Com 39%, Ana Amélia lidera disputa pelo governo do Rio Grande do Sul

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha no Rio Grande do Sul após o início oficial da campanha eleitoral mostra a candidata Ana Amélia Lemos (PP) na liderança da disputa pelo governo, com 39% das intenções de voto. O atual governador, Tarso Genro (PT), é seu adversário mais forte neste momento, com 30% das intenções de voto. Em um patamar abaixo aparecem, empatados, José Ivo Sartori (PMDB), com 7%, e Vieira da Cunha (PDT), com 3%. Os candidatos Roberto Robaina (PSol) e João Carlos Rodrigues (PMN) têm 1%, e Estivalete (PRTB) e Humberto Rodrigues (PCB) não atingiram 1%. Votos em branco ou nulo somam 6%, e 14% não quiseram ou não souberam opinar.

Nesse levantamento, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto de 2014, o Datafolha entrevistou 1233 eleitores em 47 municípios do Rio Grande do Sul. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Ana Amélia e Tarso ficam empatados, com 13% e 12%, respectivamente. Também são mencionados espontaneamente os nomes de Sartori (2%), Vieira da Cunha (1%) e Robaina (que não atinge 1%). A maioria dos gaúchos (61%), porém, não soube citar espontaneamente nenhum nome para o cargo de governador, e há 7% que declaram votar nulo ou em branco.

O atual governador tem uma taxa de rejeição duas vezes maior do que sua principal adversária até o momento: 27% dos eleitores do Rio Grande do Sul não votariam de jeito nenhum no petista, enquanto 13% não votariam na candidata do PP. O candidato Vieira da Cunha é rejeitado por 9%, Estivalete e Robaina, por 8%, Rodrigues, por 7%, e Carvalho e Sartori, por 6%. Uma fatia de 19% não rejeita nenhum deles, e 4% rejeitam todos. Há ainda 18% que não opinaram sobre o tema.