos que citaram corretamente seu número é de 65% (era 48%), erraram 5% e não sabem 30%.

REJEIÇÃO A LUCIANO DUCCI CRESCE SEIS PONTOS

A rejeição ao candidato e atual prefeito de Curitiba, cresceu seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior realizado no início de setembro. Agora 29% dos eleitores de Curitiba não votariam de jeito nenhum no candidato. Ducci está empatado com Rafael Greca que tem seu nome rejeitado por 26% dos entrevistados. Pela primeira vez, Luciano Ducci e Rafael Greca dividem a liderança no ranking dos candidatos mais rejeitados.

Ratinho Junior é rejeitado por 23%, seguido por Alzimara com19%, Avanilson com 17%, Meirinho com 15% e Gustavo Fruet com 13%. Votariam em qualquer um 10%, 4% não souberam responder outros 3% e não votariam em nenhum candidato.

RATINHO VENCERIA DUCCI E FRUET SE SEGUNDO TURNO FOSSE AGORA

Líder nas intenções de voto para o primeiro turno, Ratinho Junior também aparece à frente nas simulações de segundo turno.

Se o segundo turno fosse disputado agora e o adversário fosse Luciano Ducci, o candidato do PSC teria 48% das intenções, ante 40% de Ducci. Votariam em branco, nulo ou em nenhum deles 10%, e 2% não souberam responder. Entre os eleitores de Fruet, 43% optariam por Ratinho Junior e 39% votariam em Ducci. Na pesquisa realizada no início de setembro Ratinho Junior tinha 47% e Luciano Ducci 39% nessa simulação.

Tendo Fruet como adversário, Ratinho Junior aumentaria sua vantagem sobre o adversário teria 50%, e o pedetista, 39%. Votos em branco, nulo ou em nenhum deles somariam 9%, e 2% disseram estar indecisos. Metade dos eleitores de Ducci votariam em Fruet e 36% optariam por Ratinho. Nessa simulação na pesquisa anterior, Ratinho Junior tinha 50% e Fruet era citado por 35%.

Caso a disputa ficasse entre Gustavo Fruet e Luciano Ducci, os dois candidatos estariam empatados, Fruet teria 46% dos votos contra 42% de Ducci. Votariam em branco ou anulariam o voto 10% e 2% não souberam responder.