Pezão lidera com 34% dos válidos; Garotinho e Crivella empatam

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Faltando três dias para as eleições estaduais, pesquisa Datafolha, realizada com eleitores do Estado do Rio de Janeiro, mostra disputa acirrada para o governo fluminense. Na pergunta estimulada, quando é apresentado o cartão com o nome de todos os candidatos, Pezão (PMDB) segue na liderança. Na comparação com a pesquisa da semana passada, o atual governador oscilou de 31% para 30%, Garotinho (PR) de 24% para 21% e Crivella (PRB) manteve 17%. Se a eleição fosse hoje, o candidato do PR e do PRB estariam tecnicamente empatados, porém, com probabilidade maior de Garotinho estar à frente de Crivella.

Lindberg Farias (PT) tem 13% (tinha 11%), Tarcisio Motta (PSOL) tem 6% (tinha 3%) - foi o único candidato a crescer no período - e Dayse Oliveira (PSTU) tem 1% (mesmo índice anterior). Ney Nunes foi citado, mas não alcançou 1%. A taxa de brancos ou nulos chega a 8% (era 9%) e a de indecisos a 5% (mesmo índice anterior).

Levando em conta somente os votos válidos, Pezão segue na frente com 34% (tinha 35%) das preferências. Garotinho tem 24% (tinha 28%) e Crivella, 20% (mesma taxa anterior). Lindberg tem 14% (tinha 13%), Tarcisio 7% (tinha 3%) e Dayse Oliveira, 1% (mesmo índice anterior). Ney Nunes não alcançou 1%. Essa é a terceira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Considerando a margem de erro de 3,0 pontos, não é possível afirmar se Garotinho ou Crivella disputaria o 2º turno com Pezão.

Nesse levantamento realizado entre os dias 01 e 02 de outubro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.496 eleitores em 36 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Na média geral, a taxa de conhecimento dos números dos candidatos se manteve estável na comparação com a da semana passada. Porém, entre os eleitores de Garotinho se observa crescimento na taxa de conhecimento e de menções corretas do número do candidato. Dos eleitores fluminenses que pretendem votar em algum candidato ou anular, 55% dos eleitores não souberam informar o número de seu candidato (mesmo índice anterior), 39% informaram corretamente o número (mesmo índice anterior), 2% informaram incorretamente (era 3%) e 4%, não souberam como anular o voto (mesma taxa anterior).

Entre os eleitores de Pezão, 57% não souberam dizer o número do candidato (era 58%), 40% informaram corretamente (mesma taxa da semana passada) e 4% incorretamente (era 3%). Já, entre os eleitores de Garotinho, 59% não souberam dizer o número do candidato (era 64%), 39% souberam informar corretamente (era 33%) e 2% informaram incorretamente (era 4%). Por fim, entre os eleitores de Crivella, 54% não souberam dizer o número do candidato (era 52%), 45% informaram corretamente (era 47%) e 1% incorretamente (mesma taxa da semana passada).

Na pergunta espontânea, as taxas de intenção de voto se mantiveram estáveis na comparação com a semana passada. Pezão tem 24% (mesma taxa anterior), Garotinho tem 13% (tinha 15%) e Crivella manteve 11%. Lindberg tem 6% (tinha 5%) e Tarcisio Motta tem 4% (tinha 2%). Dayse Oliveira e Ney Nunes foram citados, mas não alcançaram 1%. Outras respostas alcançam 2% (era 1%), brancos ou nulos 9% (era 10%) e indecisos, 31% (mesmo índice anterior).

Na comparação com a semana passada, as taxas de rejeição permaneceram estáveis. Garotinho segue como o candidato mais rejeitado, com 48% (era 47%). A seguir aparecem Lindberg, com 21% (tinha 20%), Pezão, com 20% (tinha 19%) e Crivella, com 15% (mesma taxa anterior). Ney Nunes tem 14% (era 15%), Tarcisio tem 13% (tinha 15%) e Dayse Oliveira, 13% (era 14%). Votariam em qualquer candidato 7% (era 6%), rejeitam todos os candidatos 4% (era 5%) e não souberam responder 5% (mesmo índice anterior).

Na simulação de segundo turno contra Garotinho, Pezão segue favorito. O peemedebista aumentou sua vantagem de 17 para 22 pontos. O candidato do PMDB tem 52% (tinha 50%) e o candidato do PR tem 30% (tinha 33%). Nesse cenário, brancos ou nulos são 15% (era 14%) e indecisos 3% (era 2%). Pezão recebe a maior parte dos votos de Lindberg (56% a 21%) e de Crivella (51% a 27%).

Levando em conta somente os votos válidos, Pezão alcança 64% (tinha 60%) e Garotinho, 36% (tinha 40%).

Já, no cenário de segundo turno entre Pezão e Crivella, a vantagem do atual governador se manteve estável: 47% a 39% (era 47% a 37%). Brancos ou nulos chegam a 11% (era 13%) e indecisos 3% (mesmo índice anterior). Entre os eleitores de Lindberg, Pezão estaria empatado com Crivella (42% a 45%) e perderia entre os eleitores de Garotinho (33% a 55%).

Levando em conta somente os votos válidos, Pezão tem 54% e Crivella 46% (na semana passada tinham, respectivamente, 55% e 45%).

Por fim, no cenário com Crivella e Garotinho, a vantagem do ex-ministro voltou ao patamar de duas semanas atrás, de 19 pontos. Crivella tem 49% das preferências (tinha 47%), enquanto Garotinho tem 30% (tinha 33%), brancos ou nulos alcançam 18% (mesma taxa anterior) e indecisos 3% (era 2%). O senador receberia a maior parte dos eleitores de Pezão (55% a 20%) e de Lindberg (60% a 20%).

Romário (PSB) tem 64% dos votos válidos

Romário (PSB) segue na liderança da disputa pelo senado do Rio de Janeiro. Na comparação com o levantamento da semana passada, na pergunta estimulada, o ex-jogador oscilou de 49% para 51%, enquanto Cesar Maia de 21% para 20%.

No período, Eduardo Serra (PCB) manteve 3%, Carlos Lupi (PDT) manteve 2%, Liliam Sá (PROS) manteve 2%, Pedro Rosa (PSOL) manteve 1% e Diplomata Sebasitão Neves manteve 1%. Heitor Fernandes (PSTU) foi citado, mas não alcançou 1%. Eleitores que pretendem votar em branco ou nulo chegam a 10% (era 11%) e indecisos, 10% (era 9%).

Levando em conta somente os votos válidos, Romário tem 64% (tinha 61%) e seria eleito para o senado - este é o segundo levantamento em que o ex-jogador oscila positivamente. Cesar Maia tem 25% (tinha 26%), Eduardo Serra, 3% (tinha 4%), Carlos Lupi e Liliam Sá mantiveram, cada um, 3%. Diplomata Sebastião Neves tem 1% (tinha 2%), Pedro Rosa, tem 1% (mesmo índice anterior) e Heitor Fernandes foi citado, mas não alcançou 1%. Essa é a terceira pesquisa Datafolha em que são divulgados os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

De maneira geral, a taxa de desconhecimento do número dos candidatos e a taxa de menções corretas permaneceram estáveis. Não souberam informar o número do candidato 54% (era 57%), informaram corretamente o número de seu candidato 37% (era 34%), informaram equivocadamente 4% (mesmo índice anterior) e não souberam anular o voto 5% (mesmo índice anterior).

Entre os eleitores de Romário, tanto a taxa de conhecimento quanto a taxa de menções corretas cresceram e são mais altas do que entre os eleitores de Cesar Maia. Entre os eleitores do ex-jogador, 51% informaram corretamente o número (era 46%), 4% informaram erroneamente (era 2%) e 45% não souberam informar o número do candidato (era 51%). Já, entre os eleitores de Cesar Maia, 18% informaram corretamente o número do candidato (era 17%), 3% informaram de forma incorreta (era 6%) e 79% não souberam dizer o número (era 77%).