Ana Amélia mantém vantagem sobre Tarso no Rio Grande do Sul

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

A menos de vinte dias para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha realizada com eleitores do Estado do Rio Grande do Sul mostra um cenário estável, com os candidatos apresentando oscilações dentro da margem de erro. Quando são apresentados os nomes dos candidatos, Ana Amélia Lemos (PP) segue na liderança, com 37%, mesma taxa da semana passada. Tarso Genro (PT) tem 27% (tinha 28%), José Ivo Sartori (PMDB) tem 13% (tinha 11%) e Vieira da Cunha (PDT) tem 3% (tinha 2%).

Os candidatos Roberto Robaina (PSOL), Estivalete (PRTB) e Humberto Carvalho (PCB) foram citados, mas não atingiram 1%. O candidato João Carlos Rodrigues (PMN) não foi citado. Votos em branco ou nulo somam 5% (era 3%) e indecisos, 14% (era 17%).

Levando em conta somente os votos válidos, Ana Amélia tem 46%, Tarso Genro, 33%, Sartori, 16%, e Vieira da Cunha, 4%. Os candidatos Robaina, Estivalete e Carvalho não alcançaram 1% dos votos válidos. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Nesse levantamento, realizado entre os dias 17 e 18 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.300 eleitores em 50 municípios do Rio Grande do Sul. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, as taxas de intenção de voto se mantiveram estáveis. Ana Amélia tem 21% (tinha 20% na pesquisa anterior), Tarso tem 16% (tinha 18%), Sartori tem 9% (tinha 7%) e Vieira da Cunha tem 2% (tinha 1%). Estivalete foi citado, mas não alcançou 1%, enquanto Robaina, Carvalho e João Carlos não foram citados. Uma parcela de 46% do eleitorado gaúcho não apontou nenhum nome espontaneamente (mesma taxa anterior) e 5% pretendem votar em branco ou nulo.

Tarso Genro segue como o candidato mais rejeitado pelos gaúchos, com 24%, mesmo índice do levantamento anterior. Em seguida, aparece Ana Amélia Lemos, com 13% (tinha 14%), Estivalete, com 13% (tinha 10%), Robaina, com 10% (tinha 13%), Carvalho, com 10% (mesma taxa anterior), Vieira da Cunha, com 10% (mesma taxa anterior), Rodrigues, com 10% (mesma taxa anterior) e Sartori, com 6% (tinha 9%). Uma fatia de 19% não rejeita nenhum dos candidatos que disputam o governo estadual (era 22%), 3% rejeitam todos (era 2%) e 20%, não opinaram (mesma taxa anterior).

Em um eventual segundo turno entre Ana Amélia e Tarso, a senadora do PP segue à frente, com 48% das preferências (era 49%), ante 34% do petista (tinha 36%). Nesse cenário, 7% votariam em branco ou nulo (era 4% na semana passada) e 11% estão indecisos.

A maioria dos eleitores gaúchos ainda não tem candidato para os cargos de Deputado Federal e para Deputado Estadual, respectivamente, 77% e 73%, não definiram em quem vão votar. De maneira geral, entre os eleitores mais ricos e entre os mais escolarizados são observadas taxas mais altas de eleitores com candidatos para o Legislativo Estadual e Federal.

Lasier e Olívio empatam por vaga no Senado

Faltando menos de vinte dias para as eleições estaduais, pesquisa Datafolha realizada no Rio Grande do Sul mostra disputa acirrada e sem favorito para o Senado, com Lasier Martins (PDT) e Olivio Dutra (PT) empatados na liderança. Na pergunta estimulada, quando é apresentado o cartão com o nome de todos os candidatos, o pedetista têm 28% e o petista, 26% - esta é a primeira vez que o jornalista aparece numericamente à frente do ex-governador. Na comparação com o levantamento da semana passada, Martins oscilou dois pontos para cima (tinha 26%) e Dutra, um ponto para baixo (tinha 27%).

O terceiro colocado na disputa é Pedro Simon (PMDB), que tinha 16% e oscilou para 14%. Em seguida aparecem Simone Leite (PP) com 5% (tinha 3%), Júlio Flores (PSTU) com 1% (mesmo índice anterior) e Ciro Machado (PMN) com 1% (mesmo índice anterior). O candidato Gold (PRP) não atingiu 1%, os votos em branco ou nulo somam 6% (era 5%) e 19% não souberam responder (era 20%).

Levando em conta somente os votos válidos, Lasier tem 37%, Dutra, 35%, Simon, 19%, Leite, 6%, Flores, 1%, e Machado, 1%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.