Rollemberg lidera no DF; Frejat e Queiroz disputam 2ª vaga

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Pesquisa Datafolha concluída na véspera das eleições no Distrito Federal mostra que se as eleições fossem hoje Rollemberg do PSB iria em primeiro lugar para o segundo turno das eleições. O candidato do PSB assumiu a liderança na corrida logo após a renúncia de Arruda e hoje tem 46% dos votos válidos.

Comparado ao levantamento realizado pelo Datafolha nos dias 1 e 2 de outubro, o candidato cresceu três pontos percentuais, tinha 43%. Quanto ao segundo lugar ainda não se pode afirmar quem irá disputar ao lado do candidato do PSB. Jofran Frejat tem 24% e Agnelo Queiroz 23%.

Para vencer a eleição, o candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um. Essa contagem exclui as opções em branco e anulados.

Luiz Pitiman tem 4% dos votos válidos, Toninho do PSOL tem 2% e Perci Marrara não atingiu 1%.

Considerando o total de votos - que incluem os votos brancos, nulos e os percentual de indecisos - Rollemberg tem 40% de preferência do eleitorado (tinha 39%), Frejat de passou de 23%passou para 21%, Agnelo tinha 21% e agora tem 20%, Pitiman manteve 4%, Toninho do PSOL passou de 3% para 2% e Perci Marrara não atingiu 1% nos dois levantamentos.

Foram ouvidos 1.571 eleitores do Distrito Federal entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Questionados se conhecem o número que irão digitar na urna para concretizar o voto no seu candidato de preferência, 60% acertaram o número dos candidatos, 3% erraram, e 33% declararam não saber o número. Entre os eleitores de Rollemberg 56% acertaram o número, de Frejat 65% e de Agnelo 75%.

Pesquisa Datafolha finalizada na véspera das eleições no Distrito Federal aponta que o candidato Reguffe seria o vencedor na disputa ao senado com 57% dos votos válidos. Comparado ao levantamento anterior realizado pelo Datafolha nos dias 1 e 2 de outubro, o candidato cresceu cinco pontos percentuais, tinha 52%.

O candidato Magela do PT tem 23% (tinha 24%), Gim Argello PTB 14% (tinha 18%), Sandra Quezado PSDB 4% (tinha 3%) e Aldemário PSOL 1% (não havia atingido 1%). Robson do PSTU tinha 1% e hoje não atingiu 1%. Expedito Mendonça e Jamil Magari foram citados e não chegaram a 1%.

Na contagem dos votos válidos, são excluídos as opções em branco e anuladas. A soma dos índices apontados pela pesquisa, nesse caso, é de 100%, mesma metodologia utilizada pela Justiça Eleitoral. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Quando considerado o total de votos Reguffe tem 46% (tinha 41%), Magela manteve 19%, Argello 12% (tinha 14%), Sandra manteve 3% e Aldemário atingiu 1% (não havia atingido). Expedito Mendonça, Robson e Jamil Magari foram citados, mas não chegaram a 1%. Brancos e nulos totalizam 8% (era 7%) e indecisos 12% (era 15%).

A alta taxa de indecisos pode alterar o cálculo de votos válidos para o senado, já que no dia da eleição eles não se distribuem proporcionalmente.

Questionados pelo Datafolha sobre o conhecimento do número do candidato que irão digitar na urna para efetivar seu voto, 50% citaram o número corretamente, 5% erraram e 39% não sabem qual número deve ser digitado. Entre os eleitores de Reguffe, 56%, acertaram o número e entre os de Magela 48%.