Beto Richa sobe e lidera disputa pelo governo do Paraná

DE SÃO PAULO

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A primeira pesquisa Datafolha realizada após o início do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, com eleitores do Estado do Paraná, mostra Beto Richa (PSDB) na liderança da disputa para o governo paranaense. O candidato do PSDB é o candidato com mais tempo de propaganda eleitoral na TV e no rádio. Quando são apresentados os nomes dos candidatos, o tucano cresceu cinco pontos na comparação com o levantamento de agosto, de 39% para 44%, enquanto seu principal concorrente, Requiao (PMDB), caiu de 33% para 28%.

No período, os demais candidatos ficaram estáveis. Glesi Hoffmann (PT) tem 10% (tinha 11%) e Ogier Buchi (PRP) tem 1% (mesmo índice anterior). Bernardo Pilotto (PSOL), Tulio Bandeira (PTC), Geonisio Marinho (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSTU) foram citados mas não alcançaram 1%. Brancos ou nulos chegam a 5% (mesmo índice do levantamento anterior) e indecisos, a 10% (mesmo índice anterior).

Nesse levantamento realizado entre os dias 08 e 09 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.201 eleitores em 46 municípios do Estado do Paraná. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Beto Richa tem melhor desempenho entre os moradores do interior do Estado do que entre os moradores de Curitiba e região metropolitana (47%, ante 39%) e entre os eleitores de Aécio Neves (63%).

Na análise por segmentos, o tucano cresceu, principalmente, entre os homens (de 37% para 44%), entre os que têm 25 a 34 anos (de 39% para 47%), entre os mais velhos (de 39% a 49%), entre os mais instruídos (de 34% para 48%), entre os mais pobres (de 40% para 49%), entre os moradores da capital e região metropolitana (de 30% para 39%), entre os moradores de municípios com a te 50 mil habitantes (de 34% para 41%), entre os católicos (de 39% para 46%) e entre os evangélicos pentecostais (de 37% para 47%).

Enquanto, Requião caiu, sobretudo, entre os homens (de 37% para 31%), entre os que têm 45 a 54 anos (de 36% para 27%), entre os mais velhos (de 31% para 23%), entre os menos instruídos (de 35% para 28%), entre os mais instruídos (de 39% para 27%), entre os mais ricos (de 37% para 26%), entre os moradores da capital e região metropolitana (de 37% para 28%), entre os moradores de municípios com a te 50 mil habitantes (de 39% para 32%) e entre os evangélicos pentecostais (de 37% para 27%).

Na intenção de voto espontânea, Beto Richa segue na liderança, agora de maneira isolada. O tucano foi o único candidato a crescer no período, de 17% para 31%. Os demais candidatos apresentaram oscilações, Requião foi de 16% para 18% e Gleisi, de 5% para 6%. Outras respostas alcançaram 3% (era 2%), brancos ou nulos, 4% (era 5%), e indecisos, 38% (era 55%).

Após o início do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral o atual governador do Estado foi o único candidato a apresentar queda na taxa de rejeição, de 23% para 16%. Os demais candidatos apresentaram oscilações: Requião segue o mais rejeitado, com 27% (mesma taxa anterior), Gleisi, tem 19% (tinha 17%), Tulio Bandeira tem 9% (tinha 8%), Ogier Buchi tem 9% (tinha 7%), Rodrigo Tomazini tem 7% (mesmo índice anterior), Geonisio Marinho tem 7% (mesma taxa anterior) e Bernado Pilotto tem 7%. Rejeitam todos os candidatos, 3% (mesmo índice anterior), não rejeitam nenhum, 15% (era 12%), e não souberam responder, 15% (mesmo taxa anterior).

Na simulação de segundo turno entre Richa e Requiao, o tucano tem 53% das preferências, enquanto o peemedebista tem 33%. Nesse cenário, brancos ou nulos alcançam 8% e indecisos 6%. Após o registro das candidaturas no TSE, está é a primeira vez que o Datafolha simula uma situação de segundo turno.

O tucano obtém suas maiores vantagens entre os eleitores de Gleisi (51% a 30%), entre os que têm 25 a 34 anos (61% a 28%), entre os mais instruídos (57% a 34%), entre os que têm renda familiar mensal de mais de dois a cinco salários mínimos (57% a 34%), entre os moradores do interior (57% a 32%) e entre os moradores de municípios com mais de 200 mil a 500 mil habitantes (63% a 25%).