Beto Richa segue líder na disputa pelo governo do Paraná

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Faltando menos de vinte dias para o primeiro turno das eleições, pesquisa Datafolha, realizada com eleitores do Estado do Paraná, mostra um cenário estável, com os candidatos apresentando oscilações dentro da margem de erro. Quando são apresentados os nomes dos candidatos, Beto Richa (PSDB) segue na liderança, com 44%, mesmo índice do levantamento da semana passada. Requião (PMDB) tem 30% (tinha 28%), Gleisi Hoffmann tem 10% (mesmo índice anterior) e Ogier Buchi (PRP) tem 1% (mesmo índice anterior).

Bernardo Pilotto (PSOL), Tulio Bandeira (PTC), Geonisio Marinho (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSTU) foram citados, mas não alcançaram 1%. Brancos ou nulos chegam a 6% (era 5% no levantamento anterior) e indecisos, a 9% (era 10%).

Levando em conta somente os votos válidos, Richa tem 52%, Requião 35%, Hoffmann 12% e Buchi, 1%. Pilotto, Bandeira, Marinho e Tomazini não alcançaram 1%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Considerando a margem de erro de 3,0 pontos, não é possível afirmar que Beto Richa vencerá no primeiro turno.

Nesse levantamento realizado entre os dias 17 e 18 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.256 eleitores em 46 municípios do Estado do Paraná. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

O tucano tem melhor desempenho entre os moradores do interior do que entre os moradores da capital e região metropolitana (47%, ante 27%).

Na intenção de voto espontânea, Richa segue na liderança, com 31%, na pesquisa da semana passada tinha a mesma taxa. No período, Requião passou de 18% para 21%, Gleisi, manteve 6%. Buchi e Pilotto foram citados, mas não alcançaram 1%. Outras respostas alcançaram 3% (mesmo índice anterior), brancos ou nulos, 5% (era 4%), e indecisos, 34% (era 38%) - este segmento do eleitorado vem caindo a cada levantamento.

As taxas de rejeição dos candidatos também se mantiveram estáveis. O candidato do PMDB segue sendo o candidato mais rejeitado pelos eleitores paranaenses, com 25% (era 27%), a candidata do PT alcança 20% (tinha 19%) e o candidato do PSDB, 18% (tinha 16%). Tulio Bandeira tem 10% (tinha 9%), Ogier Buchi tem 10% (tinha 9%), Rodrigo Tomazini tem 9% (tinha 7%), Geonisio Marinho tem 9% (tinha 7%) e Bernado Pilotto tem 10% (tinha 7%). Rejeitam todos os candidatos, 4% (era 3%), não rejeitam nenhum, 12% (era 15%), e não souberam responder, 15% (mesma taxa anterior).

Na simulação de segundo turno entre Richa e Requião, o tucano segue na frente, com 51% das preferências (tinha 53%), enquanto o peemedebista tem 36% (tinha 33%). Nesse cenário, brancos ou nulos alcançam 7% (era 8%) e indecisos 6% (mesmo índice anterior).

A maioria dos eleitores paranaenses ainda não tem candidato para os cargos de Deputado Federal e para Deputado Estadual, respectivamente, 73% e 69% não definiram em quem vão votar.

De maneira geral, entre os mais ricos e entre os simpatizantes do PSDB são observadas taxas mais altas de eleitores com candidatos para o Legislativo Estadual e Federal.

Álvaro Dias segue favorito para o Senado

Faltando menos de vinte dias para as eleições estaduais, Álvaro Dias (PSDB) alcança 59% das intenções de voto para senador do Paraná, é o que mostra pesquisa Datafolha realizada com eleitores do Estado. Na pergunta estimulada, o tucano oscilou dois pontos para cima na comparação com a pesquisa da semana passada, passou de 57% para 59%, enquanto Ricardo Gomyde (PC do B) passou de 5% para 6% e Marcelo Almeida (PMDB) foi de 4% para 6%.

Professor Piva (PSOL), Mauri Viana (PRP) e Adilson Senador da Família (PRTB) mantiveram 1% das intenções de voto (cada um) - mesmo índice da semana passada. Luiz Barbára (PTC) e Castagna (PSTU) foram citados, mas não alcançaram 1%. No período a taxa de indecisos recuou de 23% para 18% e a de branco ou nulo se manteve em 9%.

Levando em conta somente os votos válidos, Dias tem 80%, Gomyde, 8%, Almeida, 8%, e com 1%, cada um, os candidatos Piva, Viana, e Adilson. Castagna e Luiz Barbara não alcançaram 1%. Essa é a primeira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Álvaro Dias alcança 74% das intenções de voto entre os eleitores de Beto Richa, 58% entre os eleitores de Requião e 54%, entre os eleitores de Gleisi.