Na urna eletrônica, 51% acertam número de candidato à Presidência

DE SÃO PAULO

Nas eleições de 2014, o Instituto Datafolha está realizando uma simulação de voto em um software configurado para ter a mesma funcionalidade e aparência que as urnas eletrônicas utilizadas pela Justiça Eleitoral. A votação é feita em um tablete, após o encerramento da aplicação do questionário com as demais perguntas - inclusive às relacionadas à intenção de voto, espontânea e estimulada.

Na mais recente pesquisa para a Presidência da República, realizada entre 29 e 30 de setembro, 51% dos eleitores consultados acertaram o número de seu candidato na urna eletrônica, índice superior ao verificado em levantamento concluído na semana passada, quando 41% acertavam o número. A fatia de eleitores que não sabia o número do seu candidato para digitar na urna caiu de 35% para 29% no mesmo período. Uma fatia de 8% recusou a votação, 4% votaram em branco, e 9% anularam o voto - propositalmente ou por erro.

Entre os que declaram votar em Dilma, 66% acertam o número da petista na urna. No levantamento anterior, eram 57%. Na parcela dos eleitores de Aécio, 61% digitam corretamente seu número (na semana passada, 45%). A candidata do PSB, Marina Silva, tem o menor índice de acerto na urna: 47%. Esse percentual também é superior ao registrado no levantamento anterior, quando 37% acertavam o número da pessebista.