Pimenta cresce, mas Pimentel ainda lidera disputa por governo de Minas

DE SÃO PAULO

Relatório Governo - MG
Relatório Senado - MG

A primeira pesquisa Datafolha realizada após o início do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral no Estado de Minas Gerais mostra que Fernando Pimentel (PT) segue na liderança. Quando são apresentados os nomes dos candidatos, o petista oscilou três pontos na comparação ao levantamento anterior, de 29% para 32%, enquanto seu principal concorrente, Pimenta da Veiga (PSDB), cresceu oito pontos, de 16% para 24% - o tucano é o candidato com mais tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio.

Os demais candidatos permaneceram estáveis, Tarcísio Delgado (PSB) oscilou de 4% para 3%, Professor Tulio Lopes (PCB), de 2% para 1%, Eduardo Ferreira (PSDC), de 2% para 1%, Fidélis (PSOL) manteve 1% e Cleide Donária (PCO) alcançou 1%. Em branco ou nulo somam 11% (era 14%) e indecisos 26% (era 31%) - um total de 37% de eleitores está sem candidato.

Nesse levantamento realizado entre os dias 02 e 03 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.212 eleitores em 49 municípios do Estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na intenção de voto espontânea, Pimentel cresceu nove pontos, de 6% para 15%, enquanto os demais candidatos apresentaram oscilações. Pimenta da Veiga oscilou de 5% para 7%, Tarcísio Delgado alcançou 1%, já, Cleide Donária, Eduardo Ferreira, Professor Tulio Lopes e Fidélis não foram citados. Outras respostas chegam a 2% (era 4%) e brancos ou nulos 8% (mesmo índice anterior). A maioria dos eleitores mineiros ainda não sabe citar espontaneamente algum nome, 71% (ante, 72% em agosto).

No período, as taxas de rejeição dos candidatos ao governo mineiro se mantiveram estáveis mesmo após o início da propaganda eleitoral. Fidélis, Pimenta da Veiga e Cleide Donária são os candidatos mais rejeitados - estão tecnicamente empatados - com, respectivamente, 16%, 13% e 12% (tinham, 16%, 14% e 10%). Fernando Pimentel passou de 10% para 9%, Professor Túlio Lopes, de 8% para 10%, Tarcísio Delgado, de 9% para 10% e Eduardo Ferreira, de 8% para 9%. Rejeitam todos os candidatos 7% (era 8%), não rejeitam nenhum 14% (era 12%) e não souberam responder 33% (era 32%).

Na simulação de segundo turno entre Pimentel e Pimenta da Veiga, o petista tem 41% das preferências, enquanto o tucano tem 28%. Nesse cenário, brancos ou nulos alcançam 9% e indecisos 21%. Após o registro das candidaturas no TSE, está é a primeira vez que o Datafolha simula uma situação de segundo turno.

Anastasia lidera disputa pelo Senado em Minas

A primeira pesquisa Datafolha para o Senado realizada em Minas Gerais após o início do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral mostra que Antônio Anastasia (PSDB) segue em primeiro lugar. O ex-governador é o candidato com mais tempo de propaganda eleitoral. Na comparação com a pesquisa do mês passado, quando são apresentados os nomes dos candidatos o tucano oscilou de 46% para 44%, enquanto seu principal concorrente, Josué Alencar (PMDB), oscilou positivamente cinco pontos, de 7% para 12%. Tarcisio (PSDC) e Margarida Viera (PSB) têm, cada um, 2% (tinham, respectivamente 3% e 2%), Edilson Nascimento (PT do B), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) têm, cada um, 1% (tinham respectivamente, 2%, 1% e 1%) e Geraldo Batata (PSTU) foi citado, mas não alcançou 1% (tinha 1%). Indecisos são 26% (era 25%) e pretendem votar em branco ou nulo, 12% (mesmo índice anterior).