Paula Câmara cresce, Armando Monteiro cai, e disputa empata em PE

DE SÃO PAULO

Relatório Governo - PE
Relatório Senado - PE

A primeira pesquisa realizada pelo Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito revela que Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB) com 36% das intenções de voto dividem a liderança na corrida pelo governo do estado de Pernambuco.

No levantamento realizado entre os dias 12 e 13 de agosto, Armando Monteiro liderava a disputa com 47% das intenções de voto e Paulo Câmara era preferido por 13% dos pernambucanos, após o início do horário eleitoral e da morte de Eduardo Campos, o candidato do PSB cresceu 23 pontos e Monteiro caiu 11.

Nesse período, Zé Gomes (PSOL) oscilou de 2% para 1%. Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO) permanecem estáveis com 1% das intenções de voto e o Jair Pedro (PSTU) neste levantamento não chegou a 1%, no levantamento anterior havia alcançado. O índice dos que votariam em branco ou anulariam o voto passou de 15% para 9% e os indecisos oscilaram de 19% para 17%.

Foram ouvidos 1185 eleitores do estado de Pernambuco, com 16 anos ou mais, em 43 cidades, nos dias 2 e 3 de setembro de 2014. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo de um cartão com os nomes dos candidatos Paulo Câmara fica 11 pontos à frente de Armando Monteiro. O candidato do PSB é citado espontaneamente por 28% dos entrevistados, contra 17% de Armando Monteiro. Em relação ao levantamento anterior, Câmara cresceu 22 pontos e Monteiro oscilou um ponto percentual. Outros 6% votariam em branco ou anulariam o voto e 44% estão indecisos (em agosto era 62%).

Na simulação do segundo turno Armando Monteiro e Paulo Câmara também aparecem empatados com 39% e 40%, respectivamente, 8% pretendem votar em branco ou nulo e 13% não souberam opinar.

Quanto à rejeição, ou seja, candidatos que os eleitores não votariam de forma alguma, Zé Gomes (PSOL) e Pantaleão (PCO) continuam na liderança e tecnicamente empatados. Zé Gomes é rejeitado por 28% e Pantaleão por 27%. Não votariam de jeito nenhum em Jair Pedro (PSTU) 23% e em Miguel Anacleto 19%. Os líderes na disputa são os menos rejeitados pelos eleitores: Armando Monteiro é citado por 15% e Paulo Câmara por 12%. Outros 7% não rejeitam nenhum candidato, votariam em qualquer um, 6% rejeitam todos e 24% não souberam responder.

João Paulo mantém liderança na disputa por Senado

João Paulo do PT continua na liderança pela na disputa ao senado de Pernambuco com 35% das intenções de voto contra 24% de Fernando Bezerra Coelho do PSB. Comparando com a pesquisa realizada pelo Datafolha em agosto, João Paulo tinha 43% das intenções e perdeu oito pontos percentuais e Fernando Bezerra que tinha 16%, cresceu oito pontos percentuais.

Simone Fontana (PSTU) oscilou negativamente tinha 3% e hoje tem 2%. Albanise Pires tem 1% e Oxis não atingiu 1% ambos permaneceram estáveis de acordo com o levantamento realizado em agosto.

Os que votariam em branco ou anulariam o voto ao Senado, se as eleições fossem hoje, somam 14% (mesmo índice de agosto) e 24% não souberam escolher seu candidato (em agosto era 23%).

A preferência pelo candidato do PT é maior entre os que têm idade entre 45 e 59 anos (39%), entre os eleitores da capital e região metropolitana (45%), nas cidades com mais de 500 mil habitantes (48%), entre os simpatizantes do PT (60%) e entre os que tem intenção de votar no Armando Monteiro para governador (54%).

Já os que preferem o candidato do PSB, destacam-se entre os eleitores que possuem nível superior (33%), entre os que têm renda familiar entre mais de 5 S.M. (mais de 5 a 10 S.M. 29% e mais de 10 S.M. 38%), entre os simpatizantes do PSB (55%) e entre os que pretendem votar em Paulo Câmara para o governo (43%).