Ana Amélia mantém liderança no RS; atual governador é segundo colocado

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Os dois principais candidatos ao governo do Rio Grande do Sul tiveram oscilação negativa em seus índices de intenção de voto entre a primeira e a segunda semana de setembro, mas mantêm-se favoritos para a disputa do segundo turno entre si. Com 37%, Ana Amélia Lemos (PP) segue na liderança, e em segundo lugar aparece Tarso Genro (PT), com 28%. Na semana passada, eles tinham 39% e 31%, respectivamente.

Com 11% das intenções de voto, José Ivo Sartori (PMDB) aparece em terceiro lugar (tinha 10% na pesquisa anterior), e em seguida aparecem Vieira da Cunha (PDT), com 2% (tinha 3%), e Robaina (PSol), com 1%). Os candidatos Estivalete (PRTB) e Humberto Rodrigues (PCB) não atingiram 1%, e João Carlos Rodrigues (PMN) não foi citado. Votos em branco ou nulo somam 3%, e 17% não quiseram ou não souberam opinar (ante 14% na primeira semana de setembro).

Nesse levantamento, realizado entre os dias 08 e 09 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1258 eleitores em 48 municípios do Rio Grande do Sul. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Ana Amélia tem 20% (ante 21% na pesquisa anterior), Tarso aparece com 18% (mesmo resultado anterior), Sartori fica com 7% (tinha 6%), e Vieira da Cunha continua com 1%. Uma parcela de 46% do eleitorado não apontou nenhum nome espontaneamente, índice similar ao registrado na primeira semana de setembro (48%). Nesse período, subiu de 3% para 6% o índice dos que indicam votar em branco ou nulo.

A rejeição ao governador Tarso Genro recuou de 27% para 24% entre a primeira e a segunda semana de setembro, mas o petista segue como o mais rejeitado entre os candidatos ao governo gaúcho. Sua principal adversária até o momento, Ana Amélia, tem a rejeição de 14% do eleitorado (no levantamento anterior, 13%), no mesmo patamar de Estivalete (13%) e Robaina (13%). Em seguida aparecem Vieira da Cunha (10%), José Carlos Rodrigues (10%), Humberto Carvalho (10%) e José Ivo Sartori (9%). Uma fatia de 22% não rejeita nenhum dos candidatos que disputam o governo estadual, 3% rejeitam todos, e 20% não opinaram.

Em um eventual segundo turno entre Ana Amélia e Tarso, a senadora do PP teria a preferência de 49% dos eleitores, ante 36% do petista. Na semana passada esses índices eram de 49% e 39%, respectivamente. O índice de indecisos passou de 8% para 11% neste cenário, e a fatia dos que votariam em branco ou nulo se manteve em 4%.