Lasier Martins e Olívio Dutra empatam em disputa pelo Senado no RS

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Em sua estreia em campanhas eleitorais, o jornalista Lasier Martins (PDT) inicia a campanha por uma vaga no Senado Federal na liderança da disputa, com 29% das intenções de voto. Está empatado tecnicamente com o ex-governador Olívio Dutra (PT), que tem 26% das intenções de voto. A terceira candidatura mais bem posicionada, neste momento, é a de Beto Albuquerque (PSB), que tem a preferência de 12% dos gaúchos. Em seguida aparecem Júlio Flores (PSTU), Simone Leite (PP) e Ciro Machado (PMN), com 2% cada. O candidato Gold (PRP) não atingiu 1%, os votos em branco ou nulo somam 7%, e 19% não souberam ou não quiseram opinar.

O candidato do PDT tem a maior vantagem em relação ao petista no segmento dos eleitores mais velhos (35% a 27%), enquanto Olívio fica á frente entre os mais jovens (28% a 20%). Entre os eleitores que estudaram até o ensino médio, Lasier tem 34%, ante 21% de Olívio Dutra. O pedetista também se posiciona melhor que o adversário em todas as faixas de renda, exceto entre aqueles que têm renda familiar de até 2 salários (29% para Olívio, 24% para Lasier Martins). Entre os mais ricos, com renda superior a 10 salários, Lasier tem 37%, ante 21% do principal adversário. Na região metropolitana de Porto Alegre, o petista se sai melhor na cidade de Porto Alegre (31%, ante 25% do adversário), enquanto Lasier tem preferência mais alta nas cidades do entorno da capital (32%, ante 23% do oponente). Entre os que declaram votar em Ana Amélia para o governo, 42% optam pela candidatura de Lasier Martins, e somente 18% pela de Olívio, que empata nesse grupo de eleitores com Beto Albuquerque (15%). Na fatia dos que declaram votar em Tarso Genro, 46% preferem Olívio para a vaga do Senado, e 22% votariam no candidato do PDT.

Nesse levantamento, realizado entre os dias 12 e 14 de agosto de 2014, o Datafolha entrevistou 1233 eleitores em 47 municípios do Rio Grande do Sul. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.