Descrição de chapéu Eleições

Lacerda mantém a liderança com 45%; Patrus Ananias tem oscilação positiva

DE SÃO PAULO

Baixe esta pesquisa

Márcio Lacerda seria reeleito com 54% dos votos válidos

Marcio Lacerda (PSB) mantém a liderança na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, e sua vantagem sobre o petista Patrus Ananias passou de 13 para 11 pontos. No levantamento realizado na semana passada, Marcio Lacerda tinha 45% das intenções de voto e manteve o mesmo índice na pesquisa atual. Patrus Ananias que tinha 32%, oscilou positivamente dois pontos e agora é citado por 34%.

Vanessa Portugal (PSTU) e Maria da Consolação (PSOL), têm 2% cada, Pepe (PCO), Dr. Flister (PHS) e Tadeu Martins (PPL) foram citados, porém não alcançaram 1%. Declaram que pretendem votar em branco ou nulo, 9% (estável), e outros 7% continuam indecisos (era 8%).

Nos votos válidos, Marcio Lacerda tem 54% (tinha 55%), índice que lhe permite vencer a eleição no primeiro turno. Patrus Ananias tem 40% (39% no último levantamento). Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Foram ouvidos 1279 eleitores de Belo Horizonte, com 16 anos ou mais, nos dias 02 e 03 de outubro de 2012. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marcio Lacerda perdeu votos principalmente entre os que possuem o nível superior de escolaridade (de 46% para 39%), e entre os que têm renda familiar mensal superior a 10 salários mínimos (de 54% para 39%) e ganhou entre os que possuem o nível médio de escolaridade (42% para 47%). Já Patrus ganhou entre os mais escolarizados, com nível superior (de 32% para 45%), renda superior a 10 salários mínimos (de 25% para 38%) e perdeu entre os de ensino médio (de 36% para 31%).

Lacerda também lidera na intenção de voto espontânea, quando os eleitores respondem em quem votariam sem um cartão com os nomes dos candidatos. Lacerda obtém 35% (tinha 34%) na pesquisa anterior. Patrus Ananias foi lembrado espontaneamente por 27% (era 24%).

Um quarto dos eleitores (24%) não soube apontar espontaneamente nenhum candidato (era 29%). Outros 8% pretendem anular ou votar em branco (estável).

Questionados sobre qual o número do candidato que devem digitar na urna eletrônica no momento do voto, cerca de um terço dos eleitores ainda não sabem (31%) contra 61% que já tem o número em mente. O índice de conhecimento dos números dos candidatos cresceu de 46% para 61%.

Entre os eleitores de Lacerda, 61% conhecem seu número (era 43%), 4% citam números incorretos (eram 6%) e 34% o desconhecem (era 51%). Já entre os eleitores de Patrus Ananias, o conhecimento de seu número chega a 69% (era 52%) e um terço ainda não sabem 30%, era 45% no levantamento anterior.

REJEIÇÃO A MARCIO LACERDA E PATRUS ANANIAS CONTINUA ESTÁVEL

Pepe (PCO) mantém-se como candidato mais rejeitado e oscila em 3 pontos comparado ao índice obtido na pesquisa anterior, 31% dos eleitores não votariam no candidato (eram 34%). Tadeu Martins (PPL) é rejeitado por 25%, Vanessa Portugal por 24%, Dr. Alfredo Flister (PHS) por 23% e a Maria da Consolação (PSOL), 20%.

A rejeição de Patrus Ananias não obteve alteração, continua em 21%. Márcio oscilou, tem 22% de
rejeição (era 20%).

MARCIO LACERDA LIDERA TAMBÉM A SIMULAÇÃO DE SEGUNDO TURNO

Líder na intenção de voto no primeiro turno, Lacerda também lidera a simulação de segundo turno. Em um confronto no segundo turno entre Lacerda e Ananias, o atual prefeito alcançaria 48% contra 39% de Patrus Ananias. Votariam em branco ou anulariam o voto 8% e 6% estão indecisos. No levantamento anterior, Lacerda tinha 49% e Patrus 38%.

MAIORIA DOS ELEITORES JÁ DECIDIU SEU VOTO

Cerca de 80% dos entrevistados declararam que estão totalmente decididos em quem irão votar no dia 07 de outubro contra 15% que disseram que ainda há chances de mudarem seu voto. Não souberam se posicionar, 4%.

Entre os eleitores de Marcio, 13% disseram que ainda podem alterar seu voto ante 15% de Patrus.
Questionados em quem teria mais chance de receber seu voto, caso não votassem em seu candidato de preferência, Márcio lidera com 32%, seguido de Ananias com 27%.

Entre os eleitores de Márcio Lacerda, 58% votariam no Patrus e 12% em Vanessa Portugal. Já entre os eleitores de Patrus, 61% votariam no Márcio, 8% na Vanessa, 6% na Maria da Consolação e 2% em Tadeu Martins.