Arruda mantém liderança no DF; Agnelo e Rollemberg dividem 2º lugar

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Faltando menos de um mês para as eleições, Arruda (PR), que teve sua candidatura indeferida, mantém a liderança com 37% das intenções de voto, uma variação positiva de três pontos em relação à pesquisa realizada na semana passada (tinha 34%).

A disputa pelo segundo lugar está mais acirrada. No levantamento anterior, Agnelo Queiroz (PT) e Rollemberg (PSB) estavam tecnicamente empatados, o petista tinha 19% e o pessebista 13% das intenções de voto. Na pesquisa atual, Rollemberg cresceu cinco pontos e agora tem 18%, enquanto Agnelo permaneceu com 19%.

O Datafolha ouviu 765 eleitores do Distrito Federal entre os dias 08 e 09 de setembro de 2014. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Aparecem na sequência Toninho do PSOL e Luiz Pitiman (PSDB) com 4%, cada. Perci Marrara (PCO) não foi citada. Votariam em branco ou anulariam o voto 8% e 10% não souberam responder. Na pesquisa anterior esse índices eram 11% e 16%, respectivamente.

Sem a apresentação do cartão com os nomes dos candidatos, na intenção de voto espontânea, os três candidatos oscilaram dentro da margem de erro. Arruda que tinha 29% no levantamento anterior, neste passou para 30%, Agnelo Queiróz tinha 16% e agora tem 14% e Rollemberg passou de 9% para 11%. Toninho do PSOL e Luiz Pitiman permaneceram com 2%.Os indecisos somam 33% e 7% pretendem votar em branco ou anular o voto é de 7%.

Agnelo continua como o candidato mais rejeitado e a rejeição a sua candidatura cresceu seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, de 41% para 47%. O índice dos que não votariam em Arruda subiu de 28% para 33%. A rejeição a Toninho do PSOL passou de 12% para 17% e a de Luiz Pitiman foi de 8% foi para 17%. Rollemberg continua o menos rejeitado, atualmente 10% não o elegeriam, contra 6% na pesquisa anterior. Rejeitam todos, não votariam em nenhum candidato 4%, 3% votariam em qualquer um e 7% não souberam responder.

O Datafolha fez duas simulações para o segundo turno. Se a disputa ficasse entre Arruda e o Agnelo, o candidato do PR continuaria na liderança com 49% das intenções de voto contra 30% do petista. Comparado ao levantamento do início do mês, ambos oscilaram dentro da margem de erro, Arruda tinha 46% e Agnelo 29%. Votariam em branco ou nenhum 15% (era 17%) e indecisos somam 6% (era 8%).

Quando a disputa é entre Arruda e Rollemberg, os dois aparecem empatados: Rollemberg teria 43% das intenções de voto contra 42% de Arruda. Comparando-se os atuais resultados com os obtidos no início de setembro, Rollemberg cresceu sete pontos percentuais (de 36% para 43%) e Arruda permaneceu estável. Votariam em branco ou anulariam o voto 10% (era 13%) e indecisos somam 6% (era 9%).