Pezão tem 46% e lidera no RJ

DE SÃO PAULO

BAIXE OS DADOS DESTA PESQUISA

Primeira pesquisa Datafolha realizada após o primeiro turno, com eleitores do Estado do Rio de Janeiro, mostra Pezão (PMDB) na liderança, com 46% das preferências, contra 36% de Crivella (PRB). A taxa de brancos ou nulos chega a 10% e a de indecisos a 8%.

Levando em conta somente os votos válidos, Pezão tem 56% das intenções de voto e Crivella, 44%. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

No primeiro turno da eleição, Pezão superou Crivella por uma diferença de 20 pontos: 40,57% a 20,26%.

Nesse levantamento realizado no dia 15 de outubro de 2014, o Datafolha entrevistou 1.493 eleitores em 36 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Crivella, que ganhou o apoio do candidato Garotinho (PR) - o terceiro colocado no primeiro turno -, recebe a maior parte dos eleitores do candidato do PR. Entre os que declararam ter votado em Garotinho no 1º turno, 69% pretendem votar em Crivella e 31% em Pezão.

Pezão apresenta taxas de intenção de voto mais altas entre os mais ricos (53%) e entre os católicos (58%). Já Crivella, entre os mais jovens (39%) e entre os evangélicos (entre os pentecostais alcança 57% e entre os não pentecostais, 56%).

Dos eleitores fluminenses que pretendem votar em algum candidato ou anular, 30% dos eleitores não souberam informar o número de seu candidato, 64% informaram corretamente o número, 3% informaram incorretamente e 4%, não sabem como anular o voto.

A taxa de conhecimento do número dos candidatos, entre os seus respectivos eleitores, é próxima. Entre os eleitores de Pezão, 61% informaram corretamente o número do candidato, 4% incorretamente e 35% não souberam dizer o número. Já, entre os eleitores de Crivella, 68% informaram corretamente, 2% incorretamente e 29% não souberam dizer o número do candidato.

Crivella é mais rejeitado pelos eleitores fluminenses do que Pezão. Não votariam de jeito nenhum no candidato do PRB 43%, votariam com certeza 34%, talvez votassem 22% e não souberam responder 2%. Já, 36% não votariam de jeito nenhum no candidato do PMDB, 41% votariam com certeza, 21% talvez votassem e 2% não souberam responder.

A maioria dos eleitores fluminenses (63%) declarou ter decidido o seu voto na eleição do 1º turno pelo menos um mês antes da eleição. Uma parcela de 11% declarou ter decidido o voto quinze dias antes do pleito, 9% uma semana antes, 5% na véspera e 12% no dia da eleição. Entre os eleitores de Crivella, 11% decidiram o voto na véspera ou no dia - a mesma taxa entre os eleitores Pezão.

33% aprovam o governo Pezão

Após seis meses à frente do governo do Rio de Janeiro, a gestão de Luiz Fernando Pezão (PMDB) é aprovada por 33% dos fluminenses. Na comparação com o levantamento anterior a aprovação cresceu nove pontos (era 24%). Já, para 38% (era 41%) a administração é avaliada como regular, para 17% ela é ruim ou péssima (era 15%) e 12% não souberam responder.

A nota média do governo Pezão subiu de 5,5 para 5,9.