No Ceará, Dilma lidera com 58% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições presidenciais, a pesquisa Datafolha realizada com eleitores do Ceará, aponta que a presidente Dilma permanece na liderança com 58% das intenções de voto. Marina Silva do PSB caiu seis pontos percentuais, comparado ao levantamento realizado no início do mês, passou de 24% para os atuais 18%. E Aécio Neves que tinha 4% no levantamento anterior hoje tem 9%.

Pastor Everaldo do PSC continua com 1% e os candidatos Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Eymael (PSDC) foram citados, mas não alcançaram 1%. O candidato Rui Costa Pimenta (PCO) não foi citado. Brancos ou nulos somam 5% (era 4%) e indecisos, 8% (era 7%).

Nesse levantamento realizado entre os dias 18 e 19 de setembro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.200 eleitores em 47 municípios do Estado do Ceará. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Neste período, Marina passou a liderar a rejeição no estado, no início do mês estava em terceiro lugar com taxa de 20% e chegou a 31%, neste levantamento. Aécio está em segundo empatado com o Pastor Everaldo, Aécio oscilou dentro da margem de erro e o Pastor Everaldo cresceu 4 pontos percentuais. O peessedebista tinha 23% e hoje tem 25%, o candidato do PSC tinha 21% e hoje tem 25%. Mais três candidatos apresentaram oscilação, a presidente Dilma passou de 17% para 19%.

Nas simulações de segundo turno, Dilma tem larga vantagem sobre seus adversários. Na disputa entre a petista e Marina Silva, a presidente tem 64% das intenções de voto contra 27% da candidata do PSB. Comparativamente ao levantamento realizado pelo Datafolha no início do mês, Dilma tinha 60%, cresceu quatro pontos percentuais e Marina caiu cinco pontos, de 32% passou para 27%. Brancos e nulos somam 4% (igual) e indecisos 5% (era 4%).

No cenário entre Dilma e Aécio, a petista continua na liderança com 66% das intenções de voto ante 23% de Aécio. Comparado com os dados obtidos no início de setembro, a candidata do PT oscilou para baixo em três pontos percentuais, tinha 69% e o peessedebista ganhou quatro pontos, tinha 19%. Brancos e nulos somam 5% (era 8%) e indecisos 5% (era 4%).

53% dos cearenses aprovam governo Dilma

Pesquisa Datafolha realizada com eleitores do Estado do Ceará aponta que após três anos e oito meses, o governo Dilma Rousseff (PT) é aprovado por 53% dos eleitores, era 57% no levantamento anterior. Em contrapartida cresceu em quatro pontos percentuais o índice dos que avaliam o desempenho como regular, de 29% no levantamento anterior para 33%. Outros 12% avaliam como ruim ou péssimo (mesmo índice). Ainda 1% não soube responder.

A nota média do governo Dilma ficou em 7,1, na avaliação realizada pelo Datafolha no início do mês de setembro era 7,2. As notas atribuídas foram: 21% deram nota dez, outros 21% nota oito, 14% nota sete, 12% nota cinco e 4% deram nota zero, entre outras notas que lhe foram atribuídas. A melhor média obtida foi entre os que avaliam a gestão Dilma como ótima ou boa 8,6 e a pior entre os que avaliam seu governo como ruim ou péssimo 2,8.