Eunício e Camilo estão empatados no CE e realização de 2% está indefinida

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Pesquisa Datafolha concluída na véspera da eleição para o Governo do Ceará mostra os candidatos do PMDB e PT tecnicamente empatados. Eunício tem 49% dos votos válidos contra 45% de Camilo Santana. No levantamento realizado nos dias 29 e 30 de setembro o peemedebista tinha 50% dos votos válidos e o petista 47%. Eliane Novaes do PSB tem 3% dos votos válidos (tinha 2%) e Ailton Lopes do PSOL manteve 2%. Com esses resultados não é possível afirmar se haverá ou não segundo turno.

Para vencer a eleição, o candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um. Essa contagem exclui as opções em branco e os anulados.

Considerando o total de votos - que incluem os votos brancos, nulos e os percentual de indecisos - Eunício tem 41% das intenções de voto, e Camilo 38%. Comparado ao levantamento anterior, ambos oscilaram para cima: o peemedebista em dois pontos percentuais (na margem) tinha 39% e o petista em um ponto tinha 37%. Eliane Novaes tinha 1% e hoje tem 3% e Ailton Lopes que também tinha 1% no levantamento anterior, hoje tem 2%. Votos em branco e nulos somam 6% (era 7%) e 11% estão indecisos (era 14%).

Foram ouvidos 1719 eleitores em 51 cidades entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

O Datafolha também perguntou aos eleitores cearenses o número de seu candidato de preferência, ou seja, aquele que o eleitor deve digitar na urna para que seu voto seja computado, 65% acertaram o número de seu candidato, 3% erraram e 29% não sabem qual é. Entre os eleitores de Eunício 64% declararam corretamente o número do candidato ante 71% que acertaram o número de Camilo.

Pesquisa concluída pelo Datafolha na véspera das eleições aponta a vitória de Tasso Jereissati (PSDB) disputa ao senado do Ceará. Tasso manteve a liderança com larga vantagem para o segundo colocado em todos os levantamentos realizados pelo Datafolha. Nos votos válidos, Tasso Jereissati tem 72%, índice que se manteve estável comparado ao último levantamento realizado entre os dias 29 e 30 de setembro. Mauro Filho (PROS) manteve 26% dos votos válidos, Geovana Cartaxo (PSB) e Raquel Dias (PSTU) têm 1% cada.

Quando considerado o total de votos, Tasso tem 57% (tinha 58%), Mauro Filho permaneceu com 21% e Geovana Cartaxo e Raquel Dias mantiveram 1% cada. Ainda 9% votariam em branco ou nulo (era 7%) e indecisos continuam em 12%. A alta taxa de indecisos pode alterar o cálculo de votos válidos para o senado, já que no dia da eleição eles não se distribuem proporcionalmente.

O Datafolha questionou se os eleitores têm conhecimento do número que irão digitar na urna no dia da votação e 53% acertaram o número, 3% erraram e 38% não sabem qual o número deve ser digitado. Entre os eleitores de Tasso 54% conhecem o número e 42% não. Já entre os eleitores de Mauro Filho 60% mencionaram corretamente e 38% não sabem.