Na USP, Haddad é líder com 25%; Serra tem 15%, e Russomano, 5%

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Petista vai melhor entre alunos, e Russomanno é o preferido de funcionários

O petista Fernando Haddad lidera as intenções de voto para prefeito de São Paulo na maior universidade pública brasileira. Em um quadro diferente do registrado entre os eleitores da capital paulista, na USP é Haddad quem fica à frente: tem 25% de preferência, ante 18% no total do eleitorado da cidade, segundo pesquisa Datafolha concluída em 27 de setembro. As divergências entre a comunidade paulistana da USP e o eleitorado não param por aí. Segundo colocado tanto na USP quanto entre o total de eleitores, José Serra (PSDB) é indicado por 15% dos professores, alunos e funcionários da universidade, índice menor do que o verificado entre os paulistanos de forma geral (22%).

Com 1% das intenções de voto em São Paulo, Carlos Gianazzi (PSOL) tem 9% na USP. Divide a terceira colocação com Soninha (PPS) e Gabriel Chalita (PMDB), que têm 8%, cada, e Celso Russomanno (PRB), que lidera na cidade com 30%, mas na universidade aparece com 5%. A candidata Ana Luiza (PSTU) tem 2% das intenções de voto, enquanto Paulinho da Força (PDT), Anaí Caproni (PCO), Eymael (PSDC), Miguel (PPL) e Levy Fidelix (PRTB) foram citados mas não atingiram 1%. Um em cada cinco (20%) eleitores dize votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos apresentados. Há ainda 7% que não souberam responder.

Para essa pesquisa, foram ouvidos 1003 entrevistados, de 16 anos ou mais, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2012 em 29 faculdades ou institutos da USP na cidade de São Paulo, sendo 714 alunos de graduação ou pós-graduação, 137 docentes e 152 funcionários da Universidade de São Paulo. A abordagem aleatória foi realizada por alunos da ECA - Escola de Comunicação e Artes da USP, que cursam o 4º semestre de Jornalismo, instruídos pelo Datafolha. A pesquisa de campo, de responsabilidade dos alunos, foi supervisionada pelo Prof. Dr. José Coelho Sobrinho, responsável pela cadeira de laboratório de jornalismo impresso, e processada pelo Datafolha. A margem de erro máxima para essa pesquisa é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na segmentação de acordo com faculdade ou instituto, considerando somente aqueles que possuem base estatística mínima para análise, apontam maior vantagem de Haddad na Faculdade de FFLCH (Filosofia, Letras e Ciências Humanas), com 43%, ante 14% de Gianazzi. Na faculdade Serra tem 3%, Chalita, 3%, Soninha, 2%, e Russomanno, 1%. Na FM (Faculdade de Medicina), quem lidera é Serra, com 37%, seguido por Haddad (15%), Chalita (10%) e Gianazzi (9%), entre outros. O tucano também leva vantagem na FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), na qual tem 34%, e Haddad, 21%. Na EACH (Escola de Artes Ciências e Humanidades), também conhecida como USP, Leste, Haddad e Serra empatam, com 23% e 21%, respectivamente.

Na EP (Escola Politécnica), o tucano tem 21% das intenções de voto, ante 14% de Haddad, 13% de Soninha e 13% de Chalita. Já na FD (Faculdade de Direito), Haddad aparece na frente, com 39%, seguido por Chalita (20%) e Serra (14%). Na ECA (Escola de Comunicação e Artes), o candidato do PT também lidera, com 32%, o dobro do segundo colocado, Gianazzi, que tem 16%. Na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), Haddad fica com 33%, mas o segundo lugar é ocupado por Soninha (14%). No IME (Instituto de Matemática e Estatística), as opiniões divergiram mais: 19% indicam Haddad, 15%, Gianazzi, 13%, Russomanno, 11%, Serra, e 10%, Chalita, entre outros. No conjunto das demais faculdades, o candidato do PT aparece com 17%, enquanto Serra tem 16%, Soninha, 11%, Gianazzi, 8%, Russomanno, 7%, e Chalita, 5%.

Há diferenças também nas intenções de voto de acordo com a relação dos entrevistados com a USP. Entre os alunos, quem lidera é Haddad, mas entre os professores o petista empate com José Serra. No grupo de funcionários, quem fica à frente é Celso Russomanno.

Uma fatia de 26% dos alunos da USP em São Paulo diz que pretende votar em Fernando Haddad, ante 14% que indicam Serra, 9%, Carlos Gianazzi, 9%, Soninha, 8%, Chalita, e 3%, Russomanno. Entre os professores, Serra tem 31% das indicações, empatado na margem de erro com Haddad, que tem 27%. Há ainda 8% dos professores que optam pelo candidato do PSOL, 7%, por Soninha, 3%, por Russomanno, e 3%, por Chalita. Na categoria dos funcionários da instituição, os índices são mais próximos do que aqueles verificados no eleitorado da cidade: Russomanno lidera com 29%, seguido por Haddad (16%), Serra (14%), Chalita (7%), Soninha (4%) e Gianazzi (4%), entre outros com menor índice.

APROVAÇÃO AO GOVERNO DILMA SUPERA À DE ALCKMIN E KASSAB NA USP

O governo da presidente Dilma Rousseff é considerado ótimo ou bom por 44% dos membros da USP. É a maior taxa de aprovação entre os três níveis de governos consultados. Uma fatia igual avalia o governo da petista como regular (42%), e 12% o consideram ruim ou péssimo. A presidente tem maior respaldo entre os professores, grupo no qual seu governo é visto como ótimo ou bom por 57%. Entre os funcionários, essa aprovação também é acima da média (50%), e fica em 42% entre os alunos. Entre as faculdades, Dilma alcança o maior nível de ótimo ou bom na FEA (56%) e na FD (54%). Na ECA, uma taxa acima da média considera o governo da petista regular (53%). O maior índice de ruim ou péssimo foi verificado na FFLCH (19%).

Em relação a Geraldo Alckmin, 20% avaliam seu governo como ótimo ou bom, índice menor do que o dos que o consideram regular (35%) e ruim ou péssimo (42%). Entre os professores, um índice acima da média vê a gestão Alckmin como ótima ou boa (37%). O mesmo acontece no segmento dos funcionários, no qual 33% aprovam a gestão do atual governador. Nas faculdades, a maior taxa de aprovação ao governo do tucano está na FM (44%), em patamar similar ao registrado na FEA (38%). Na FFLCH, está a maior taxa de desaprovação: 74% consideram a gestão ruim ou péssima.

A administração municipal, comandada por Gilberto Kassab, tem a pior avaliação entre as três esferas de governo. Dois em cada três (65%) membros da USP na cidade avaliam a gestão do atual prefeito como ruim ou péssima. Outros 25% dizem que a gestão Kassab é regular, e apenas 8% a consideram ótima ou boa, ou seja, aprovam-na. Entre os alunos da FD, que fica no centro de São Paulo, o índice dos que desaprovam o governo Kassab atinge 79%.