Eleição no Paraná tem Beto Richa com 39%, e Requião, com 33%

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

A primeira pesquisa Datafolha realizada após o registro das candidaturas no TSE, com eleitores do Estado do Paraná, mostra que Beto Richa (PSDB) e Requiao (PMDB) dividem a liderança da disputa para o governo paranaense. Na pergunta estimulada, quando é apresentado um cartão com o nome de todos os candidatos, o tucano tem 39% e está tecnicamente empatado com o peemedebista, que tem 33%.

Glesi Hoffmann (PT) tem 11%, Bernardo Pilotto (PSOL) e Ogier Buchi (PRP) têm, cada um, 1%. Tulio Bandeira (PTC), Geonisio Marinho (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSTU) foram citados mas não alcançaram 1%. Brancos ou nulos somam 5% e indecisos 10%.

Nesse levantamento realizado entre os dias 12 e 14 de agosto de 2014, o Datafolha entrevistou 1.226 eleitores em 46 municípios do Estado do Paraná. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na análise das variáveis sociodemográficas, observa-se que a intenção de voto em Requião cresce conforme diminui o porte do município (39% entre os moradores de municípios com até 50 mil habitantes, ante 27% entre os residentes de cidades com mais de meio milhão de habitantes). Já Beto Richa, tem melhor desempenho entre os moradores do interior do que entre os moradores da capital e região metropolitana (43%, ante 30%).

Na intenção de voto espontânea, Beto Richa e Requião também estão empatados. O atual governador tem 17% e o senador 16% das intenções de voto. Gleisi Hoffmann tem 5%, Ogier Buchi e Bernardo Pilotto foram citados mas não alcançaram 1%. Geonisio Marinho, Rodrigo Tomazini e Tulio Bandeira não foram citados. Outras respostas alcançaram 2%, brancos ou nulos 5% e indecisos 55%.

Os dois ex-prefeitos de Curitiba também dividem a liderança no índice de rejeição, 27% não votariam de jeito nenhum em Requião e 23%, em Richa. A seguir aparecem Gleisi Hoffmann com 17%, Tulio Bandeira com 8%, Rodrigo Tomazini, Geonisio Marinho, Ogier Buchi e Bernardo Pilotto com 7%, cada um. Rejeitam todos os candidatos, 3%, não rejeitam nenhum, 12%, e não souberam responder, 15%.